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Cerveja artesanal mais lembrada já se destaca em diversos festivais no mundo

antuerpia
Com dez anos de existência, marca possui capacidade produtiva para 200 mil litros dos mais diversos estilos de cerveja (Foto: Divulgação)
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A Antuérpia foi a cerveja artesanal mais lembrada pelos entrevistados nesta edição do Top of Mind. Com dez anos de existência, a marca, que possui uma capacidade produtiva para 200 mil litros dos mais diversos estilos de cerveja, comemora a premiação, tendo sido lembrada por 47,9% dos entrevistados. “Receber o prêmio Top of Mind é a certificação de que todo o trabalho que fazemos está sendo reconhecido por quem mais importa para nós, o nosso público”, destaca o diretor comercial Saulo Oliveira, que também está comemorando uma recente premiação internacional, conquistada em agosto deste ano.

A Antuérpia foi agraciada com títulos em duas categorias do World Beer Awards, realizado no Reino Unido e considerado como a maior honraria anual do setor. Em outros prêmios, a Nikita Cherry Hickey, uma variedade completamente autoral, foi a grande campeã como Cerveja Especial Experimental; já a Quintal Jabuticaba levou o bronze como Cerveja Saborizada de Frutas e Vegetais.

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Quando a cerveja começou a ser produzida, o objetivo era apenas atender o restaurante da família, mas a ideia de Célio e Saulo Oliveira, pai e filho, se expandiu, porque ambos buscavam uma cerveja artesanal única, com estilos e personalidades marcantes. O nome escolhido veio depois que Célio e Saulo abriram e degustaram uma Antwaarpse Pale Ale, cerveja da região belga de Antuérpia. Nascia ali a marca mineira, hoje já premiada em diversos lugares. São 22 rótulos e 17 premiações em festivais importantes como World Beer Awards, Mondial de La Bière e Copa Cervezas de Americas. As receitas são divididas em três linhas: tradicional, livre e limitada. E a criação é do mestre-cervejeiro Giancarlo Vitale e do cervejeiro João Cleber Gonçalves, que chegam ao sabor final após conversas com a equipe da cervejaria.

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Aberta em Juiz de Fora (MG) e com fábrica localizada no município de Matias Barbosa, a Antuérpia se destaca hoje no mercado de cervejas especiais em nível nacional. A supervisora de marketing Luiza Quinet afirma que “a variedade, qualidade, experiência e os profissionais são o grande diferencial da marca.” Para ela, o fato de o trabalho estar sendo reconhecido em grandes concursos nacionais e internacionais também gera boa visibilidade.

Sobre as estratégias para que a Antuérpia seja a cerveja artesanal mais lembrada no mercado juiz-forano, Luiza Quinet diz: “Criamos estratégias que vão além da divulgação do produto. Entendemos que marcas devem estar inseridas em um contexto maior de experiências. Para proporcionar essa prática, criamos eventos, apoiamos shows e eventos que dialogam com o nosso universo. Isso faz com que a Antuérpia se comunique com o público por diferentes caminhos.”

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Entre os rótulos, estão opções bem abrangentes como: Premium Lager,Weissbier, Munich Dunkel, Irish Red Ale, Belgian Tripel e American IPA, além dos estilos Berliner Weisse,Vienna Lager,Russian Imperial Stout, Witbier, BarleyWine, NE IPA e NE APA, Catharina Sour e cervejas sazonais como as Wood-Aged Beers. A Antuérpia tem 70% do seu potencial produtivo dedicado aos rótulos próprios (140 mil litros/mês), sendo o restante usado pelas principais marcas ciganas do Rio.

JF é polo respeitado no cenário nacional da cerveja

Saulo Oliveira e Luiza Quinet ressaltam que 90% das ações de marketing da Antuérpia são voltadas para Juiz de Fora. “Nascemos aqui e temos muito orgulho de levar Juiz de Fora conosco para todas as regiões que atendemos.” Ambos lembram que o mercado local está em constante evolução, com excelentes players e “só quem tem a ganhar com isso são os juiz-foranos. Sem dúvidas, já somos um polo admirado e respeitado no cenário nacional da cerveja.”

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Em relação à economia local, Saulo lembra os empregos diretos e indiretos gerados pela empresa, que ajuda a movimentar diversos setores da economia da cidade, fortalecendo ainda mais o polo cervejeiro local. E o diretor comercial faz planos de expansão. “Nosso planejamento estratégico contempla um aumento de 200% na capacidade de produção para os próximos dois anos”. Hoje, além de Minas Gerais, a cerveja pode ser encontrada em cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.

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