Ícone do site Tribuna de Minas

As melhores campanhas de Facebook começam com caneta e papel

Melhores campanhas Fcb
PUBLICIDADE

O espaço nas redes sociais está cada vez mais disputado. Facebook e as empresas vivem em um constante conflito. Se por um lado o Facebook é a maior rede social do mundo, por outro as empresas cada vez mais disputam um espaço para aparecer. Desta forma, O Facebook limita cada vez mais o alcance orgânico das publicações e fica quase impossível obter algum retorno sem investir. O anúncio deve ser muito bem planejado, deve garantir que somente aquelas pessoas mais interessadas cliquem. A campanha deve ser focada nesse engajamento, se não você perderá tempo e dinheiro.

No Facebook Ads, as marcas que mais se destacam com suas campanhas são aquelas que são mais abertas a estar sempre inovando. Não importa quão genial é o seu anúncio, as redes sociais exigem a constante renovação de idéias e uma hora a fórmula que você usa vai cansar o usuário que tem acesso a ela todos os dias em sua timeline. Há sempre a necessidade de testar novos designs de campanhas e anúncios para o público alvo definido.

PUBLICIDADE

Nessa hora, a criatividade deve ser o carro chefe das equipes de produção dessas artes. A lógica é bem simples: Quando alguém procura algum assunto no Google, já está claro que aquela pessoa tem interesse naquele determinado assunto. No caso do Facebook, o usuário deve ser surpreendido em sua timeline, a demanda tem que ser criada e o usuário ser atraído por determinada ideia.

PUBLICIDADE

Algumas dicas podem ser úteis na hora de se pensar um anúncio, como por exemplo a escolha certa da imagem, do contraste de cores e da mensagem. Mas atualmente, o maior destaque está com aqueles que conseguem sair do padrão, surpreender o usuário.

A imagem não precisa ser necessariamente relacionada com o seu produto. Um tigre siberiano pode ser tão atrativo quanto a imagem do carro que você está vendendo. Outra valiosa dica é sempre estar atento ao contraste de cores, pois seu anúncio precisa chamar atenção. Evitar as cores padrões do Facebook (azul e branco) pode ser uma estratégia adotada para destacar.

PUBLICIDADE

Para melhorar este rendimento, faça a seguinte pergunta: Meus anúncios são bem direcionados? O conteúdo que estou produzindo é bom? Propõe soluções para os problemas dos meus clientes? Se você respondeu não para alguma das perguntas, é hora de sentar a mesa e rabiscar novas idéias.

Veja esse anúncio da Unilever:

PUBLICIDADE

O anúncio acerta ao utilizar o fundo vermelho que destoa das cores padrões do Facebook bem como agrega valor à marca ao divulgar seu projeto de premiação de jovens empreendedores sustentáveis. A imagem é bem “clean” e a tipografia utilizada passa a idéia de que a mudança começa de um rabisco. Além disso, este é um tema em voga nas redes sociais: cada vez mais empresas e as pessoas procuram vincular suas imagens às questões sociais e ambientais.

Outra boa proposta é se valer do bom humor, afinal as pessoas estão nas redes sociais para se divertir também. Essa revista digital americana de notícias, estilo de vida e de ações sociais para consumidores conscientes, apostou no humor para chamar atenção para suas notícias.

PUBLICIDADE

 

Outra ideia que pode ser interessante é partir para uma idéia que vá de encontro direto ao senso comum. O anúncio abaixo tenta convencer o expectador de que ter uma carteira gorda, apesar de não ser motivo para se envergonhar, pode não ser uma boa idéia, uma vez que temos celulares e laptops cada vez mais fininhos.

PUBLICIDADE

Precisa trazer mais tráfego para um post de blog ou algum artigo que você quer compartilhar? Ao invés de colocar a URL gerada automaticamente ( o que fará com que o Facebook crie uma caixa pequena com a foto e uma parte do texto), coloque um link reduzido, gerado pelo bit.ly. Uma imagem maior fará com que seu anúncio tenha mais visibilidade. Faça o teste com seus anúncios e repare se o número de cliques melhorou!

URL automática:

URL gerada pelo bit.ly:

Apostar na usabilidade dos produtos também é uma boa forma de se basear seus anúncios no Facebook. O anúncio deve mostrar que o produto (além de bonito) é capaz de resolver os problemas do dia a dia do usuário. A empresa americana Elizabeth Anne Shoes mostra que uniu o útil ao agradável ao fabricar botas com um bolso interno para guardar o celular, carteira, cartão de crédito ou passaporte. De quebra ofertou o produto com desconto.

Para aqueles que não acreditam que os anúncios da barra lateral do Facebook são efetivos, o seguinte anúncio acertou ao mostrar a imagem de um gráfico em crescimento.

O outro exemplo mostra um anúncio também de barra lateral, mas com uma imagem bem atrativa do produto, o que já chama a atenção do usuário que passeia pela timeline.

Outra possibilidade de anúncio é o anúncio para mobile. Sua configuração é diferente de um anúncio de desktop. Este anúncio de aplicativo possibilita mostrar a avaliação dos usuários no formato 5 estrelas e um número de quantas pessoas estão utilizando o aplicativo. O texto também foi feliz ao utilizar a palavra FREE em caixa alta.

Outra boa pedida no que diz respeito a gerar conteúdo que traga engajamento para sua página de Facebook é apostar nos testemunhos dos seus próprios fãs. Mas seja criativo! Nada de textos longos. Aposte em imagens ou vídeos. Nesse sentido, a imagem deve ser o mais próxima do dia a dia do seu público. Uma situação comum, onde as pessoas possam se identificar e interagir. No exemplo abaixo a pizzaria Domino`s se fez valer do Tweet de um fã. Lembre-se: materiais produzidos pelos seus próprios fãs possuem um alto índice de engajamento!

Já a M&M`s utiliza um selo de qualidade para as imagens produzidas e enviadas pelos próprios fãs em uma postagem semanal. Nota 10.

 

Participar em posts temáticos semanais, como por exemplo o #tbt (throw back Thursday) onde as pessoas postam experiências pessoais e lembranças nas quintas-feiras ou se valer de feriados não oficiais como o Star Wars Day, ajudam a marca a dialogar bom com o público. O time de baseball Texas Rangers se fez valer da data com o seguinte post:

Conhecer as principais categorias de imagens do Facebook é extremamente valioso, mas ao mesmo tempo é fundamental dar espaço para as novas idéias, pois é mais do que comprovado que as pessoas querem ser surpreendidas nas redes sociais. Espero que este post tenha te ajudado a abrir a mente para receber idéias novas para seus anúncios. Agora, pegue sua caneta e papel e mãos a obra.

Até breve!

Sair da versão mobile