Você já ouviu falar em matemarketing? Muitas pessoas ainda usam o antigo discurso de que propaganda, marketing e afins são direcionados para a área de humanas. Nada de contas, cálculos, números, apenas ideias e mais ideias, ramo da criatividade. Essas pessoas estão muito enganados. O mundo hoje em dia se divide entre aqueles que crescem baseando estratégias em análises de dados, e aqueles de tentam crescer de forma desordenada e algumas vezes não obtém sucesso.
Uma breve história do matemarketing
Com o passar dos anos, a evolução dos consumidores levou o consumo à outros patamares, exigindo análises muito mais complexas de tudo o que era trabalhado quando o assunto é conversão de leads, resultados, estratégias e tudo o que fosse ligado ao segmento.
Saiba mais em: Entenda o comportamento de compra do consumidor moderno.
O matemarketing surgiu pela falta de ferramentas analíticas e de instrumentos de mensuração, o que foi percebido por Eduardo Aspesi ao assumir a área de marketing e vendas durante sua carreira profissional.
Eduardo acreditava (e ainda acredita) que tudo pode ser mensurado e começou a calcular os valores de cada cliente, chegando à conclusão de que existiam várias características em comum entre eles.
Tal fator é capaz de abrir portas para que novos prospects sejam encontrados de acordo com análises consolidadas. Saber por quem você busca pode tornar esse “encontro” muito mais positivo.
Dessa forma, Eduardo Aspesi criou o matemarketing, onde cada negócio possui uma equação específica, cabendo ao responsável, sua montagem, adaptação e transformação. É preciso enxergar as necessidades e oportunidades do mercado antes que o seu concorrente o faça, pois, sendo assim, o vínculo com o cliente se torna algo rentável.
Marketing não pode ser só intuição
O pensamento de que marketing é feito por intuição faz com que o seu negócio se limite a uma boa ideia de alguém criativo. Ignorando as métricas e indicadores, você jamais saberá qual o potencial dessa ideia, não conseguirá prever os seus resultados e os possíveis fracassos.
Ao analisar dados, o marketing digital de alta performance procura padrões de comportamento. Procura adequar o processo de venda ao processo de compra do seu potencial consumidor.
Mas como sua empresa pode aplicar o matemarketing?
Para que os resultados sejam alcançados conforme o planejamento, é preciso que algumas métricas sejam estipuladas e monitoradas com determinada frequência. É necessário saber quais são os objetivos do negócio e onde sua empresa quer chegar.
Ao selecionar os KPIs (Key Performance Indicators) que podem mensurar os dados das estratégias a serem trabalhadas pela organização, o desempenho deve ser acompanhado em tempo real, de acordo com as suas demandas.
Saiba mais em O que são KPIs e porque eles são essenciais para sua empresa.
Os KPIs ajudarão a dar um norte às suas estratégias, possibilitando que alterações sejam feitas ao longo do percurso, bem como conseguir analisar quais as tomadas de decisão foram mais assertivas dentro do processo.
Saiba mais em Determine os melhores KPIs de acordo com seus objetivos.
Ter uma meta é fundamental para saber onde se quer chegar. Trilhando caminhos para que tais resultados sejam alcançados, mantidos ou até mesmo extrapolados. É necessário que a empresa tenha consciência de que todos os trabalhos e projetos devem ser mensurados.
Saiba mais em nosso infográfico As melhores ferramentas para mensurar resultados.
Não basta querer aplicar as metodologias quando estratégias não podem ser gerenciadas por profissionais capacitados. Os softwares não resolverão metade dos problemas da sua empresa, eles não mensuram os resultados sozinhos e nem projetam seu negócio para o futuro. É preciso saber escolher quais ferramentas utilizar e como elas poderão ajudar a alcançar as metas estipuladas. Opte por uma agência de marketing digital de alta performance.
Ficou com alguma dúvida? É só entrar em contato que terei o prazer de ajudar!
Até a próxima!