Tópicos em alta: delivery jf / eleições 2020 / coronavírus / greve / polícia

De fora para dentro | Pedras naturais na decoração

Por Aletheia Westermann

13/09/2020 às 06h59 - Atualizada 11/09/2020 às 22h01

Utilizada desde o início dos tempos, pedras e minerais sempre estiveram presentes na construção, e com os desenvolvimentos tecnológicos foram surgindo novos modos de incorporá-los à arquitetura e à decoração. Sinônimo de sofisticação, são fáceis de compor com outros materiais, criam ambientes modernos e visualmente impactantes.

Soma-se a isso uma preferência por produtos ecologicamente sustentáveis, que valorizem aspectos culturais e locais, mas que também garantam um toque artesanal, de exclusividade e conforto. Além disso, por serem funcionais e atemporais, o uso de elementos minerais vem ganhando cada vez mais espaço na decoração, quebrando a rigidez, acrescentando aconchego e trazendo mais vida aos ambientes, garantindo que os projetos de interiores estimulem o processo de relaxar e manter uma mente saudável.

Com uma grande variedade de estilos, cores e formatos, as pedras naturais migram do externo para o interno e ganham o protagonismo no mobiliário e no revestimento de paredes. Não importa se o estilo é minimalista, urbano ou clássico, seu uso deve traduzir a personalidade do morador, sendo que não há certo ou errado nessas escolhas, mas liberdade criativa. E opções não faltam, desde as de aparência bruta às rochas totalmente trabalhadas, das clássicas às mais exóticas.

Sozinhas ou misturadas a outros materiais, elas brilham na decoração e diversos tipos podem ser utilizados como revestimentos. Entre as principais estão os mármores, a ardósia, seixos, pedra-madeira, portuguesa, a pedra Miracema, pedra-sabão e pedra-ferro, além dos granitos e quartzitos com grandes desenhos e veios orgânicos.

Já os acabamentos no revestimento de pedra podem oferecer diferentes efeitos, dependendo das características do projeto: os acabamentos canjiquinha, que são vários filetes finos encaixados; o polido, que confere mais brilho; o apicoado e o aflamado também são algumas das ótimas possibilidades para deixar as paredes incríveis.

O conteúdo continua após o anúncio

Alguns cuidados devem ser tomados no momento de sua aplicação. Por isso, recomenda-se a contratação de um profissional capacitado para realizar todo o processo. Isso evitará transtornos com possíveis correções, além de facilitar a manutenção do seu revestimento.

Aletheia Westermann

Aletheia Westermann

Arquiteta e urbanista formou na UFJF EM 2001. Desde então é Arquiteta diretora do escritório Alethéia Westermann Arquitetos. Entre vários trabalhos importantes trabalhou na restauração do Cine Theatro Central em JF, tem projetos desenvolvidos tanto em São Paulo e Rio de Janeiro como no exterior: Em Londres, UK e nos Estados Unidos, nos estados da Florida e Connecticut . É colunista da rádio CBN/JF no programa Morar Bem Arquitetura e Interiores, além de escrever semanalmente para o Jornal Tribuna de Minas no caderno Casa e Cia.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia