Sardinhas Assadas – um deleite do verão português, que beleza. Aqui em Portugal está em plena estação das sardinhas. É possível encontrá-las de todos os modos, enlatadas nos mais diversos molhos, empanadas e assadas. Sardinhas assadas na brasa é um prato tipicamente português que os nativos adoram. Mas, se preferir, pode ser feita no forno.
Se quiser acompanhar nossa viagem a Portugal, siga nosso Instagram, clicando aqui.
Dica: para ficarem perfeitas não asse em fogo forte, deixa em fogo brando para assá-las perfeitamente.
Sardinhas Assadas – um deleite do verão português
Ingredientes
15 Sardinhas
Sal Grosso
Modo de Preparo
Escolha corretamente as sardinhas na peixaria: elas devem estar inteiras com um cheiro fresco, não devem ter falhas ou cortes.
Lave bem as sardinhas e com a ajuda de uma faca, descame-as todinhas. (passe os dedos, por cada uma para ver se estão livres de escamas).
Faça um corte na barriga e, com jeito, retire as entranhas (aqui, costuma-se comer com tudo).
Coloque as sardinhas em um tabuleiro e tempere com sal grosso (bastante utilizado por aqui).
Aqueça as brasas, quando estas estiverem com um calor brando, coloque as sardinhas numa grelha para ser fácil virá-las.
Grelhe por uns 2 a 3 minutos de cada lado até ficarem bem douradas (depende do tamanho da sardinha e do calor da brasa).
Retire e estão prontas para servir, normalmente em cima de uma fatia de pão rústico com uma deliciosa salada de pimentões assados também na brasa.
Bom apetite!
Um beijo e um brinde!
#sardinha #sardinhaportuguesa #sardinhaassada #sardinhanagrelha #receitaportuguesa #portugal #viagemaportugal #nacozinhacomclaudinha