O Inbound Marketing é um termo que surgiu a partir do momento em que se notou como a antiga metodologia de marketing já não iria mais funcionar tão bem com tantos avanços tecnológicos.
Não muito longe dos dias atuais, o marketing era algo que interrompia o espectador, público-alvo analisado de acordo com a programação do canal escolhido para sua veiculação de campanhas.
O Inbound Marketing chegou para reverter essa situação deixando o consumidor livre para escolher o que deseja, principalmente com relação ao conteúdo a ser absorvido.
Por meio de uma escolha assertiva de conteúdos relevantes que agregam conhecimento, os potenciais clientes chegarão ao seu site livremente por meio de pesquisas ou devido ao fato de ter sido atingido de maneira relevante.
Nada no Inbound Marketing é feito sem uma análise prévia, sem um estudo de vários elementos e práticas que compõem o mundo do seu lead.
Com as Metodologias do Inbound é possível se embasar em métricas para obter os indicadores de performance, ferramentas que levarão sua empresa a atingir os resultados esperados.
A jornada do Inbound Marketing
Além da Jornada de Compras e da Criação de Buyer Personas (personagens fictícios baseados em dados reais dos seus possíveis clientes) existem quatro etapas pelas quais passa a Metodologia Inbound: atrair, converter, fechar e encantar.
Atrair
Na fase de atração, pessoas estranhas precisam ser atraídas para o seu site através de ferramentas como blog, SEO, palavras-chave e mídias sociais. Por isso, a produção de conteúdos relevantes, de acordo com o seu público-alvo – buyer persona, é de extrema importância, independente do canal escolhido para a comunicação.
Você precisa chamar a atenção dos seus futuros clientes de forma espontânea, lembre-se disso.
Saiba mais sobre as etapas da jornada de compra no post “Funil de Vendas: produza o conteúdo certo para cada etapa”.
Converter
A partir do momento em que essas pessoas foram fisgadas, é necessário convertê-las em leads qualificados, oferecendo materiais de qualidade, como e-Books, whitepapers, dentre outros, o que chamamos de conteúdo rico.
Todos esses materiais serão trocados por informações, como seus e-mails. Ofereça landing pages como atrativos para os prospects e chame-os para a ação por meio de um CTA – Call to Action do inglês e chamada para ação em português. Isso também faz parte do processo.
Para saber mais sobre geração de leads, leia o case “Como gerar 3000 leads em 5 dias”
Fechar
Quando as informações mais relevantes do seu lead jáestiverem em suas mãos, chegou a hora de transformá-los em clientes. Esse pode ser o passo mais importante para sua empresa, mas sem todos os outros, a probabilidade de chegar até aqui seria muito menor.
Ferramentas como um e-mail marketing para levar seus leads à conteúdos exclusivos, CRM, workflows, dentre outros, são essenciais para atingir suas metas. Criar um vínculo com o cliente por meio do acompanhamento da sua compra também agrega valor ao relacionamento que você deseja/precisa manter.
Para saber mais sobre como engajar clientes, veja o post “Email Marketing: qual o tipo ideal para a minha estratégia?”
Encantar
Depois que a venda é concluída, o trabalho não acaba. Os clientes podem ser incríveis promotores dos seus produtos/serviços. As divulgações espontâneas fazem com que estranhos conheçam sua marca, começando novamente o ciclo da metodologia aplicada pelo Inbound.
Faça com que seu cliente lembre-se sempre de você por meio da produção de conteúdos exclusivos e dê valor para eles.
Além disso, analise todo o esforço aplicado e como novas estratégias poderão ser implementadas, isso é fator crucial para obter sucessonas vendas. Conheça mais sobre as táticas do Inbound Marketingatravés do post:“4 táticas matadoras para o planejamento de Inbound Marketing”.
As métricas do Inbound Marketing tem muito mais valor
Só de conseguir atrair os clientes de forma passiva, o Inbound já está um passo à frente, destacando-se de qualquer outro tipo de Marketing. Isso faz com que a atenção dos profissionais das agências de marketing digital de alta performance esteja focada nas métricas a serem analisadas.
Com a utilização de inúmeras ferramentas, estatísticas e números se tornam mais precisos e confiáveis, sendo assim, todo o processo fica bem mais fácil de ser mensurado. As agências têm acesso à quantidade de pessoas que abriram determinado e-mail, baixaram algum e-Book ou tiveram algum tipo de interação com o conteúdo disponibilizado.
A gerência desses dados e o acompanhamento dos principaisindicadores é a chave para o sucesso de determinada campanha e também da empresa. Conheça alguns deles em: “O que são KPI’s e porque eles são essenciais para sua empresa”.
Ter em mente que é necessário começar uma nova campanha, commetas e objetivos claramente definidos, abre as portas para a mensuração, isso fará com que seus resultados sejam satisfatórios. Com um bom plano de métricas, ficará muito mais fácil controlar a jornada de compra do seu lead.
Acompanhe nossas postagens e tenha sempre novas informações para resultados surpreendentes.
Até breve!