Tópicos em alta: polícia / crise fiscal / campeonato mineiro

Primavera – No ritmo da estação

Por Aletheia Westermann

30/09/2018 às 07h00 - Atualizada 28/09/2018 às 23h07

A estação mais charmosa do ano chegou e, junto com ela, vem a vontade de trazer a natureza para dentro do lar. Dentro dessa busca pela sensação de bem-estar, o verde, o jardim, as plantas são uma das vias que trazem para o ambiente esta atmosfera de calma e tranquilidade, em contraponto com os excessos do lado externo, aliviando o estresse e purificando o ar.

Jardim Externo

Cada vez mais presentes na Arquitetura de Interior, as plantas dentro de casa reforçam a conexão com a natureza e traduzem o simbolismo de recomeço e otimismo. Querer estar perto do verde é uma tendência que permanece com força total e são as folhagens as protagonistas do momento. Para tanto, um pouco de disciplina para molhar as plantas e uma boa dose de criatividade são premissas para transformar os ambientes com esses jardins particulares.

 

Formatos, cores e espessuras diferentes podem resultar em um mix interessante, pois atrai o olhar e dá um upgrade imediato ao ambiente.  Estantes, prateleiras e cristaleiras podem ganhar um charme a mais na companhia das mais variadas espécies. Vasos misturados a outros objetos, como livros, quadros e esculturas, dão vida ao décor. Para móveis como mesas e aparadores, escolha plantas que fiquem bonitas de serem vistas de cima. Porém, opte por espécies de acordo com as condições de luz e umidade além, claro, de combinar com sua rotina.

Criar pequenos núcleos de plantas em meio à decoração é outra maneira bem interessante de trazer o verde e também outras cores. O paisagismo contemporâneo pede um visual natural, com ervas e espécies vistas como mato.  O contraste das folhagens mais o refinamento dos móveis trazem o despojamento do espaço. Uma estratégia que pode gerar um resultado bucólico e cheio de impacto é usar folhagens e flores em vidros e garrafões transparentes.

Querer estar cercado de plantas é uma tendência e não é necessário ser um trendhunter para notar que as folhagens que costumavam enfeitar as casas das nossas avós estão de volta com força total, porém, em versões mais contemporâneas na decoração de salas, varandas, cozinhas e banheiros.  E a estrela da vez é a samambaia.  Ela pode pincelar um perfume vintage no décor, mas também surge repaginada, como nos jardins verticais. Todavia, para quem tem pouco espaço uma maneira interessante de exibi-las é pendurando pelo teto. Apostar em objetos que facilitam bem essa função como os pendentes e suportes trazem um olhar mais retrô, vindo dos anos 70.  Além disso, são capazes de refrescar os ambientes em que estão e é uma ótima dica para quem tem animais em casa, pois algumas plantas podem ser toxicas aos pets.

E por falar em paredes verdes, os jardins verticais, além de lindos e impactantes, destacam-se pelas melhorias na sensação térmica e na qualidade do ar, pois, além de produzirem oxigênio, tornam o ar mais úmido e criam uma atmosfera muito mais agradável com a combinação das plantas, flores e aromas. Soma-se a isso, quando bem executados e bem cuidados poderão se adaptar a qualquer espaço desde lavabos, varandas, salas, quartos, áreas gourmets, até em garagens e fachadas trazendo, assim, a sensação de integração entre os ambientes interno e externo.

O conteúdo continua após o anúncio

Em ambientes bem iluminados e com janelas grandes, é uma boa ideia deixar que trepadeiras cresçam pelas estruturas ou mesmo pelas paredes. O visual alcançado é selvagem e romântico ao mesmo tempo.

Ideias não faltam, seja para quem busca mais rusticidade ou um espaço mais contemporâneo. Aramados, quadros de madeiras de demolição, pallets, cobogós, paineis de madeira, além dos vasos de cerâmica, podem ser utilizados, misturando diferentes tipos de planta ou optando por uma só espécie. Texturas e formas diversas ainda funcionam como um belo recurso de decoração.  Vale ousar e trazer para perto o bem estar e tranquilidade.

Ouçe nosso programa na Rádio CBN JF, toda sexta, às 10h05. Nesta semana, falamos sobre Jardins de inverno e áreas externas.

Visite também nosso site: www.aletheia.com.br

Instagram: @aletheia_westermannarquitetos

Facebook: @aletheiawestermannarquitetos

Email: [email protected]

Endereço: Rua Coronel Vaz de Mello 32|102- Bom Pastor

   Juiz de Fora . MG . Brasil.  CEP: 36021-670

   Tel: (32) 3213-5657

Aletheia Westermann

Aletheia Westermann

Arquiteta e urbanista formou na UFJF EM 2001. Desde então é Arquiteta diretora do escritório Alethéia Westermann Arquitetos. Entre vários trabalhos importantes trabalhou na restauração do Cine Theatro Central em JF, tem projetos desenvolvidos tanto em São Paulo e Rio de Janeiro como no exterior: Em Londres, UK e nos Estados Unidos, nos estados da Florida e Connecticut . É colunista da rádio CBN/JF no programa Morar Bem Arquitetura e Interiores, além de escrever semanalmente para o Jornal Tribuna de Minas no caderno Casa e Cia.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia