Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / polícia / eleições 2020 / bolsonaro

Tudo azul

Por Ana Paula Calixto

17/01/2020 às 06h59 - Atualizada 16/01/2020 às 20h43

5DAFD08A-CA23-401D-95DC-F3F50A39EAEC IMG_6193 IMG_6236 IMG_8871 IMG_8894
<
>

‘Queria ter inventado o blue jeans. Ele tem expressão, modéstia, sex appeal, simplicidade: tudo a que aspiro em minhas roupas’ (Yves Saint Laurent, designer de moda, 1936-2008)

O jeans talvez seja a peça que melhor traduz a essência de quem o veste! O jeans nosso de cada dia atravessa décadas de moda e é a roupa que, literalmente, veste todos os estilos e todas as gerações. Ora liso, clássico, ora com adornos, rasgados e extravagantes, os modelos já variaram de diversas maneiras acompanhando e ditando a moda do momento: as cinturas sobem e descem, as calças ficam mais justas ou mais largas, as barras ganham destaque, o tecido leva tachas, alfinetes, bordados, rasgos, volta a ficar liso e sem lavagem, o tom pode ser claro, escuro, manchado, enfim, não há limites para a criatividade!

Item obrigatório na coleção de várias grifes, o jeans invade todas as peças do armário e veste com generosidade todos os estilos. No cenário de diversidade da moda contemporânea não existe mais o modelo certo, cada um decide como e quando quer usar o seu jeans, afinal, a maior das tendências é ter estilo!

Um pouco de história

Tudo começou em 1853, com Levi Strauss, um imigrante alemão nascido na Bavária, que decidiu tirar proveito do frenesi da corrida do ouro na Califórnia e vendia de tudo! A partir da demanda do mercado, comercializava produtos para mineiros nos Estados Unidos. Vendia também roupas e tecidos, e o seu carro-chefe eram as calças feitas de lona de carroça, por serem as mais resistentes. O alfaiate Jacob Davis viu no denim, um tecido grosso tingido de azul vendido por Levi Strauss, a possibilidade de confeccionar um produto durável, porém mais macio. Foi dele a ideia de pregar rebites de cobre nos bolsos para reforçar a costura e resolver o problema dos bolsos que soltavam. Uma sacada e tanto!

Em 1873, Levi Strauss e Jacob Davis se associaram, patentearam o modelo de calça e inauguraram a era do jeans nos Estados Unidos e em todo o mundo!

O jeans logo caiu no gosto dos caubóis americanos. Dos anos 30 aos 50 ficou restrito ao ambiente das fábricas e às férias no campo. Com a emergência da cultura jovem, o jeans ganhou as cidades e, no fim da década de 50, se popularizou com a força do cinema e ícones como Marlon Brando e Marilyn Monroe.

No fim do anos 60, a calça jeans se consagra no guarda-roupa feminino e assume seu papel na moda com lançamentos especiais; nos anos 70, chega às passarelas e, nos 80, explodem as grifes especializadas em jeans! Na década de 90 o jeans é onipresente, frequenta todos os ambientes, do dia à noite, e não é à toa que a revista “Time” o intitulou como a vestimenta do século XX.

Você sabia?

O conteúdo continua após o anúncio

Denim é o nome do tecido, jeans é a peça pronta

O denim foi fabricado pela primeira vez em 1792, na cidade de Nimes, no Sul da França

A Levi´s é a primeira criadora do jeans da história (1853) e também do primeiro modelo feminino (1934)

Todas as vezes que se usa e se lava uma peça jeans, ela perde um pouco de sua cor e fica um pouco mais macia

O Brasil é o segundo maior produtor de jeans no mundo, atrás somente da China

46% dos brasileiros usam jeans todos os dias

Nos anos 70 o jeans chega às passarelas, e a primeira marca a realizar um desfile com 100% das peças em jeans foi a Calvin Klein

Ficha técnica:

Ilustração: Dani Brito
Fotos: Johnny Pio e Isaac Freitas
Beleza: Jana Salles e Lucy Raiter
Modelos: Bethânia Bittar, Talita Tailler, Irene Novaes e Aninha Calixto
Produção: alunos do Curso de Design de Moda da Estácio

Ana Paula Calixto

Ana Paula Calixto

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia