Nestes tempos em que a internet se consolida cada vez mais como um potencial canal de diálogo entre empresas e consumidores, cresce a necessidade de estratégias inovadoras de marketing para fazer com que os consumidores cheguem até seu produto. Assim é o Inbound Marketing.
Preliminarmente, um bom planejamento de Inbound Marketing necessita do domínio grande sobre quem é o seu público alvo e onde ele se encontra. Se você precisa de ajuda para definir quem é o seu cliente ideal, esse post que fizemos sobre as Buyers Personas pode ser uma mão na roda.
Agora, com todas essas ferramentas em mãos, está na hora de começar a colocar em prática os conceitos aprendidos para turbinar o planejamento de marketing da sua empresa. Se você já conhece a estratégia e resolveu aplicá-la em sua empresa, se deseja saber quais são os componentes importantes para o planejamento desta por favor não se assuste. Um plano de Inbound Marketing pode parecer tarefa complicada a primeira vista, mas se for feita de maneira correta, não há o que temer.
Inbound Marketing de toda forma pode ser surpreendente: ou pela quantidade de tarefas que terão que ser feitas no início do planejamento ou pelo aumento de conversões vindo da aplicação da estratégia. Introduzir o Inbound Marketing é como qualificar seu marketing de conteúdo.
Desta forma, separamos 4 tópicos que não podem estar de fora de seu planejamento:
Faça uma estratégia de conteúdo
É exatamente no conteúdo que seu planejamento Inbound ganhará forma. Uma vez que já é sabido com quem você deseja se comunicar, agora é necessário planejar oque irá dizer. Seu negócio ganhará um posicionamento. Nessa hora que você deve dizer porque os consumidores devem ouvir o que você tem a dizer e não as outras opções na rede. Agora pense: quais informações, serviços e produtos você deseja compartilhar na rede? O conteúdo deve propor soluções para possíveis problemas e desafios que as suas personas possam enfrentar no dia a dia ou ainda expor um conteúdo para entreter.
A identificação aqui é a arma principal. Mostre quem você é com conteúdo interativo, educativo,criativo e de qualidade. Nada de ficar mostrando seu serviço ou produto. Aposte em diferentes formatos como E-books, vídeos, infográficos e postagem em blog.
Organize um calendário editorial
Você não vai sair por aí postando conteúdo a Deus dará, não é mesmo? Não adianta nada ter preparado o melhor conteúdo mas sem saber o exato momento de compartilhar. Organizar um calendário editorial fará com que você organize o compartilhamento do seu conteúdo.
Além de ser uma boa forma de organizar as demandas da equipe, devem estar alinhados e amarrados em cada jornada de conteúdo: as postagens com os e-mails marketing, a nutrição em redes sociais e etc. Procure sempre alinhar o número de artigos criados com os objetivos do marketing de conteúdo quando for trabalhar com as redes sociais.
Traçando metas e analisando métricas
Para saber se o seu planejamento de Inbound Marketing está trazendo os resultados desejados, traças metas é essencial. Somente dessa forma será possível mensurar o que deu certo e o que pode ser descartado. Se você não está muito familiarizado com as métricas, veja esse post que fizemos sobre os principais KPI`s (Indicadores de Performance) que você deve conhecer para avaliar sua estratégia. Para começar, trace metas que são alcançáveis, até mesmo como uma forma de teste para as opções que tomou no planejamento.
Gerando leads qualificados
Primeiro é necessário entender a diferença entre os leads gerados e os leads qualificados. O primeiro mostra aqueles que estão convertendo nas ações que você deseja, o que mostra uma identificação com seu conteúdo e isso é muito bom. Porém o segundo diz respeito àqueles que tem real interesse de compra e isso é fantástico. Para gerar cada vez mais leads qualificados, esteja atento em sempre atualizar o seu conteúdo para as reais necessidades de seu público alvo. Esteja atento à linguagem que o seu público utiliza e esteja sempre comprometido em interagir, especialmente nas redes sociais.
De uma forma geral, o planejamento deve ter o controle e análise de todo o material que é produzido que será efetivo na atração e na conversão dos leads. A geração de leads deve ser um movimento constante e ativa, adicionando credibilidade ao seu planejamento estratégico a cada lead gerado.
Gostou deste post? Um plano de Inbound Marketing realmente é um grande desafio. Mas tenha a certeza de que se for bem aplicado, os bons resultados virão. Mas se você está precisando de uma força no seu planejamento, marque uma consultoria com a gente! Basta entrar em contato em um de nosso canais.