Ícone do site Tribuna de Minas

Conheça os riscos dos bronzeadores caseiros e do biquíni de fita isolante

vianna2 capa
PUBLICIDADE

Obter aquele bronzeado dourado e a famosa marquinha de biquíni é o sonho de muitas mulheres quando chega o verão. Mas o desejo de conquistar a marquinha perfeita tem motivado as mulheres a adotarem práticas perigosas. Os bronzeadores caseiros e o biquíni de fita isolante, que se tornou moda nessa estação, podem até trazer resultados rápidos, mas são altamente nocivos à saúde.

PUBLICIDADE

A dermatologista do Hospital Albert Sabin, Dra. Elizabeth Trigo Oliveira, faz um alerta sobre os bronzeadores caseiros: “os mais comuns são Coca-Cola, limão e os mais diversos tipos de óleos. Esses compostos podem causar manchas, queimaduras superficiais e profundas e até mesmo câncer de pele”.

PUBLICIDADE

Além dos bronzeadores caseiros, a moda deste verão é usar fita isolante nas partes do corpo que normalmente ficam cobertas pelo biquíni, a fim de obter uma marquinha mais definida. Mas esta prática também tem os seus riscos. Segundo a Dra. Elizabeth, “os biquínis de fita isolante, fita crepe e até mesmo esparadrapo podem causar facilmente dermatite de contato alérgica ou ainda dermatite de contato irritativo primária pelos microtraumas causados na hora de retirá-los”. Por isso, muito cuidado! Pesquise e contate especialistas antes de aderir a uma nova moda que pode trazer riscos à saúde.

Então, como conseguir um bronzeado bonito, saudável e duradouro? A dica da Dra. Elisabeth é consumir alimentos ricos em betacarotenos, como acerola, manga, beterraba, cenoura, entre outros, consumidos, pelo menos, 7 dias antes da exposição solar. Esfoliar a pele também ajuda a remover células mortas, tornando o bronzeado mais uniforme. O uso do protetor solar é mais do que importante. O Ideal é aplicar de 20 a 30 minutos antes da exposição solar e reaplicar a cada 2 horas ou sempre que entrar na água. Não se esqueça de pegar sol sempre antes das 10h e após 16h.

PUBLICIDADE

A hidratação também é fundamental. Para evitar o ressecamento, a Dra. Elisabeth indica hidratar vigorosamente a pele, principalmente após o banho e ingerir líquidos em abundância. Se ocorrerem queimaduras solares, o ideal é tomar banhos mornos ou frios, colocar compressas de água fria em cima da queimadura e, se necessário, usar anestésicos tópicos e analgésicos receitados por um médico. Procure sempre seu dermatologista para um diagnóstico e tratamento mais precisos.

PUBLICIDADE

Então, chega de desculpas! Com todas essas dicas e cuidados, você pode pegar um bronzeado muito mais bonito e principalmente, saudável. Cuide-se, e se precisar, conte com a equipe do Hospital Albert Sabin.

Sair da versão mobile