Com o triunfo no Sul do estado, o Galo Carijó praticamente garantiu seu lugar na primeira divisão do campeonato de 2016. Se não fossem as três vitórias fora de casa, hoje o Tupi estaria rebaixado no certame. Os resultados positivos contra Tombense, Boa e Tricordiano foram essenciais para levar o time a uma situação menos desconfortável nesta última rodada diante da Caldense.
O Guarani, atual lanterna, com 9 pontos, não alcança mais o Tupi no número de vitórias. Para o Tupi ser rebaixado, além de ser derrotado, o Boa tem que vencer o Cruzeiro, o Tricordiano passar pelo Galo da capital e a Tombense derrotar o Uberlândia. Qualquer empate em algumas destas três partidas já consolida a permanência do time de Juiz de Fora na primeira divisão mesmo saindo derrotado do Mário Helênio. Com um empate do nosso alvinegro diante da Veterana o descenso fica praticamente descartado, o Boa teria que vencer por uma ótima vantagem a Raposa para alcançar o Carijó no saldo de gols.
Na visão otimista, com uma vitória no domingo, o Tupi pode terminar na quinta colocação, basta Uberlândia e Villa Nova serem derrotados nos seus confrontos. No ano em que o Tupi disputará a tão sonhada segunda divisão do Brasileiro, não eram as contas que a torcida desejava após esta penúltima rodada do estadual. Mas a presença de toda a tribo vale muito, a colocação pode dar ao Tupi um lugar na Copa do Brasil em caso de uma eventual vaga a mais para Minas Gerais, além da possibilidade de uma tabela mais favorável que a deste ano no Mineiro de 2017. Não é amistoso, vale, e vale muito esta vitória.