Se você ainda não usa o Google Analytics, pode estar perdendo diversas oportunidades de melhorar o desempenho do seu site, entender melhor o comportamento do seu público alvo e assim converter mais ações de acordo com a sua estratégia.
O Google Analytics é um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog. Seu principal objetivo é entender e monitorar como os usuários se comportam durante o tempo que estão navegando no seu site e é essencialmente vital para sua estratégia de marketing.
Se você não tem esses dados ou não possui esse código instalado em seu site, está na hora de criar sua conta na ferramenta e começar a utilizá-la. Aqui tem um passo a passo de como criar sua conta e instalar o código.
Mas antes, termine de ler o post e entenda um pouco mais sobre essa ferramenta!
Qual a importância do Google Analytics?
Você só pode gerenciar aquilo que pode medir. Essa teoria da administração moderna também é uma premissa para a gestão de desempenho do seu website. Através do GA (como também é conhecido o Google Analytics) você pode entender todas as informações de comportamento do usuário em seu site e com isso, traçar as melhores estratégias de divulgação para gerar o máximo de resultados.
Uma das principais funções do Google Analytics é o monitoramento de tráfego. Indispensável atualmente para qualquer gestão de negócios na internet.
Fiz um post falando sobre atração de tráfego para o seu site. Para ler o post, clique no link abaixo.
Saiba como atrair tráfego para seu site nesse post.
Principais dimensões e métricas do GA
Página inicial
A página inicial é um resumo dos sinais vitais do seu site. Você pode usá-la apenas como um monitor de saúde e consultar a página periodicamente para saber se tudo está se comportando conforme o esperado.
Você também pode usá-la como um ponto de partida inicial para investigações mais profundas sobre as estratégias de marketing digital que estão gerando mais tráfego para o seu site.
Por exemplo, se você está veiculando uma campanha digital no Facebook e no Google Adwords, pode esperar um aumento constante no número de acessos ao seu site dentro desse período da campanha. Isso você pode notar nos picos de acesso do gráfico abaixo.
A linha de cards superior mostra:
- O tráfego e as conversões gerais (usuários, receita, taxa de conversões e sessões).
- O volume de usuários por dia e hora. Passe o cursor sobre uma célula para ver o número exato de usuários em determinada hora.
- O número de usuários no seu site no momento e quais páginas eles estão visualizando.
Público alvo – visão geral
Este é o relatório geral, ele dá uma ideia resumida dos principais indicadores de desempenho do seu website. Rapidamente você vai conseguir entender o total de acessos, tempo de permanência do usuário no site, quantidade de páginas visitadas, entre outros. Atenção: é muito importante que você selecione o período de análise no canto superior direito do seu painel administrativo.
Sessões
Uma sessão é um conjunto de ações que os usuários executam dentro do seu site ou blog. Um usuário pode abrir várias sessões ao longo de um dia, semana ou mês. Toda vez que um usuário acessa o site ele abre 1 sessão.
Usuários
A quantidade de usuários que acessaram o seu site é contabilizada apenas uma única vez. Mesmo que ele acesse o seu site 5 vezes ao mês, ele é contabilizado apenas uma única vez nesse campo.
Visualizações de página
Visualizações de página (ou pageviews) mostra o total de páginas que foram visitadas em seu site.
Página / sessão
Apresenta a média de páginas que são visitadas durante cada sessão do seu site e quantas páginas em média um usuário navega em seu site.
Duração média da sessão
Essa métrica diz o tempo médio que os usuários navegam em seu site.
Taxa de Rejeição (Bounce Rate)
Taxa de rejeição mostra a porcentagem de pessoas que acessaram uma página e não interagiram com ela. Eles entraram e saíram sem navegar pelo site.
Porcentagem de novas sessões
Mostra a capacidade do seu site de atrair novos visitantes que abrem novas sessões no site.
Com o conhecimento desses dados de público alvo, você já consegue visualizar quantas pessoas acessam o seu site, quanto tempo elas ficam navegando e quantas páginas visualizam em média cada vez que fazem um acesso.
Agora vou deixar uma dica bônus pra você nesse post: fique sempre atento a origem do seu tráfego!
Como eu sei os canais que estão originando o tráfego para o meu site?
Isso é extremamente importante para que você possa tomar decisões sobre onde investir mais dinheiro e quais estratégias de marketing digital estão gerando mais resultados.
Origens de tráfego
Os usuários podem chegar ao seu site de diversas maneiras. Através de uma notícia compartilhada no facebook, um anúncio que você está fazendo em um site de notícias ou uma matéria de um blog, por exemplo.
Para chegar nesse relatório siga esses passos : Clique em aquisição > todo o tráfego > canais.
Você irá visualizar a tela abaixo:
Agora você precisa entender o que significa cada origem de tráfego para que possa fazer uma leitura correta do seu site:
– Tráfego Direto: são as pessoas que acessam digitando o endereço do seu site diretamente na barra de navegação.
– Busca Orgânica: visitas que foram originadas de cliques nos links dos resultados de pesquisa do Google.
– Tráfego de referência (referral): mostra todos os sites de terceiros que levaram visitantes para seu site.
– Tráfego pago: são cliques que vieram de campanhas do Google Adwords rede de pesquisa.
– Social: mostra o desempenho dos acessos vindos das redes sociais, seja cliques em publicações orgânicas ou cliques em campanhas patrocinadas.
– Email: tráfego oriundo das campanhas de email marketing.
– Display: cliques nas campanhas de Google Adwords na rede de display (banners).
– Other : tráfego que o Google não conseguiu entender a origem.
Importante entender que o relatório de canais mostra apenas os resultados de ações que estão gerando tráfego para o seu site. Não necessariamente você terá todos esses canais descritos em seu relatório, a menos que esteja utilizando todas essas estratégias de marketing digital.
Por isso, quanto mais estratégias você estiver utilizando, mais tráfego vai gerar em seu site e consequentemente, mais resultados.
Eu fiz um outro post que vai te ajudar a complementar esse assunto. Clique no link abaixo e aprenda um pouco mais.
Como identificar a origem de tráfego do seu site.
Agora que você já sabe o que é Google Analytics e qual sua importância, não perca mais tempo e passe a usar essa ferramenta hoje mesmo em seu site. Ficou com alguma dúvida? Envie um email para duvidas@grupoemidia.com que conversamos melhor.
Até o próximo post!