Antes de tantas segmentações de mercado, era muito mais fácil produzir conteúdo e atingir seu público-alvo, mas isso nunca foi o suficiente para que eles se convertessem em leads qualificados. Os clientes atuais precisam de mais.
Saiba mais em “Entenda o comportamento do consumidor moderno”.
Hoje em dia, existem inúmeros canais de distribuição de informações, fazendo com que os nichos sejam cada vez mais específicos, estando agrupados por características semelhantes de consumo, identidade, geolocalização, dentre outras formas de se dividirem.
Para que as campanhas consigam chegar o mais próximo possível do seu público alvo, o inbound marketing trabalha com uma estratégia bastante eficiente na hora de produzir e compartilhar conteúdo, levando informações relevantes para cada etapa em que seus possíveis clientes se encontram. Tudo isso pode ser feito dentro do funil de marketing e vendas.
O funil de marketing e vendas deve estar presente no seu negócio
O primeiro passo a ser destacado, para um funil bem aplicado, é que há a necessidade de que cada etapa seja analisada. De nada adianta obter informações relevantes sobre o seu cliente, se você não souber analisar os resultados, métodos e passos específicos para cada degrau dessa jornada. Detalhes nunca foram tão preciosos.
Conseguir acompanhar desde o descobrimento da sua marca até o processo final de compra, quando o consumidor obtém a certeza de que seus problemas/questionamentos poderão ser solucionados através do produto/serviço disponibilizados à eles, é extremamente valioso.
Trabalhar com estratégias é fator crucial para se obter os melhores resultados nos dias atuais, uma vez que os concorrentes se encontram à espreita em cada esquina, rede social ou site. Por isso, é necessário trabalhar bastante o seu planejamento.
Saiba mais em: 4 táticas matadoras para o planejamento de Inbound marketing.
É preciso entregar ao cliente o que ele espera, deseja ou até mesmo superar suas expectativas. Muitas vezes seu lead não tem certeza do que ele precisa, ou sequer sabe o problema/necessidade que está enfrentando em determinado momento, é preciso fazer com que ele enxergue as oportunidades.
O funil de marketing e vendas possui três fases distintas: topo, meio e fundo. Sendo que seus leads podem seguir o padrão de topo para o fundo, mas não necessariamente seguir essa ordem. Vale lembrar que eles também podem migrar entre as fases, voltando e avançando de acordo com as suas necessidades/objetivos atingidos ou não.
As etapas do funil de marketing e vendas
Como citamos, no inbound marketing, existem três etapas no funil de marketing e vendas, iremos detalhar um pouco mais cada uma das fases para que sua compreensão possa gerar resultados cada vez mais surpreendentes para suas campanhas. Confira:
Topo de funil
É aqui que a atração começa. Os visitantes muitas vezes não conhecem suas necessidades, problemas ou sequer sabem o que estão buscando, por isso, dentro do inbound marketing, a consideramos como fase de conscientização.
O objetivo é atrair visitantes, aumentando assim, o fluxo na sua página, fazendo com que, posteriormente, um maior número de leads possa ser qualificado.
Uma boa forma de abordar os conteúdos de topo funil é oferecendo aos seus visitantes conteúdos amplos, sem especificações da marca, ou sem querer “vender seu peixe” antes que eles estejam capacitados para aceitar que a sua marca, serviço ou produto pode fazer algo por eles.
Saiba como atingir seus consumidores através do “Funil de Vendas: produza o conteúdo certo para cada etapa”.
Meio de funil
Seus visitantes forneceram dados pessoais em troca de obter mais conteúdo? Parabéns! Sua estratégia avançou uma casa juntamente com seu visitante, e é aí que ele se torna um prospect ou lead. Ao permitir uma maior interação, ocorre uma aproximação entre vocês, permitindo que conteúdos sobre a marca sejam incorporados ao que está sendo ofertado.
Ele já sabe que possui algum tipo de problema ou questão a ser resolvida, apenas ainda não está convicto de que a sua marca/serviço será a melhor escolha. Faça-o ter certeza!
Através da captura de mais dados sobre seu cliente em potencial, é possível que a comunicação se torne cada vez mais assertiva, uma vez que ele poderá ser tratado de maneira bem segmentada.
Fundo de funil
Você está sendo avaliado, então, dê o melhor da sua empresa ao seu lead. É nessa hora que ele pode estar comparando seus produtos/serviços de forma mais minuciosa, logo, qualquer detalhe será fator decisivo para sua escolha.
Esse é o momento da realização da compra, onde o seu lead passa a ser seu real cliente. Pense em conteúdos que tenham um alto poder de persuasão, que façam com que eles tenham absoluta certeza de que estão fazendo a melhor escolha para resolver seus problemas e atender suas necessidades.
Aposte em cada etapa do seu funil de marketing e vendas e alcance os objetivos das suas estratégias.
Ficou com alguma dúvida ou tem alguma pergunta pra mim? Envie um email para duvidas@grupoemidia.com que conversamos melhor.
Até o próximo post!