Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / polícia / eleições 2020 / bolsonaro

A arte de vestir cores

Por Ana Paula Calixto

23/11/2019 às 06h52 - Atualizada 22/11/2019 às 18h10

Já parou para pensar no impacto das cores na sua imagem? O primeiro elemento que chama a nossa atenção no look é a cor, mensageira poderosa da comunicação da moda, item importantíssimo no efeito da imagem pessoal. Se a roupa fala, a cor grita! Ela exerce força psicológica e física. Tem poder de estimular, tranquilizar, deprimir, atrair ou repelir. Pode nos trazer poder, prazer, sofisticação. No processo de Consultoria de Imagem, a análise de coloração é uma etapa na qual o objetivo é identificar quais as cores e tonalidades específicas mais favorecem a imagem e a aparência física da pessoa, ou seja, a que grupo de cores o tom e subtom da pele irá reagir melhor. A análise de coloração abre possibilidades, pois nenhuma cor é proibida! As cores nos afetam de forma psicológica, vestimos para os nossos humores, amores e memórias. Além das cores da pele, temos as nossas cores de essência, que nos traduzem. O segredo é equilibrar: olhar o todo e se sentir bem com as suas escolhas, que vão muito além do que lhe cai bem ou não.

Círculo cromático

É uma representação simplificada das cores percebidas pelo olho humano e pode servir como uma ferramenta, com a qual podemos identificar facilmente a harmonia entre as cores, ou seja, a forma de combinar as cores num look. Há aplicativos, como o Color Wheel, que ajudam a utilizar da melhor maneira o Círculo Cromático e criar looks mais coloridos. Os tons neutros têm seu lugar garantido na moda e propiciam looks clássicos, mas que tal brincar mais com as cores no seu Cardápio Fashion? Pense em looks mais criativos e cheios de personalidade.

Da esquerda para a direita, exemplos de harmonias cromáticas: Equilateral ou tríade: três cores equidistantes no círculo cromático, transmite originalidade, dinamismo. Análoga: cores lado a lado no círculo cromático, passa elegância, suavidade, refinamento. Complementar: cores opostas quanto a temperatura (quente e fria), transmite dinamismo, comunicação, originalidade. Monocromática: look composto pelo mesmo tom, forte pegada contemporânea, cria o efeito de alongamento

Ficha técnica:
ILUSTRAÇÃO: DaniBrito
FOTO: Isaac Freitas
MODELOS: TalitaTáiler, Daniele Mello, Irene Novaes, Bethania Bittar
BELEZA: Cabelo: Jana Salles, Make: Lais Mendonça, Assistente: Mônica Lisboa
LOOKS: Acervo pessoal

Dicas de cores

Preste atenção à moldura do seu rosto, as cores próximas ao rosto devem ser as que mais lhe favorecem: aquelas que deixam seu rosto mais iluminado, realçado, colorido, com efeito de boa aparência, harmonizando a pele e conferindo jovialidade. Já os efeitos negativos da cor próxima ao rosto podem ser: desbotamento da pele com aspecto amarelado ou acinzentado, marcas do tempo acentuadas, aparência fadigada.

Fique atento aos elogios, aquele dia que você mais recebe elogios pelo look provavelmente a responsável pelo sucesso é a cor escolhida. Da mesma maneira, se no dia que você veste aquela blusa linda mas seu aspecto fica sempre mais abatido, a culpada pode ser a cor! Sempre observe a ocasião, roupa é contexto, e a cor é determinante para adequação do look.

Feche os olhos por alguns segundos diante do espelho: ao abri-los, observe o que vem primeiro, a cor de sua roupa ou o conjunto aparece simultaneamente, de forma harmoniosa? Nada na sua produção deve chegar antes de você, nem a cor.

O conteúdo continua após o anúncio

Para obter equilíbrio, é mais fácil combinar cores na proporção 30/70, evitando combinações 50/50, que podem cortar a silhueta. Acessórios podem funcionar como pontos de cor em look e são uma boa oportunidade para testar novas cores. Quanto mais cores em um look, mais informal ele fica.

Você sabia?

A preferida
Segundo pesquisas, o azul é a cor predileta de 46% dos homens e 44% das mulheres e não existe quase ninguém que não goste de azul, apenas 1% dos homens e 2% das mulheres citaram o azul entre as cores que menos gostam. É a cor da simpatia, da harmonia e da fidelidade. É a cor feminina e das virtudes intelectuais, considerada a mais adequada para se usar em uma entrevista de emprego.

A elegante
A roupa preta é sempre a campeã, em todas as ocasiões. Preto é a cor da elegância, da individualidade, a que menos depende da moda e a predileta dos designers e dos jovens.

As cores e os signos*

Áries: vermelho; Touro: verde; Gêmeos: violeta; Câncer: prata e branco; Leão: ouro; Virgem: azul; Libra: verde; Escorpião: vermelho; Sagitário: azul; Capricórnio: preto; Aquário: preto; Peixes: violeta

*A ordenação das cores aos signos varia de astrólogo para astrólogo. Esta lista se baseou nas atribuições mais frequentes
Fonte : A Psicologia das Cores- Eva Heller

“Vestir é o gesto diário de colorir a alma “, Cris Guerra, jornalista

Moda e arte

O vestido tubinho, criado pelo estilista Yves Saint Laurent (1936-2008) em 1965, inspirado no quadro “Composição com Vermelho, Amarelo e Azul”, do pintor holandês Piet Mondrian (1872-1944), tornou-se um ícone da história da moda, capturando a revolução cultural daquela década e estreitando os laços entre a moda e a arte moderna. O vestido marcou uma nova era, em que as artes plásticas e seus pintores famosos passam a inspirar a moda e a moda passa a ser vista também como uma forma de arte.

Ana Paula Calixto

Ana Paula Calixto

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia