Na semana em que o Leite Condensado ganhou as manchetes dos jornais, lembrei-me de uma receita fantástica de um pudim sem furinhos que minha mãe costuma preparar para as reuniões familiares. Os furinhos no pudim são bolhas de ar. Para que isso não aconteça, deixe a massa do pudim descansando antes de cozinhar. Essa pausa é essencial para eliminar possíveis bolhas de ar e garantir um pudim lisinho. Esse pudim é cozido em fogo baixo, dentro de uma panela com tampa, na trempe do fogão.
Esta receita já fez tanto sucesso, que inclusive já foi a sobremesa de um churrasco da turma da Rádio CBN, na Casa Amarela, do amigo César Romero.
Pudim de Leite Condensado
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
3 ovos
1 colher de sopa rasa de amido de milho
Para o Caramelo:
1 xícara (chá) de açúcar
⅓ xícara (chá) de água fervente
Modo de Preparo
Bata no liquidificador os ovos, rapidamente.
Junte os demais ingredientes e bata rapidamente. Reserve. (Adoro receitas assim)
Caramelize a forma com o açúcar e a água (descrição completa abaixo).
Arrume uma panela com tampa que possa colocar a forma de pudim dentro, coloque nesta panela 2 dedos de água.
Coloque a forma caramelizada, dentro da panela e despeje a mistura do pudim. Leve ao fogo médio por no máximo 25 minutos, na trempe do fogão.
Quanto tiver uns 20 minutos afunde a faca no pudim. Se ela sair limpa o pudim já está pronto.
Leve para a geladeira por ao menos 3 horas. Antes de servir, passe a base da forma sobre a chama do fogão aceso, apenas para soltar a calda. Cubra a forma com um prato com borda alta e vire de uma só vez. Deixe a calda escorrer sobre o pudim e sirva a seguir.
Caramelo: