Tópicos em alta: delivery jf / eleições 2020 / coronavírus / greve / polícia

Um estilo pra chamar de seu

Por Ana Paula Calixto

14/08/2020 às 06h57 - Atualizada 13/08/2020 às 20h37

Glória Kalil já havia sentenciado: moda é oferta, estilo é escolha. Não existe falar que você está fora de moda, aliás, falar que algo ou alguém está fora de moda é que está fora de moda. A moda é um recurso, a forma de usar as peças que compõem o seu estilo. E parafraseando o escritor americano Gore Vidal, estilo é saber quem você é, o que quer dizer e não dar a mínima para o resto.

Estilo é resultado da sua percepção, bagagem cultural, das suas necessidades, do seu toque pessoal. Como toda pessoa é única, não existe estilo certo ou errado, o único estilo errado é aquele que não combina com a pessoa. Autenticidade é a palavra de ordem!

Criar um estilo é uma forma de estar adequado visualmente para a sua personalidade, para quem você é e deseja transmitir. O estilo é uma somatória da sua história de vida e da imagem que você quer passar, é pessoal e intransferível. Uma conquista. Estilo = tempo + dedicação + técnicas certas.

“Minha melhor dica de moda é a minha melhor dica de vida. Seja a melhor você possível, não tente ser algo que você não é”
Diane Von Funsterberg

Estratégias para lapidar seu estilo

O primeiro passo é dar uma boa analisada no seu armário, pois suas roupas contam a sua história. Avalie seu acervo e conquiste um estilo pra chamar de seu.

Seja seletiva: treinar a si mesma para ser seletiva. Só fica ou entra no seu armário peças que você adora e realmente se anima a usar. Não veste bem, não reflete seu jeito de ser, é desconfortável, deve sair.

Seja autêntica: crie um visual único, pense sozinha, siga seus próprios instintos. O verdadeiro estilo pessoal é sempre feito sob medida. Estruturar um bom guarda-roupa depende de inúmeros fatores, como estilo de vida, corpo, tecidos e silhuetas favoritos, orçamento, rotina, preferências.

O conteúdo continua após o anúncio

Privilegie a qualidade: conheça suas preferências pessoais de materiais, silhuetas e detalhes. Crie um armário compatível com seu estilo de vida, versátil, que ofereça variedade de opções para todas as suas atividades.

Estilo acima de moda: aproveite as tendências que combinam com você, mas ignore todas as outras. Seguir a moda é opcional. Celebre a sua criatividade, inspiração e experimentação.

Invista:dedique seu tempo para desenvolver seu estilo e selecionar roupas. Só se aprende a ter estilo com a prática. Treinar o olho, experimentar estéticas. Leva tempo descobrir que tipo de peça casa melhor com o seu estilo de vida e como estruturar um guarda-roupa versátil e também aprender a utilizar da melhor maneira possível.

Crie um arquivo de estilo: lugar onde pode reunir ideias, referências e repostas para diferentes questões, reunir informações, referências. Procure imagens de looks, peças que inspirem desejo, eleja uma personalidade que inspire. Tente se identificar com looks, personalidades que tenham a ver com você. Procure imagens de cortes de cabelo, roupas, bolsas, sapatos, cintos, joias, tudo que lhe chama atenção e você gostaria de usar e misture! Algo novo vai surgir: você e seu estilo próprio.

Neste processo constante de lapidação do estilo, que é a arte de vestir, busque descobrir quais roupas, cores, silhuetas e combinações fazem você se sentir confiante.

Que tal um exercício de estilo de uma semana? Te convido a prestar atenção nas suas escolhas por uma semana e se fotografar todos os dias. Ao final, responda:
– De qual roupa você mais gostou e por quê? Como ela fez você se sentir ?
– De qual menos gostou e por quê? Como você se sentiu ?
– De 1 a 10 , quão satisfeita ficou com os looks ?
– Liste as cinco cores que mais usou. São as suas preferidas ?
– Que tipo de silhueta usou com mais frequência?
– Usou roupas diferentes, cores, silhuetas ou repetiu o mesmo visual com alterações mínimas ?
– Preferiu um visual mais simples ou mais produzido?
– Utilizou algum truque de produção?
– Qual acessório usou com mais frequência?
No final, tente descrever seu estilo atual utilizando 3 adjetivos.

Ficha técnica:
Ilustração: DaniBrito @mercadodasalvacaostudio

Ana Paula Calixto

Ana Paula Calixto

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia