Os anúncios para Facebook atingem milhares de pessoas, e investimentos podem ser analisados somente de acordo com seus resultados, garantindo assim, confiança e segurança para sua empresa.
Para aumentar o alcance das publicações do Facebook e atingir sua buyer persona, é necessário que você faça uso de publicações pagas. Uma vez que não há o patrocínio, o alcance é de apenas cerca de 15%, dependendo da forma como o conteúdo é colocado. Para saber mais sobre o momento ideal de investir nessa plataforma, leia o post Quando a minha empresa deve anunciar nas redes sociais?.
Para começar qualquer campanha de anúncios no Facebook, é necessário planejar. Para isso, nada melhor do que entender seu público e seu comportamento de consumo. Não se preocupe com o tempo gasto nessa etapa, dedique um tempo especial para ela. Afinal, as melhores campanhas de Facebook começam com caneta e papel.
Eis que surgem algumas dúvidas, tais como: como fazer, que conteúdo explorar, qual será a taxa de retorno ou se o dinheiro está sendo gasto à toa. Calma! O inbound marketing responde todas essas questões na ponta da língua, ou melhor, do teclado.
Dessa forma, é possível que seu anúncio seja criado com foco total no objetivo de determinada campanha, baseando-se na sua pesquisa prévia de persona e em suas metas de marketing.
Além disso, pode-se estipular um gasto máximo, para que o orçamento de determinada ação não seja extrapolado. Isso possibilita gastar até um pouco menos do que em outras ferramentas, observando sempre se o resultado será o esperado, fazendo com que os investimentos aumentem ao longo do período de inserção na plataforma.
A partir da veiculação das campanhas, é necessário a aplicação de análises das métricas para que seja comprovado como os investimentos estão sendo aplicados e sua forma de retorno.
Sendo assim, é possível investir mais em ações que foram melhores sucedidas, bem como analisar as que não proporcionaram resultados relevantes, possibilitando mudanças e otimizações antes do fechamento da campanha.
Como melhorar os resultados no Facebook
É necessário que algumas variáveis sejam estudadas, tais como: imagem, texto, botões de CTA, interesses e localização do anúncio.
Sendo assim, será possível avaliar a performance de cada detalhe em particular, objetivando melhorias ou conservando tudo aquilo que gerou os melhores resultados.
Aprofundando um pouco em tais variáveis, podemos afirmar que as imagens causam o primeiro impacto no seu público, são elas que fazem com que o anúncio seja lido ou não, pois é através da imagem que a atenção é fixada, gerando interesse para o clique.
Existem algumas metodologias que podem ser aplicadas, claro que tudo isso de acordo com a sua persona. Para anúncios de produtos, por exemplo, geralmente são as imagens ambientadas que geram mais retorno do que apenas o uso do utensílio em si.
Já os textos são divididos em três partes:
Headline
Frase de até 25 caracteres colocada logo após a imagem, que seja atraente e incentive o público a querer saber mais sobre o assunto tratado. Neste momento o ideal é chamar o lead para a ação através de um “call to action”, tais como: confira agora, saiba mais ou assista.
Corpo do texto
Explore sobre o assunto, o que você quer que o seu lead saiba? Mantenha-se sempre objetivo e com ideias claras, pois isso garante que seu público irá entender a mensagem que está sendo passada.
Botões de CTA
Utilizar de uma chamada para ação induz seu lead a realizar o que está sendo estipulado. Além de ser possível mensurar a eficiência do call to action, possibilitando a análise dos resultados conseguidos.
Você também pode aplicar as características do sua persona para conseguir atingir suas metas. De acordo com a segmentação do Facebook Ads, seus anúncios poderão ser baseados em: interesses listados, atividades, educação e cargos, páginas que as pessoas curtem, aplicativos vinculados à conta e grupos que participam.
Crie anúncios o mais próximos possíveis da sua persona, o Facebook possui rolagem rápida e é preciso acertar na primeira vez em que você for visto. Só assim seus leads em potencial enxergarão sua marca, se ela for capaz de chamar atenção para aquilo que eles mais desejam.
Se você já entendeu que sua empresa deve anunciar nas redes sociais, confira também o nosso ebook “Links Patrocinados em 5 Minutos!”essa exposição fará com que sua organização seja vista, lembrada e quem sabe não a transforme em um top of mind.