Não importa se você está saindo de férias ou apenas aproveitando um fim de semana prolongado, planejar uma viagem vai muito além de escolher o destino, comprar as passagens e reservar o hotel. Existe uma série de cuidados com a casa que precisam ser tomados em prol da sua segurança e de toda a sua família.
Nós que estamos sempre na estrada, temos alguns conselhos para compartilhar com você, leitor. Prepare-se, pois a lista é longa.
Desligue os aparelhos eletrônicos da tomada
Um ato tão simples que na pressa acaba passando despercebido. Desligar os aparelhos eletrônicos da tomada ajuda a economizar energia e ainda pode prevenir que eles “queimem” em caso de descargas elétricas ou provoquem um incêndio.
Trave a saída de gás
Seja gás encanado ou botijão, é imprescindível o uso de trava de segurança a fim de evitar vazamentos que possam terminar em explosões. Imagine ter a viagem interrompida com o aviso de que sua casa foi toda destruída por consequência de um descuido!
Esvazie a geladeira
Antes de viajar, consuma todos os alimentos que estragam rápido: frutas, frios, carnes e derivados do leite. Você não vai querer se deparar com a geladeira cheia de bolor quando voltar para casa, vai?
Retire o lixo
Informe-se sobre os horários de coleta de lixo na sua rua e esvazie todas as lixeiras antes de viajar. O acúmulo de detritos atrai ratos, pombos, baratas e moscas, animais disseminadores de doenças graves, que vão desde leptospirose até febre tifoide.
Evite o acúmulo de água
Ainda falando sobre transmissores de doenças, não podemos nos esquecer dos mosquitos e pernilongos, vetores de enfermidades de alta gravidade como dengue, febre amarela, leishmaniose, zika e chikungunya.
Os cuidados básicos para evitar esses problemas todo mundo sabe de cor, mas não custa reforçar: mantenha a caixa d’água fechada; não deixe água acumulando em pneus e garrafas; coloque areia nos pratinhos dos vasos de plantas; jogue sal nos ralinhos de esgoto e tampe-os com telas; esvazie a sua piscina se for passar muitos dias longe de casa.
Coloque as contas em débito automático
Caso for fazer uma viagem longa, coloque as contas de água, gás, luz, telefone e internet em débito automático, evitando dessa maneira que elas caiam no esquecimento e dívidas se acumulem. As faturas serão pagas na data de vencimento automaticamente, desde que haja saldo suficiente em sua conta bancária.
Pense nos animais de estimação
Se decidir deixar os animais de estimação em casa, peça a alguém de confiança que cuide deles para você, repondo a ração, trocando a areia e medicando-os quando for necessário. Se ao contrário disso você optar por viajar com os pets, certifique-se de ter comprado alimentos e produtos de higiene suficientes para toda a viagem. Não sem antes verificar se o hotel ou pousada em que estará hospedado aceitará os seus bichinhos de estimação como hóspedes também.
Existem algumas medidas obrigatórias que precisam ser tomadas antes de uma viagem com animais de estimação, tais como: vacinas, vermifugação, caixa de transporte em tamanho adequado, entre outros pormenores que você pode conferir no artigo que escrevemos sobre esse assunto.
Não faça alarde nas redes sociais
Com a popularização das redes sociais, criou-se uma urgência em divulgar todos os acontecimentos em tempo real, facilitando a ação de bandidos e colocando a vida de toda a família em risco.
Não pense que tendo um perfil fechado para amigos você estará a salvo. Você realmente conhece e confia em todo mundo que está na sua lista de seguidores? Pois é, nós também não.
Esconda objetos de valor
Todas as medidas de segurança já foram tomadas, porém nem assim devemos descartar o risco, ainda que remoto, de sermos surpreendidos por criminosos. Para minimizar os prejuízos, esconda joias, notebooks, câmeras fotográficas e demais objetos valiosos. Se houver alguma pessoa da sua extrema confiança, peça para deixar esses pertences na casa dela durante o período em que você estiver ausente.
Deixe as chaves com alguém de confiança
Se a sua viagem for longa, deixe uma cópia das chaves com alguém de confiança e peça para essa pessoa recolher as correspondências da porta ou da caixinha de correios para afastar quaisquer evidências de que o imóvel está vazio.
Essas foram algumas dicas para manter a sua casa protegida durante uma viagem. Você tem algo a acrescentar? Escreva na caixa de comentários.
Boa viagem!