O universo mágico dos trens pode ser conhecido gratuitamente por meio do Museu Ferroviário de Juiz de Fora. O espaço, gerenciado pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), mantém um acervo com mais de 300 peças, que contam a história da ferrovia, seu funcionamento e seus impactos sociais e econômicos no Brasil e na região. Além de receber visitas espontâneas, o Museu Ferroviário oferece guias para grupos com até 40 pessoas.
O serviço é gratuito, e o agendamento pode ser feito em qualquer época do ano, com antecedência mínima de cinco dias, pelo telefone (32) 3690-7055 ou pelo e-mail contatomfjf@pjf.mg.gov.br. No caso de escolares, é necessário que haja, pelo menos, um responsável do estabelecimento de ensino para cada 15 alunos.
No ato da solicitação, o responsável deve comunicar características ou necessidades especiais dos participantes, como deficiência física e mental ou idioma estrangeiro, entre outras.
O horário de funcionamento do Museu Ferroviário de Juiz de Fora é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, sendo que as visitas guiadas com grupos estão restritas ao período das 9h30 às 12 horas e das 14 às 17 horas.