Café da tarde para o final de semana

Por Alice Amaral

Muitas pessoas não abrem mão do cafezinho da tarde acompanhado de pão, bolo ou biscoito. Em algumas famílias esse momento é mais do apenas uma refeição, é uma confraternização, uma tradição. Pensando nisso, hoje eu trouxe duas receitas fáceis e rápidas de fazer que podem ser consumidas no café da tarde ou no café da manhã. Confira!

BOLO DE BANANA SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

depositphotos 3052551 stock photo banana cake

 

 

 

 

 

 

 

 

INGREDIENTES:

– 03 xícaras de farinha de arroz

– 02 xícaras de açúcar demerara ou de coco

– 01 xícara de óleo de coco

– 03 ovos

– 03 bananas grandes cortadas (as nanicas são mais doces)

– 01 pitada de sal marinho integral ou sal rosa

– 01 colher de sopa de fermento em pó

MODO DE PREPARO:

Leve ao liquidificador o açúcar, os ovos, o óleo e as bananas. Bata tudo até obter uma massa homogênea. Em uma vasilha coloque a farinha de arroz com uma pitada de sal, acrescente o creme feito no liquidificador e misture bem até incorporar. Por último adicione o fermento e misture delicadamente com uma colher. Despeje em uma forma redonda untada com um furo no meio e leve ao forno pré-aquecido por meia hora ou até dourar. Espere amornar, desenforme e sirva.

COOKIES DE AMENDOIM

Design sem nome 8

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INGREDIENTES:

– 01 xícara de pasta de amendoim

– ½ xícara de farinha de aveia sem glúten ou de quinoa ou amaranto em flocos ou mix de farinha sem glúten

– 04 colheres de sopa de açúcar de coco ou demerara

– 01 colher de chá de bicarbonato de sódio

MODO DE PREPARO:

Pré-aqueça o forno a 200-230 graus por 15 minutos.  Misture todos os ingredientes e bata no processador ou batedeira. Forre uma forma com papel manteiga, faça bolinhas com a massa, posicione na forma e pressione com a palma da mão para ficarem achatadinhos. Deixe um espaço entre eles, pois crescem. Asse por 4 minutos, gire a forma e deixe por mais 4 minutos. Tire do forno, deixe esfriar e armazene em pote de vidro bem fechado.

* Se quiser um cookie crocante, acrescente amendoins triturados a gosto na massa.

* Polvilhe canela depois de assado

Alice Amaral

Alice Amaral

Médica - Título de Especialista em Nutrologia – RQE 9884 - Título de Especialista em Medicina do Esporte – RQE 9895 - Título de Medicina Física e Reabilitação - RQE 44090

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também