Na era pós digital, o marketing hoje é compreendido como uma área administrativa totalmente mensurável. Tudo aquilo que é produzido online pode ser calculado, medido e computado com base no retorno que cada iniciativa proporciona. Os KPI`s (Key Performance Indicator ou Indicadores Chaves de Performance) são os indicadores, as métricas, as informações utilizadas pelo marketing digital para mensurar tais dados.
O número de visitas da sua página, os visitantes que retornam ao seu site, a quantidade de leads gerados, o número de assinantes do seu site entre muitos outros são exemplos desses indicadores.
É essencial alinhar os KPI`s ao planejamento de marketing. Essas métricas podem ser aplicadas tanto para avaliar o desempenho e progresso da sua empresa, mas também serve para avaliar o seu site, e-commerce, etc.
Antes de começar a pensar nos seus indicadores, primeiro é preciso ter em mente qual é o objetivo de comunicação ou da estratégia de marketing que será adotada. Estes indicadores ajudam a analisar os dados de forma qualitativa.
Fuja dos KPI`s burros! Invista nos KPI`s inteligentes
É preciso ter muita atenção ao estabelecer os KPI`s para seu planejamento de marketing. Um KPI não eficiente, chamado de KPI burro pode gerar decisões inúteis, contrárias aos objetivos esperados e com isso perder tempo. É necessário sempre estar reavaliando e focando naquilo que realmente importa.
Muitas empresas tendem a focar muito nos números e não nos resultados e insights que eles fornecem. Os indicadores devem ser pensados de forma personalizada, mais ampla e focados no seu negócio. Veja agora os KPI`s que você deve estar de olho em diferentes plataformas :
Redes Sociais
Para quem administra fanpages e perfis nas redes sociais, diversas métricas são fornecidas pelas próprias ferramentas para avaliar o desempenho da sua página. As métricas ideais para cada caso dependem de quais são os objetivos da página, ou seja, o resultado que queremos alcançar com ela. Só assim seremos precisos ao definir os KPI`s relevantes para cada objetivo.
Essas métricas podem ser compreendidas mais facilmente quando analisadas sobre a ótica deste funil:
Legenda:
Awereness (reconhecimento): objetiva que as pessoas conheçam o nosso cliente e as suas ideias de produtos para ganhar simpatia. Para este objetivo, fique de olho no incremento do número de pessoas impactadas (voluntariamente ou não) pela página e pelos conteúdos
Consideration (consideração): objetiva que as pessoas se aproximem da sua página para gerar identificação. Para este objetivo, ficar de olho nas visualizações voluntárias dos conteúdos produzidos.
Convertion (conversão): objetiva que as pessoas passem a fazer o que você espera para gerar mais vendas. Aqui é importante estar atento ao número de ações esperadas para cumprir cada uma das ações esperadas.
Loyalty (lealdade): objetiva que as pessoas conversem com a sua marca para trazer relacionamento e engajamento. Aqui é importante estar ligado no engajamento do seu conteúdo: quantas pessoas escolhem recebê-lo regularmente, a quantidade de comentários, likes e compartilhamentos.
Advocacy ( advocacia): objetiva que as pessoas falem sobre a sua marca uma com as outras para angariar novas pessoas e reiniciar o processo. Para este objetivo é importante ver a quantidade de vezes que as pessoas compartilham entre si o seu conteúdo, ou para terceiros (fãs ou não). Para a advocacia, observar o engajamento (likes, compartilhamentos e curtidas) também é passo ideal para o sucesso e busca por novos fãs.
Encaixar sua página ou perfil de redes sociais nesse funil de conhecimento é uma boa forma de planejar e obter sucesso com sua estratégia de comunicação!
Quer saber mais? Veja este conteúdo sobre como fazer o planejamento de conteúdo se você tem uma instituição de ensino!
E-Commerce
Se você possui uma loja virtual, as métricas mais importantes que você deve estar de olho:
1) Número de visitas e quantidade de visitantes do site
É interessante mensurar a quantidade de visitantes que a sua loja teve por mês, semanas e dias e quais foram os horários em que as visitas se concentraram. Desta forma é possível mensurar os picos e as quedas das vendas.
Já o número de visitas é diferente, ele diz respeito ao mesmo cliente que entra na sua página várias vezes e seus horários. É um dado importante para saber o padrão de comportamento do seu consumidor.
2) Taxa de conversão
Sua página pode ter um número gigante de visitas, mas quantos de fato realmente converteram em vendas? Esse é o KPI que analisa este dado. Se 100 pessoas acessam o seu site e 15 delas compram, sua taxa de conversão seria de 15%. Geralmente esse dado jê é considerado bom na faixa de 1,5% a 3% a depender do segmento.
3) Taxa de rejeição
Com esse KPI é possível identificar quais são as páginas que os consumidores entram e saem logo de cara, abandonando o conteúdo que está ali exposto. Ficar de olho nesse KPI ajuda para entender o fluxo de navegação dos seus consumidores e fornece insights interessantes sobre como melhorá-lo.
4) Página de Saída
A página de saída é a última página que os seus consumidores estavam antes de tomar a decisão de sair do seu site. Muito ligada à taxa de rejeição, a taxa de saída serve para entender o porquê do alo índice de saída, trazendo insights sobre como melhorar o conteúdo, ou a disposição dos elementos e o design daquela página, evitando o fluxo de saída.
Dúvidas com as métricas? Veja esse post sobre as principais métricas do Google Analytics e aprenda a analisar seu site!
Empresas B2B
As chamadas empresas Business to Business, aquelas que oferecem serviços para outras empresas, alguns KPI`s tornam-se fundamentais para o sucesso. Ficar de olho no número de inscritos que recebem sua Newsletter, a quantidade de leads gerados, a quantidade de downloads dos materiais que você fornece em seu site e o número de solicitações de contato recebidas são KPI`s importantes para o desenvolvimento da sua empresa B2B.
Aliar os indicadores ao seu objetivo de comunicação é um dos primeiros passo para garantir o sucesso da sua estratégia de marketing de conteúdo no longo prazo.Gostou deste post? Fique ligado no blog do Grupo Emedia para muito mais conteúdo relevante de marketing digital. Dúvidas ou sugestões? Deixe nos comentários abaixo.
Até breve!