Com uma ampla possibilidade ao alcance das mãos, ou melhor, dos cliques, os clientes da atualidade transformaram a forma de consumo. É muito mais fácil adquirir informações sobre os produtos/serviços a serem oferecidos, bem como comparar as infinitas possibilidades que os concorrentes diretos e indiretos ofertam.
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Ter um diferencial é peça fundamental para que o sucesso seja alcançado e as metas atingidas. Seus leads exigem que conteúdos de qualidade possam ser acessados a qualquer hora e em qualquer lugar e, além disso, precisam que seus problemas e necessidades sejam 100% solucionados.
Mas suas personas precisam passar por diferentes fases dentro de etapas que, no inbound marketing, denominamos de funil de vendas. É necessário respeitar o tempo deles e caminhar lado a lado até chegar à última fase: a efetivação da compra.
O que é o funil de marketing e vendas?
O funil de marketing e vendas nada mais é do que uma metodologia utilizada pelo inbound marketing para gerar leads, cativando-os até o momento em que eles se tornam clientes em potencial e possíveis divulgadores da marca.
É uma jornada pelo qual todos os seus clientes irão passar, conhecendo a sua empresa, os benefícios oferecidos, além de educar todos os leads para que saibam que seus produtos/serviços são a melhor solução para o que eles estão buscando.
Divulgar sua marca em qualquer ambiente já não funciona mais como o antigo marketing. As pessoas não querem ser encontradas, elas veem a necessidade de buscar a informação e até mesmo de compartilhá-las. Além disso, com a análise minuciosa das suas personas, é muito mais fácil e econômico investir nos canais em que você poderá obter melhor resultado.
Veja o que você deve saber para ter as melhores buyer personas no post.
Definiu seu público-alvo e onde ele será encontrado? Chegou a hora de planejar seus conteúdos para cada etapa do funil de vendas pelo qual eles passarão.
As etapas do funil de marketing e vendas e seus conteúdos
Nem sempre o funil de vendas vai seguir um padrão previamente determinado, alguns leads podem pular etapas ou retroceder, vai depender do que ele está buscando no momento em que a sua mensagem o atingir.
Mas, vamos seguir uma ordem lógica:
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Prospecção – Topo de funil
Na primeira etapa, seu lead ainda está “cru”. Ele pode saber o que está buscando, mas muitas vezes ainda está confuso, buscando inúmeras alternativas para o seu objetivo final. Ele vai comparar você com as demais marcas do segmento, tenha certeza disso!
Nessa fase começa a sua busca por pessoas que estejam mais abertas a receber o que você tem a ofertar. E, de acordo com o tipo de negócio, existirão as mídias mais indicadas para a divulgação dos conteúdos produzidos.
Dentre esses conteúdos poderão ser trabalhados:
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Mídias sociais;
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E-mail marketing;
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Conferências, feiras e encontros de negócios;
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Referências internas;
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Anúncios em jornais, revistas, portais;
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Blogs;
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e-Books.
Saiba o que dizer a eles! Desperte o interesse pelo que tem a oferecer.
2. Maturação – Meio de funil
Nessa fase o cliente vai avaliar quais são as opções disponibilizadas no mercado, e você estará dentre elas. É uma ótima fase para influenciar seus leads apresentando e aprofundando mais no que tem a oferecer.
Mas não seja inconveniente. Saiba o que dizer e ofereça a eles o que estão buscando, não apenas assuntos aleatórios que não acrescentarão em nada. Isso faz toda diferença!
Apresente-se como alguém disponível para ajudar sempre que possível, esteja disponível e mantenha um relacionamento sempre cativo. Bons materiais para isso são:
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Testes gratuitos;
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Experiências de consumo;
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Cases de sucesso;
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Mídias sociais;
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Email marketing;
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Blogs.
Demonstre os motivos pelos quais ele pode escolher sua empresa para solucionar os problemas pelos quais está passando.
3. Fundo de funil – Fechamento
Deixe tudo “preto no branco”. Mostre ao seu cliente, de forma clara, os resultados que ele terá, o prazo, as condições de pagamento e todos termos detalhados. Conhecimento aprofundado dos contratos e condições de pagamento.
Lembre-se que receber um cliente via indicação é muito mais barato que qualquer outro formato. É justamente o pós-venda bem feito que garante que o cliente continue se relacionando com a sua empresa e comprando de você quando precisar novamente de algo que você faz.
Confira mais detalhadamente qual os conteúdos ideais para cada etapa do seu funil de vendas através do nosso post: “Produza o conteúdo certo para cada etapa do funil de vendas.”
Quer saber mais?
Até breve!