Tópicos em alta: polícia / carnaval 2019 / barragem / campeonato mineiro

Espaço Gourmet – Chova ou Faça Sol

Por Aletheia Westermann

25/11/2018 às 09h54 - Atualizada 25/11/2018 às 09h54

Siga nosso IG  @aletheia_westermannarquitetos

Chova ou faça sol, o Espaço Gourmet é o local ideal para reunir a família e os amigos. Reuniões neste ambiente são sempre memoráveis e, muitas vezes, ficam imortalizados em fotos e vídeos. Por isso, esse cantinho em sua casa deve ser pensado com carinho e merece um projeto de arquitetura especial. Além de beleza, ele deve trazer conforto para os usuários.

Não importa se você mora em uma casa ou em um apartamento, o espaço gourmet pode ser projetado ainda na planta, ou ser agregado à construção, através de uma reforma. Um design diferenciado, bem prático e com equipamentos modernos possibilitam maior interação entre família e amigos. Não é por acaso que ele virou sonho de consumo de muita gente e, antenados com esta tendência, vários novos empreendimentos imobiliários já possuem este espaço, seja na varanda, cobertura ou mesmo dentro de casa.

Espaço Gourmet – projeto do escritório Aletheia Westermann Arquitetos

Espaço Gourmet – por onde começar

Invista em um projeto arquitetônico. Contar com ajuda profissional evita gastos desnecessários e erros na hora de comprar os materiais. Além disso, o olhar especializado é capaz de enxergar cantinhos, aproveitar melhor os espaços e transformar seu sonho em algo concreto. Não importa a metragem disponível.

Revestimentos

Por serem mais fáceis de limpar, opções como porcelanato ou piso cerâmico facilitam a manutenção, já que cozinhar é uma atividade que pode sujar o chão com alimentos, temperos, carvão e com a própria gordura. Um toque de rusticidade cai bem. Por isso, é indicado o uso de madeiras nos móveis para trazer aconchego. É possível, também, misturar ladrilhos hidráulicos com madeiras de demolição e até vidro, tornando o espaço bastante diferenciado.

Espaço Gourmet – projeto do escritório Aletheia Westermann Escritórios

Equipamentos

Leve em consideração o bom uso dos eletrodomésticos e também uma disposição otimizada no espaço. Uma orientação básica, por exemplo, é sempre que possível prever a triangulação do conjunto: geladeira, fogão, pia. Se for limitado, é possível substituir a geladeira por um frigobar, o fogão por um cooktop e armários por prateleiras. Essas estações de trabalho devem estar dispostas corretamente para garantir a eficiência do projeto e permitir o uso simultâneo entre elas. Bem pensado, as pessoas podem se organizar em momentos diversos: reunidas em torno de uma mesa, em uma bancada de preparo acompanhando os trabalhos daquele que irá comandar a churrasqueira ou nos assentos em momentos de conversação.

Funcionalidade

O conteúdo continua após o anúncio

O espaço gourmet deve ser, antes de tudo, funcional. Priorize a circulação na sua varanda, para que nem você e nem seus convidados fiquem atrapalhados com objetos o tempo todo. Além disso, ter uma boa bancada é essencial para seu espaço gourmet. Funcionando tanto para servir os convidados quanto para preparar os alimentos, é ela uma das responsáveis por proporcionar eficiência e integração entre os convivas, já que pode ser compartilhada e utilizada para as duas atividades. Uma bancada com cuba e a churrasqueira são indispensáveis.

Espaço Gourmet – projeto do escritório Aletheia Westermann Arquitetos

Mobiliário

Utilize objetos que possam ser usados de várias formas. Como puffs, que são confortáveis e cabem em qualquer lado, e bancos, que podem ser usados também como apoio lateral. Caso o espaço seja coberto, móveis em madeira e vidro, com fibras naturais, são ótimos. Se o ambiente for aberto, o mobiliário de fibra sintética é o mais indicado, pois pode receber chuva e sol sem problemas. Os materiais de assento, encosto e almofadas também devem ser resistentes e fáceis de limpar. Já pensou aquela taça de vinho derramada em cima da poltrona ou uma mão engordurada de criança na sua almofada? Acontece, por isso, seja precavido.

Iluminação

Por fim, esse tipo de ambiente também precisa de uma boa iluminação, devido a eventos noturnos, como festas e jantares. O projeto luminotécnico deve ser pensado com cuidado e oferecer o máximo de conforto. Se desejar, o som e a TV também podem ser integrados neste espaço.

Espaço Gourmet – projeto do escritório Aletheia Westermann Arquitetos

Plantas

Seu Espaço Gourmet pode ter um charme a mais com a introdução de plantas. Pode-se utilizar uma parede verde, por exemplo, ou uma composição de vasos em alturas e espécies diversas, sem atrapalhar os fluxos necessários e ambientações confortáveis. Uma horta é uma opção barata que combina muito bem com o Espaço Gourmet, dando um toque rústico e caseiro. Além de ser um belo elemento da paisagem e decoração, ainda poderá cultivar seus temperos preferidos e tê-los à mão para utilizar ao cozinhar no espaço.

 

 

Aletheia Westermann

Aletheia Westermann

Arquiteta e urbanista formou na UFJF EM 2001. Desde então é Arquiteta diretora do escritório Alethéia Westermann Arquitetos. Entre vários trabalhos importantes trabalhou na restauração do Cine Theatro Central em JF, tem projetos desenvolvidos tanto em São Paulo e Rio de Janeiro como no exterior: Em Londres, UK e nos Estados Unidos, nos estados da Florida e Connecticut . É colunista da rádio CBN/JF no programa Morar Bem Arquitetura e Interiores, além de escrever semanalmente para o Jornal Tribuna de Minas no caderno Casa e Cia.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia