Tópicos em alta: polícia / campeonato mineiro / bolsonaro

Automação residencial: tudo o que você precisa saber a respeito

Por Aletheia Westermann

02/09/2018 às 07h00 - Atualizada 01/09/2018 às 13h44

Quem não lembra dos Jetsons, desenho animado da Hanna-Barbera, que vislumbrava um mundo onde a tecnologia reinava em cada pequeno aspecto da vida das pessoas. A casa da família era um show à parte: tinha até um robô que fazia os serviços domésticos.

Hoje é possível ter algo muito semelhante à residência destes personagens. A automação residencial traz uma série de soluções para facilitar o cotidiano, oferecendo mais conforto e segurança para os moradores.  Recentemente, convidamos ao nosso programa Morar Bem Arquitetura e Interiores, na Rádio CBN Juiz de Fora, o diretor executivo da Smart Home Cine, Ricardinho Tubolly,  e tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre automação e internet das coisas. Este programa você pode ouvir aqui.

Aletheia Westermann ladeada pelo âncora da Rádio CBN JF, Marcelo Juliani, e Ricardinho Tubolly.

Mas o que querem dizer esses termos?

As expressões “casas inteligentes” e “casas conectadas” também são usadas para se referirem ao mesmo conceito.  “É uma nova experiência em moradia, que proporciona conexão e controle da sua casa e dos seus aparelhos eletrônicos, estando você em qualquer lugar. É o resultado da integração de seus aparelhos com comandos automáticos controlados até mesmo por um smartphone, tablet ou computador”, explica Ricardinho Tubolly.

Projeto do escritório Aletheia Westermann Arquitetos

A comodidade é o benefício mais evidente, mas não o único. Se aplicada com os cuidados necessários, a automação residencial se torna um importante aliado na segurança da casa. “É preciso pensar, inicialmente, no que você deseja com a automação, não somente como um luxo, mas, como algo que, de fato, tornará sua vida mais segura e prática. É bem bacana poder acionar o ar-condicionado à distância e chegar em casa com o apartamento fresquinho, mas, investir em um sistema de monitoramento de câmeras e abertura-fechamento de portas pode ser uma ótima pedida para controlar o acesso à sua casa, bem como ver o que seus filhos ou prestadores de serviço estão fazendo na sua ausência”, ilustra o diretor da Smart Home Cine.

Projeto do escritório Aletheia Westermann Arquitetos

Além disso, ajuda a evitar desperdícios e pode reduzir o valor das contas de luz e água. Isso porque com maior controle sobre o uso de vários equipamentos, você otimiza os gastos. “No geral, a soma de novas tecnologias de automação vem junto com a IOT (Internet das Coisas) e facilitará cada vez mais nossas vidas, baixando nossos custos, oferecendo mais conforto, e principalmente integração”, comenta Ricardinho.

Projeto do escritório Aletheia Westermann Arquitetos

Quase tudo que tem acionamento eletrônico, pode ser automatizado. Os controles mais comuns e utilizados são cortinas e persianas, câmeras, interfones, aparelhos de ar-condicionado, aquecedores, sistemas de som e luz, banheiras, portas e portões de acesso, sensores de presença, projetores, irrigação e até mesmo alimentador para pets.

Qual o custo?

“Tudo depende do grau de integração desejado pelo morador”, explica o diretor. Ricardinho conta que instalações simples de automação custam a partir de R$ 3 mil.  “Depende do que o cliente deseja”, esclarece. No entanto, a tendência é de que tais sistemas tenham preços mais atrativos com a popularização da tecnologia.

Dicas cruciais sobre automação residencial

Fale com um especialista: Isso é essencial para o barato não sair caro! Para que o investimento valha ainda mais a pena, o nosso entrevistado é categórico ao falar sobre a necessidade de se contratar uma empresa idônea de integração.

Projeto do escritório Aletheia Westermann Arquitetos

Exija garantias

O conteúdo continua após o anúncio

Converse com amigos: Veja quem já tem para saber o que esperar. Você pode consultar mais de um tipo de especialista entre fabricantes, integradores, arquitetos, projetistas e consultores, por exemplo. Contudo, não deixe de falar também com quem já tem um sistema parecido instalado em casa. Descubra quais foram as principais sacadas e veja se pode aproveitá-las. E observe também quais foram os erros e evite-os!

Aplicativos de celular para automação residencial

Existem alguns aplicativos e itens super tecnológicos e modernos que vão facilitar a sua vida. Ficou animado para instalar um sistema na sua casa? Conversando com as pessoas certas e fazendo um projeto de acordo com as suas necessidades, expectativas e orçamento, certamente os resultados serão incríveis.

Quer saber mais? Acompanhe nossas redes sociais.

Site: www.aletheia.com.br

Instagram: @aletheia_westermannarquitetos

Facebook: @aletheiawestermannarquitetos

Email: [email protected]

Endereço: Rua Coronel Vaz de Mello 32|102- Bom Pastor

   Juiz de Fora . MG . Brasil.  CEP: 36021-670

   Tel: (32) 3213-5657

Aletheia Westermann

Aletheia Westermann

Arquiteta e urbanista formou na UFJF EM 2001. Desde então é Arquiteta diretora do escritório Alethéia Westermann Arquitetos. Entre vários trabalhos importantes trabalhou na restauração do Cine Theatro Central em JF, tem projetos desenvolvidos tanto em São Paulo e Rio de Janeiro como no exterior: Em Londres, UK e nos Estados Unidos, nos estados da Florida e Connecticut . É colunista da rádio CBN/JF no programa Morar Bem Arquitetura e Interiores, além de escrever semanalmente para o Jornal Tribuna de Minas no caderno Casa e Cia.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia