A depilação não é um procedimento estético dos mais agradáveis. Graças à liberdade que nós, mulheres, temos conquistado ao longo dos últimos anos, ela não é mais considerada obrigatória, o que leva várias mulheres a assumirem seus pelos sem culpa.
Por outro lado, muitas de nós ainda optam por se depilar e não há problema em nenhuma das duas situações.
Afinal, se estamos falando de liberdade, significa que podemos escolher nos submeter ou não aos procedimentos estéticos que quisermos, e tá tudo bem!
Se você faz parte do grupo que não abre mão da depilação, seja por conta de uma questão estética ou de higiene pessoal, já deve ter se perguntado qual o melhor método para realizá-la.
A depilação com cera pode ser bastante dolorosa e, com lâmina, além de ser pouco duradoura, pode causar irritação nas peles mais sensíveis.
Por isso, a depilação a laser tem sido cada vez mais procurada. O fato de ela eliminar os pelos por um longo período de tempo, tornam dessa técnica uma das preferidas das mulheres (e até dos homens), por não exigir que o procedimento seja feito com frequência.
Quer entender mais sobre a depilação a laser? Então confira mais informações abaixo:
Como a funciona a depilação a laser?
A depilação a laser utiliza uma luz focada que age diretamente na raiz do pelo, eliminando o bulbo piloso. Quando o laser é disparado sobre o pelo, a melanina, responsável por sua coloração, que absorve os fótons de luz, e assim as estruturas do pelo são destruídas.
Sem o bulbo piloso em atividade, a produção de pelo é interrompida, por isso a depilação a laser é tão eficaz a longo tempo.
Queridinha das famosas
Devido ao fato de trabalharem com sua imagem, as celebridades estão sempre passando por procedimentos estéticos. A depilação a laser é um deles, por oferecer um resultado mais eficaz e duradouro, o que é perfeito para quem tem a rotina corrida, mas precisa estar com a pele impecável para realizar seus trabalhos.
Recentemente, a bailarina do Faustão e participante da Dança dos Famosos, Mayara Araújo, postou nas redes sociais uma foto contando que aproveitou o dia de folga para colocar seus cuidados estéticos em dia. A depilação a laser é um deles: “Bye bye, pelos”, escreveu.
Crédito: Mayara Araújo/Instagram
Legenda: Bailarina do Faustão posta foto em que aproveita day off para fazer sessão de depilação a laser.
A rapper Cardi B também é adepta da técnica e, em abril deste ano (primavera nos EUA), causou em suas redes sociais ao postar um vídeo durante uma sessão de depilação a laser.
Na ocasião, usou apenas emojis para cobrir a região íntima, o que rendeu muitos comentários.
Crédito: Reprodução
Legenda: Cardi B causa nas redes sociais ao postar vídeo durante sessão de depilação a laser.
A depilação a laser dói?
É normal que a pessoa que está passando por esse procedimento sinta um pouco de dor e desconforto, mas normalmente é algo tolerável.
A intensidade da dor pode variar de acordo com vários fatores, como: a ponteira do aparelho (as mais finas tendem a agir de forma mais dolorida) e o local de aplicação.
Regiões do corpo com a pele mais fina costumam ser mais sensíveis à depilação a laser, assim como locais com pelos mais grossos e escuros.
Após o procedimento, é normal que a pele fique um pouco sensível, mas após algumas horas, ela vai voltando ao normal.
Para quem a depilação a laser é indicada? Existe contraindicação?
No geral, qualquer pessoa, homem ou mulher, pode se submeter à depilação a laser.
O método pode ser aplicado em qualquer região do corpo, e é especialmente recomendado para pessoas que querem se livrar dos pelos por um longo período de tempo, assim como para quem é propenso a desenvolver foliculite.
Peles muito claras podem passar tranquilamente pelo procedimento, desde que possua pelos escuros.
Em pelos loiros e ruivos o procedimento pode não ser eficaz, já que o laser age diretamente na melanina.
Esse tipo de depilação também não é recomendado para mulheres grávidas e pessoas com tendência a desenvolver queloides.
Depilação a laser pode ser feita em pele negra?
Devido à interação do laser com a melanina, é necessário um cuidado especial para que ela seja realizada em pessoas de pele negra.
Caso não sejam tomados os devidos cuidados, o laser pode interagir com a própria pele, causando queimaduras e manchas.
No entanto, desde que o procedimento seja realizado de maneira adequada para esse tipo de pele, ele pode ser benéfico, evitando o surgimento de manchas, como afirma o dermatologista Gustavo Saczk em entrevista ao Glamurama.
Crédito: Reprodução
Legenda: Erika Januza fala sobre axilas escuras no IGTV. Segundo especialista, depilação a laser pode ajudar a reduzir esse incômodo.
A atriz Erika Januza já desabafou em seu perfil no Instagram sobre se sentir incomodada pelo fato de possuir a pele das axilas mais escuras que no restante do corpo.
A irritação e inflamação que podem ser causadas pela lâmina ou depilação com cera são fatores que agravam essa situação.
Quantas sessões são recomendadas?
O número de sessões varia de pessoa para pessoa, mas, no geral, são necessárias pelo menos 5 sessões e vai se avaliando de acordo com a evolução individual.
Dificilmente passar pelo procedimento apenas uma vez será suficiente, até mesmo para pessoas com poucos pelos. Isso porque eles podem nascer em períodos diferentes, podendo surgir novos pelos entre uma sessão e outra.
Lembrando que é preciso respeitar o intervalo de, no mínimo, 30 dias para repetir o procedimento.
Além disso, pode ser necessária que uma sessão de manutenção seja realizada anualmente, afinal não se trata de um método definitivo, ao contrário do que muitas pessoas pensam.
Com o fim do inverno, muitas pessoas já começam a se planejar para o verão, o que normalmente inclui dias de piscina, praia e cachoeira.
Se você é do time que não abre mão de se depilar, talvez a depilação a laser seja uma ótima opção para trazer mais praticidade e liberdade ao seu dia a dia.
Quer saber se esse procedimento é indicado para você? Então agende uma avaliação gratuita com uma equipe preparada para te atender de forma atenciosa e personalizada.