Atrair visitantes para o seu site pode ser o primeiro passo para gerar leads qualificados e possíveis compradores de produtos e/ou serviços. Mas é preciso saber como atingir a sua persona de maneira eficaz, fazendo com que ela se transforme em resultados para sua empresa.
É necessário que o mercado em que você está inserido seja estudado de maneira completa, além de conhecer como ninguém o que poderá oferecer ao seu persona. Pois, sendo assim, materiais objetivos e repletos de conhecimento útil, poderão ser disponibilizados como atrativo.
Em um mercado altamente competitivo, uma das peças fundamentais para a atração e retenção dos clientes é superar as expectativas e os seus concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos.
Saiba mais: Como melhorar sua estratégia de marketing com Buyer Personas.
Como captar seus clientes
A primeira coisa que deve fazer parte da sua mente é: quem são suas buyer personas? É preciso entender quem são os seus clientes e quais são suas reais necessidades. O objetivo da criação dessas personas e obter o máximo de detalhes possíveis sobre seus possíveis compradores.
Nesse momento, a criatividade precisa estar voltada para o nome, profissão, idade, renda mensal, áreas de interesse e até mesmo os hobbies que possuem. Cada detalhe faz sentido no processo, pois a análise minuciosa de quem você deseja atingir fará com que as ofertas de conteúdo sejam específicas.
Além de todos esses detalhes, é preciso delinear quais os desafios ela pode estar enfrentando e como os seus produtos/serviços poderão ajudá-la a solucionar de alguma maneira esses problemas.
A criação de um blog também é bastante interessante, pois é através desse espaço que seus conteúdos poderão ser acessados pelos visitantes. Tudo deve ser criado de acordo com a análise da(s) sua(s) buyer persona(s) e seu planejamento estratégico.
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É de extrema importância que ele esteja sempre atualizado e que possua assuntos relevantes e de alta qualidade. Ninguém quer acessar uma página em busca de determinada solução e encontrar assuntos supérfluos, sem sentido ou até mesmo desatualizados.
Tenha em mente o desejo do seu cliente. O que ele gostaria de ler? O que poderia buscar que seja relacionado ao produto ou serviço que sua empresa é capaz de ofertar? O texto será capaz de captar leads para a minha empresa? Ao obter as respostas para essas perguntas, seu texto já pode começar a ser elaborado.
Lembre-se de utilizar as técnicas do Inbound Marketing para rankear também no Google, se tornando um top nas listas de busca.
Não se esqueça também de percorrer todas as etapas da jornada de compra, pois seus leads passam por várias fases antes de se tornarem clientes efetivos. Não pule suas etapas, pode ser que ele ainda não esteja preparado e abandone o processo antes da conclusão.
Crie conteúdos distintos para cada uma das etapas: descoberta, interesse, consideração, intenção, avaliação e compra. Dessa forma, o seu futuro cliente é orientado à compra de maneira natural e satisfatória.
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Faça parte da conversa
Além de estar inserido nas soluções dos problemas da sua perna, é preciso interagir com seu público-alvo. A melhor maneira para isso é utilizando as mídias sociais e o famoso e-mail marketing.
Compreenda a maneira de pensar de quem você quer atingir e esteja o mais próximo possível. Interagir demanda tempo e é preciso que seja feito por profissionais que entendam do que estão falando, principalmente quando as dúvidas dos seus clientes em potencial começarem a surgir.
Crie um calendário de posts, mesmo que sejam feitos de maneira única, porém diária, isso levará engajamento à sua marca, fazendo com que seja sempre lembrado por aparecer no feed de notícias com algo atualizado.
Utilize calls to action que façam com que os usuários tenham interesse em saber mais sobre o que você tem a oferecer. Tenha mais informações de como aumentar suas vendas em: Como vender mais com marketing digital de alta performance.
Entenda também das técnicas de SEO, elas darão ótimos resultados com relação às exigências do Google e seu rankeamento terá ótimos índices.
Essas são apenas algumas das ferramentas que poderão ser utilizadas para a captação de clientes de acordo com o Inbound Marketing. Crie a sua estratégia e não se esqueça de mensurar os resultados de acordo com o seu planejamento. A análise dos dados obtidos é essencial para saber o que está dando certo e o que está dando errado nas suas campanhas.
Ficou com alguma dúvida ou tem alguma pergunta pra mim? Envie um email para duvidas@grupoemidia.com que conversamos melhor.
Até o próximo post!