Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / polícia / eleições 2020 / bolsonaro

Mudança de Clima

Por Aletheia Westermann

05/01/2020 às 06h59 - Atualizada 03/01/2020 às 19h29

É verão! Férias!!! Com as baterias precisando ser carregadas, ainda mais nesses dias de calor, nada mais desejado do que chegar em casa e relaxar. O verão traz, junto com as altas temperaturas, muita energia e alegria. Pensando nisso, que tal trazer para dentro de casa um décor para que ela fique mais fresca e arejada e com a cara da estação, seja na praia, na fazenda ou até mesmo na cidade?

Casa de praia

Que tal celebrar a chegada das altas temperaturas na praia? A casa ou apartamento à beira-mar pode oferecer a sofisticação e conveniências de uma casa na cidade, porém a ambientação pede mais descontração. Assim o conforto e a modernidade não são deixados de lado, mas a versatilidade dá o tom. Espaços integrados, muita luminosidade natural e a junção dos ambientes internos e externos, como as varandas, vão favorecer a rotina onde tudo acontece: reuniões em família, festa entre amigos, brincadeira das crianças. A escolha dos materiais deve priorizar a praticidade, mas sem perder a atmosfera acolhedora. Os tons neutros prevalecem no ambiente, mas sua força vem para ajudar a destacar as demais cores. Tons como o azul, que remete ao mar, o verde, para lembrar a vegetação, o rosa, que evoca a delicadeza das flores, e o amarelo, cor mais solar de todas, produzem a sensação de frescor e reforçam o clima da estação. O mix minimalista, tropical e descomplicado é uma aposta certa.

Casa no campo

Uma casa de campo ou na serra! Nesse refúgio o interessante é explorar a simplicidade sem ser simplório. A rusticidade é bem-vinda, porém sem deixar a elegância de lado. Pedras naturais, ladrilhos, ferro, madeiras e tijolos são elementos que se espalham tanto nos revestimentos como no mobiliário e reforçam a sintonia com a natureza. Ambientes integrados ajudam na hora de reunir a família e os amigos e transmitem amplitude para o lugar. Portas amplas e grandes planos de vidro garantem a integração do interior com o externo e privilegiam o impacto do espaço aberto, iluminado e generoso que se conecta com a paisagem ao redor. Aqui a dica é misturar os móveis com uma pegada rústica com peças que sejam a cara do verão, como as redes coloridas, folhagens, misturar padrões e cores nos detalhes. O resultado é despojado e aconchegante.

O conteúdo continua após o anúncio

Cidade

Para quem quiser curtir o verão sem sair da cidade, o segredo do décor é apostar em produtos que dão um toque fresh às composições. Flores e plantas são fundamentais para deixar a casa com a cara do verão. A vegetação traz vida, perfuma e alegra o espaço de maneira simples. É uma solução versátil e cheia de charme. Os tons neutros com a combinação de cores vibrantes, estampas inusitadas, paredes com uma nova pintura ou papel de parede são capazes de transformar completamente um espaço e contribuem para tornar a casa mais fresca e arejada. O verão é uma época superpropícia para curtir varandas, jardins, churrasqueiras, piscinas… Transforme a sua área externa em um espaço onde todos vão querer ficar. Para aproveitar o sol durante os dias e a brisa fresca nos fins de tarde, vale investir em cadeiras, espreguiçadeiras, mesinhas que comportem bebidas e petiscos, e em objetos coloridos para decorar. Folhagem, lanternas com velas e almofadas dão conta do recado.

Desejo a todos um maravilhoso 2020, com muitas alegrias e conquistas.
Curtiu as nossas dicas? Então dá um pulinho no nosso site e no nosso blog.

Aletheia Westermann

Aletheia Westermann

Arquiteta e urbanista formou na UFJF EM 2001. Desde então é Arquiteta diretora do escritório Alethéia Westermann Arquitetos. Entre vários trabalhos importantes trabalhou na restauração do Cine Theatro Central em JF, tem projetos desenvolvidos tanto em São Paulo e Rio de Janeiro como no exterior: Em Londres, UK e nos Estados Unidos, nos estados da Florida e Connecticut . É colunista da rádio CBN/JF no programa Morar Bem Arquitetura e Interiores, além de escrever semanalmente para o Jornal Tribuna de Minas no caderno Casa e Cia.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia