Com o uso cada vez mais intenso da internet como balizador na hora de se comprar produtos e serviços, anunciar pelo Google Adwords tem se tornado uma eficiente maneira de fazer publicidade. Neste post do blog On Marketing, organizamos um pequeno guia para iniciantes em Google Adwords:
Onde eu vejo os anúncios no Google Adwords
Os anúncios patrocinados no Google aparecem no alto da tela, logo abaixo do campo de pesquisa e acima dos sites que foram ranqueados organicamente, na chamada página de resultados, com uma marca amarela escrita anúncio. Além desta localização, os anúncios também aparecem na parte direita da página de resultados, em um formato mais resumido que vamos tratar nesse guia rápido. Veja um exemplo de página de resultados para a busca “telhas de aço”:
Como o Google escolhe os anúncios que aparecerão no topo?
Os anúncios do Google funcionam em formato de leilão, onde o valor máximo que o anunciante está disposto a pagar por clique para o seu site influencia no ranqueamento dos anúncios. Porém, a missão do Google é fornecer a seus usuários resultados relevantes para as pesquisas realizadas. Por isso, não é só o anunciante que está disposto a pagar mais que leva a melhor posição.
Outros fatores que influenciam o ranqueamento são a qualidade do texto do anúncio, a qualidade da página de destino (ou seja, a página que o usuário caiu ao clicar no seu anúncio) e o tempo de permanência do usuário no seu site. Ou seja, se o seu anúncio ajudou o usuário a encontrar o que ele precisava, ele é relevante e por isso você pode aparecer no topo ou em posições melhores mesmo pagando menos que seus concorrentes.
Quanto custa anunciar no Google?
Aqui é importante frisar que não há um valor mínimo de investimento que a ferramenta exige para começar. Os resultados do seu anúncio estão atrelados a quanto você está disposto a pagar por clique mais a concorrência das palavras-chave para as quais você deseja aparecer. Quanto maior a concorrência da palavra, mais alto será o valor cobrado no clique e mais rápido será gasto o seu orçamento.
Por exemplo, se você cadastrou um anúncio cujo clique custava R$1,00 e você determinou um orçamento diário de R$10,00, sua campanha deixará de ser exibida quando atingir dez cliques em anúncios. Se o volume de buscas pelo termo que ativa o seu anúncio for grande, dez cliques se esgotarão muito rápido.
A partir da análise da concorrência das palavras-chave que ativam o seu anúncio, você poder fazer uma estimativa do retorno que poderá obter com o seu investimento. Na hora de configurar sua campanha você deve dizer ao Google qual é seu orçamento diário e o valor máximo que você está disposto a gastar com cliques.
Extra: Como aplicar palavras chaves em sua campanha
As palavras-chave que você cadastra correspondem ao termo que o usuário digita na hora de fazer a pesquisa. Se ele digitou um termo igual ou semelhante à sua palavra, seu anúncio poderá ser exibido. A escolha dessas palavras precisa ser muito bem feita pois elas determinam se o seu anúncio será exibido para o público certo no momento certo. Você precisa ter certeza de que, ao aparecer nesses resultados, o anúncio estará sendo exibido para pessoas que se interessam por ele e estão buscando, naquele momento, soluções para os problemas que o seu produto ou serviço ajudam a resolver.
Na hora de cadastrar as palavras-chave você pode determinar o grau de semelhança delas com o termo de busca digitado pelo usuário. É o que o Google chama de “Correncpondência”. Ela pode ser de 5 tipos:
A. Correspondência Ampla : Aciona o anúncio para o usuário que fez uma consulta que inclui qualquer uma das palavras chaves cadastradas na sua base, bem como sinônimos e plurais, dentre outras variações
B. +Modificador de correspondência ampla: Os anúncios podem ser exibidos em pesquisas que contenham o termo modificado (ou as suas variações modificadas, mas não seus sinônimos) não importando a ordem. Suponhamos que modificamos a correspondência ampla para as palavras +jaquetas e +masculinas. Desta forma, seu site poderá ser encontrado por quem busca por “jaquetas para homens’’.
C. “Correspondência de frase”: Aciona o anúncio para o usuário que fez uma consulta que inclui palavras na ordem que você colocou, assim como palavras adicionais. Deve ser cadastrado entre aspas. Dessa forma, ao cadastrar “mouse de computador” pode desencadear mouse sem fio, mas não puxará para mouse wireless por exemplo.
D. [Correspondência exata] : Como o próprio nome diz, aciona o anúncio para o usuário que faz uma consulta que inclui exatamente a palavra chave desejada, como por exemplo [ pizza de calabresa].
E. -Correspondência negativa- : Os anúncios podem ser exibidos nas pesquisas em que o termo escolhido não aparaça. Suponhamos que nossa palavra chave seja “chapéu panamá”. Pode-se negativar o termo -femininos- para afastar a pesquisa em chapéus femininos.
Agora pense nos objetivos do seu planejamento e veja a possibilidade de utilizar a correspondência ideal para o seu produto ou serviço. Qual deles seria mais efetivo para você alcançar os resultados esperados?
Para os iniciantes em Google Adwords e que ainda não possuem domínio completo sobre seu mercado, recomenda-se utilizar menos palavras chaves e focar na correspondência ampla, para assim você ter uma ideia do que as pessoas têm pesquisado na internet. Mas tome cuidado com os riscos da correspondência ampla: ela pode atrair muitos usuários aleatórios para seu site, o que não é desejável. O importante é sempre acompanhar de perto os resultados da sua campanha de anúncios e verificar como refinar as palavras-chave para trazer apenas a audiência qualificada.
Para um mercado muito competitivo, quanto mais específico for o seu termo de busca, melhor, uma vez que você precisa se diferenciar da concorrência. Nesse caso, aposte na correnpondência exata de palavras!
Dicas importantes
1) Use textos de anúncios simples e atraentes: ressalte a qualidade do seu produto e dê um foco no preço e condições de pagamento. Isso chama atenção do usuário
2) Use frases com apelo de venda: “Faça orçamento grátis”, “Divida em até 6x” são bons exemplos aqui. Mas cuidado para não exagerar!
3) Escolha palavras chaves bem segmentadas: Quanto mais direcionada for a sua palavra chave melhor. A palavra “delivery” por exemplo é muito ampla, ao passo que “delivery de comida saudável” ou ainda “delivery de comida sem glúten” são mais focados. Lembre-se de cadastrar as variações do termo e até gírias.
4) Utilize a sua palavra-chave no título do anúncio, pois isso o tornará mais relevante para o Google.
5) Use a segmentação de grupos de anúncios para tipos de palavras chave diferentes. Exemplo: não crie um grupo de anúncios para eletrodomésticos, mas sim um para câmeras digitais, outro para TV, outro para geladeira e assim por diante.
Este foi nosso guia rápido sobre como utilizar o Google Adwords. Se você quer se aprofundar ainda mais neste conteúdo, veja nosso E-book: links patrocinados em 5 minutos.