Instituições de Ensino Superior que trabalham periodicamente com matrículas online precisam mensurar com qualidade os resultados de suas campanhas. Isso é fundamental para avaliar se a campanha tem atingido os resultados esperados ou não. Sendo assim, é necessário procurar por ferramentas viáveis que permitam uma boa análise desse processo.
Das disponíveis, as ferramentas mais recomendadas são as oferecidas pelo Google, o principal recurso utilizado por internautas e que garante maior eficácia na medição de resultados. Por isso, no post de hoje você vai ver como ferramentas como o Google AdWords e o Analytics podem ser úteis na sua campanha.
Dicas de Google AdWords
Se a ideia é captar alunos, conte com o Google AdWords. Com ele é possível colocar a sua empresa em toda a rede de pesquisa do Google e garantir visibilidade. Além disso, o buscador possui o diferencial de segmentar sua campanha com eficiência, direcionando seus anúncios para quem realmente tem interesse em fazer a matrícula em alguma faculdade.
Do ponto de vista prático, é possível fazer uma análise detalhada de cada pessoa inscrita, a partir de determinado anúncio, permitindo ao analista medir se os anúncios estão obtendo retorno em matrículas ou não.
Insira o código de Conversão para medir os resultados de seu investimento em AdWords na sua campanha. Para isso, basta ir ao menu Ferramentas em sua conta de AdWords, entrar em Conversões e gerar a Tag de conversão. Por fim, insira essa Tag na página de confirmação da inscrição. Pronto, assim você tem como mensurar os resultados com efetividade.
Para facilitar esse processo, procure trabalhar com fichas de inscrição que permitam a inclusão de códigos adaptados à pesquisa do Google. Assim, você poderá analisar o desempenho de cada anúncio individualmente.
Além disso, crie sempre campanhas de pesquisa bem focadas, separadas de acordo com o tipo de serviço que sua instituição pode oferecer.
Dicas de Google Analytics
Outra dica interessante é usar o Analytics, ferramenta que mede o retorno sobre o seu site. Quando você tem em mãos os dados da sua campanha, pode trabalhar com foco nas inscrições não realizadas, sendo possível comparar a quantidade de inscritos no vestibular com o número de acessos da sua ficha. Isso te permite avaliar, por exemplo, se é especificamente nessa etapa que as pessoas estão desistindo da matrícula.
Um recurso válido e muito recomendado é vincular a sua conta do AdWords ao Google Analytics. Isso permite ter uma visão mais completa em relação ao comportamento de seu cliente, revelando acesso a cliques, impressões de anúncios, conversões, entre outras ações.
É possível usar as informações do Google Analytics para melhorar o desempenho de suas campanhas do Google AdWords e obter melhores resultados. Tudo isso de maneira fácil e prática, através do assistente de vinculação oferecido pelo próprio Google.
Você tem as ferramentas, desenvolva a estratégia
Mais do que cuidar da qualidade do ensino, é preciso ter uma boa estratégia digital para alcançar pessoas interessadas no serviço que você pretende oferecer.
Sendo assim, campanhas de mídia paga feitas pelas instituições de ensino podem obter muito mais retorno se a estratégia for bem traçada previamente e fizer uso de recursos capazes de dinamizar o desempenho dessa campanha em ambiente online. Para isso, ferramentas como AdWords e Analytics podem ser diferenciais!
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E então? Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente no post e contribua com seu feedback! Estamos aqui para te ajudar a sanar dúvidas e alcançar cada vez mais sucesso na sua instituição de ensino!
Até breve!