Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / polícia / eleições 2020 / bolsonaro

Marca Registrada

Por Ana Paula Calixto

31/01/2020 às 18h08 - Atualizada 31/01/2020 às 18h08

Já parou pra pensar se a sua imagem pessoal tem refletido o seu propósito e o seu posicionamento? Roupas e postura são aliados na construção da sua marca pessoal e podem potencializar o poder da sua imagem. Na próxima semana estreia o “Marca Registrada”, meu programete na Rádio Mix com dicas de como trabalhar a sua imagem pessoal e a sua identidade. Já confere por aqui um pouco do que vai rolar por lá!

A construção da marca pessoal é constante e há pontos essenciais para potencializar a sua marca. O primeiro passo é o autoconhecimento, o que você tem de melhor e diferente pra se diferenciar no mercado? Defina seu projeto, qual seu nicho, o que você gosta de comunicar, conte a sua verdade, seja coerente com a sua marca e crie uma consistência de conteúdo. Para isso, repita suas falas, sua imagem e sua identidade visual.

Posicionar-se como marca é criar rótulos que as pessoas irão reconhecer em você. Sua imagem de marca é composta pela sua aparência, seu comportamento e pela maneira como você se comunica. Então faça boas escolhas, afinal você é o seu principal produto: a roupa que você escolheu hoje foi a melhor opção para a reputação da sua marca pessoal?

A sua marca pessoal deve ser tratada como uma empresa que precisa de gestão. O seu valor no mercado é a soma de como você quer ser visto, e seus talentos diferenciais é que vão torná-lo reconhecido como referência no seu setor. Você sabe como quer ser lembrado? Na avaliação da sua marca pessoal é importante saber como os outros enxergam a sua imagem de marca, e o mais importante é a sua reputação, ou seja, o resultado das experiências que as pessoas têm com você.

O conteúdo continua após o anúncio

Há cinco leis do sucesso para sua marca pessoal: tenha paixão pelo que faz, faça algo que tenha valor no mercado, conte sempre a sua verdade, jamais subestime a sua audiência, concentre-se em ser o melhor e sempre se pergunte: qual o seu foco de marca? O que você pode fazer diferente e melhor hoje? O que as suas redes sociais dizem sobre você? O que você publica é muito importante para o seu posicionamento de marca. Tenha um olhar crítico sobre as suas redes e analise se elas estão falando bem de você, e se tiver algo destoando do seu propósito, apague! Sem dó! Sempre antes de postar, pense: é relevante? Vai somar para a minha imagem?

Seguindo a regra, há cinco “autos” que são muito importantes para o desenvolvimento pessoal: autoconhecimento, autoimagem, autoestima, autoaceitação e autoconfiança. Tenha um diálogo positivo com você mesmo e pense sobre o quanto você se gosta, se está sendo gentil consigo e esforce para se enxergar da melhor maneira possível, e de uma forma mais positiva, aceitando suas características! Confie em si, exercite o poder da presença: postura erguida, aperto de mão firme, segurança. Coloque foco nas suas qualidades, habilidades e, o que você faz bem, faça mais vezes .
Sua marca pessoal é o seu patrimônio, pensar estrategicamente em sua marca e sua carreia é cercar-se de informações para determinar a rota e os movimentos certos. Faça sempre uma autoanálise crítica antes de traçar estratégias para alcançar suas metas. Já traçou suas metas como marca pessoal ? Em curto prazo, cerca de dois meses, em médio prazo até um ano e em longo prazo daqui a três anos?

Outra questão importante: é impossível viver sozinho! Seu valor como marca depende dos outros, inclusive para estabelecer um parâmetro. Você precisa de outras marcas e as marcas precisam se você. Tenha uma malha de relacionamentos poderosa, pulsante e ativa. Faça sempre netwoking, procure multiplicar competências, habilidades e expertises.

Segundo o psicólogo Albert Merabian, julgamos e somos julgados pela primeira impressão, e o fazemos em até 10 segundos. A aparência, comportamento e postura são responsáveis por 55 % deste julgamento. A imagem pessoal é uma ferramenta que deve ser administrada e manejada para transmitir a sua melhor versão. É fundamental focar na mensagem que deseja passar e administrar isso a seu favor. Você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira impressão.

Uma imagem pessoal bem cuidada reforça a ideia de profissionalismo, disciplina e sucesso. Faça um checklist sobre a sua imagem: você tem cuidado da sua aparência? Suas roupas favorecem o seu corpo, estão em boas condições e te deixam confiante? De 0 a 10 qual o nível de satisfação com o seu visual? Pense nisso!

Ilustração : DaniBrito

Ana Paula Calixto

Ana Paula Calixto

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia