Tópicos em alta: cartas a jf / onça-pintada / dengue / polícia

Banheiros! Atenção aos detalhes

Por Aletheia Westermann

16/09/2018 às 07h00 - Atualizada 18/09/2018 às 09h37

Além de sua função primordial, o banheiro, atualmente, tornou-se um lugar de relaxamento e bem-estar e, hoje, é projetado com conceitos altamente estéticos. Apontados como tendência de 2018, os banheiros estilo spa, trazem espaços para relaxamento e mindfulness.  Materiais inovadores, sustentáveis, vanguardistas e tecnológicos deixam o caminho livre para todas as ousadias de formas e cores. Resinas, concreto, vidros, mármores, madeiras e uma infinidade de revestimentos atraentes já fazem parte dos projetos.

Atualmente, ter um bom projeto de banheiros originais e personalizados estão ao alcance de qualquer um. Desde pequenos ajustes, sem ter a necessidade de uma grande obra, até uma boa reforma. Um bom projeto, com uma disposição correta em planta, é fundamental para o conforto, independente de ser um banheiro pequeno, médio ou grande como uma imponente sala de banho.

Projeto do escritório Aletheia Westermann

Detalhes

Despimos as paredes fora das áreas molhadas para lançar mão de papeis de parede, espelhos e mesmo uma simples pintura. As cubas, além do branco, ganharam tons sóbrios ou, ainda, esculpidas na própria pedra (mármores, granitos e resinas), para atender uma decoração mais sofisticada. Da mesma forma, as bancadas já aceitam materiais menos convencionais como madeiras de demolição, vidros tonalizados e os porcelanatos de grandes formatos, que contribuem não só nos pisos e paredes, mas também na composição da área da pia.

 

Projeto do escritório Aletheia Westermann Arquitetos

Revestimentos

Os revestimentos dizem muito sobre o banheiro, tanto pelo seu design como por sua funcionalidade. Se a ideia é criar uma atmosfera relaxante no banheiro, os tons neutros e sem muitos estímulos de cor e objetos “acalmam”, trazem paz e evocam tranquilidade que o momento do banho pede. Madeira, os brancos e tons crus são ótimas combinações e um caminho sem erros, trazendo leveza e sensação de amplitude para os ambientes pequenos, mas, é preciso tomar cuidado redobrado com os revestimentos e escolher materiais práticos.

Banheiro projetado pela arquiteta Aletheia Westermann

Para varrer para longe a monotonia, acabamentos estampados em pisos e paredes trarão uma série de inspirações divertidas. O estilo pode seguir ou não o do restante da casa: o importante é deixar a criatividade rolar sem medo!

Banheiro projetado pela arquiteta Aletheia Westermann

Dècor

Os objetos decorativos podem entrar para dar um up nos espaços. Toalhas expostas, tapete, uma bandeja decorativa, cestos organizadores, etc., compõem muito bem o ambiente. Além disso, inserir plantas nos banheiros também gera um diferencial e leva o frescor do campo ao espaço interno. Eleja espécies que gostam de umidade, como as plantas tropicais. Para não errar, evite as que preferem clima mais seco, como cactos e suculentas.

Luz

O conteúdo continua após o anúncio

Soma-se a isso uma iluminação que ganha destaque e faz a sua função: ora para criar um clima de acolhimento, nos focos indiretos e na cromoterapia; ora para um melhor auxílio nas funções de beleza, como barba e maquiagem, no uso de focos frontais para que não haja sombras. É possível alcançar este e efeito com as arandelas ou com um charmoso pendente.

Sustentabilidade

E não podemos deixar de destacar a preocupação que hoje as indústrias têm na otimização do uso dos recursos naturais. Poesia, respeito pelo meio ambiente e design são combinações perfeitas.  As torneiras e bacias sanitárias já são pensadas para permitir uma economia no consumo da água. Opções de fluxos no momento que se dá a descarga e temporizadores para torneiras e chuveiros estão presentes no mercado. A oferta se tornou acessível com equipamentos e acessórios sustentáveis e de design a preços razoáveis.

Banheiro projetado pela arquiteta Aletheia Westermann

Chegamos ao fim dos espaços padronizados! Agora, relaxe com charme, sofisticação e tranquilidade. Ouça mais no podcast da Rádio CBN Juiz de Fora.

Leia também Site: www.aletheia.com.br

Instagram: @aletheia_westermannarquitetos

Facebook: @aletheiawestermannarquitetos

Email: [email protected]

Endereço: Rua Coronel Vaz de Mello 32|102- Bom Pastor

   Juiz de Fora . MG . Brasil.  CEP: 36021-670

   Tel: (32) 3213-5657

 

Aletheia Westermann

Aletheia Westermann

Arquiteta e urbanista formou na UFJF EM 2001. Desde então é Arquiteta diretora do escritório Alethéia Westermann Arquitetos. Entre vários trabalhos importantes trabalhou na restauração do Cine Theatro Central em JF, tem projetos desenvolvidos tanto em São Paulo e Rio de Janeiro como no exterior: Em Londres, UK e nos Estados Unidos, nos estados da Florida e Connecticut . É colunista da rádio CBN/JF no programa Morar Bem Arquitetura e Interiores, além de escrever semanalmente para o Jornal Tribuna de Minas no caderno Casa e Cia.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia