Começa nesta sexta-feira (30) o Festival Petrópolis Gourmet, considerado um dos oito principais festivais gastronômicos do país. A edição deste ano marca 20 anos do festival e o tema é “A magia do fogo: segredos e sabores que as chamas podem revelar”. A promessa dos restaurantes participantes é promover aconchego e variação de sabores. O Petrópolis Gourmet acontece no momento em que a cidade volta a reabrir para os turistas. Ao todo, a ação contará com 28 restaurantes tradicionais da cidade e segue até 15 de novembro.
Adaptando-se ao “novo normal” e ao delivery, os estabelecimentos da cidade precisaram se reinventar para continuar agradando os clientes. Com a adequação dos protocolos de segurança, tanto os restaurantes quanto a cidade garantem já estar preparados para receber os turistas. Pontos turísticos, polos de compra e a rede hoteleira estão operando em “rígido controle sanitário” para que todas as pessoas se sintam confortáveis e seguras nos ambientes.
Segundo o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, entidade responsável pela organização do festival, Samir El Ghaoui, a proposta do festival é oferecer ao público pratos criados a partir do desafio lançado aos chefs. A escolha do tema “fogo”, este ano, abriu um leque de possibilidades nas cozinhas. “É um evento muito importante aqui para a nossa região, ajuda a fortalecer o turismo e a economia da cidade. O Petrópolis Gourmet busca trazer a memória afetiva com um menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa”, conta. “Todo mundo tem uma lembrança de um almoço em família em algum restaurante da cidade com comida gostosa, risadas, enfim, uma boa recordação, e é assim que o 20º Petrópolis Gourmet pretende simbolizar este retorno a bons momentos”, afirma El Ghaoui.
Os restaurantes participantes são 2 Vales Restaurante, Adega do Mineiro, Bomtempo Resort, Bordeaux Ipiranga, Bordeaux Itaipava, Casa Pellegrini, Del Leone Restaurante, Faustino Restaurante, Japa Temaki, Katsura Culinária Japonesa, Lokanda Centro Histórico, Luka’s Pizzaria e Churrascaria, Maffagio Restaurante, Massas Luigi, Meat Beer, Mimô Confeitaria & Bistrô, Pepper Bar, Pousada Tankamana, Quinta da Paz Resort – Roteiros de Charme, Restaurante Camarão em Penca, Restaurante Imperatriz Leopoldina, S’A Carola, Sukii, Taberna da Montanha, Taberna do Castelo e Viva La Vida.
‘Força incrível para os restaurantes’
Para a dona do Pepper Bar, Daniella Avellar, a participação no Petrópolis Gourmet é de fundamental importância para a equipe. “É a segunda vez que participamos do festival, e esse evento sempre dá uma força incrível para os restaurantes daqui. Atrai muitas pessoas para a cidade, que vive basicamente de turismo. O apelo gastronômico é muito forte. Este ano estou considerando como nossa primeira participação, pela renovação que estamos passando”, explica. “O delivery foi uma grande escola para nós e para os outros também, além do cuidado com a higiene que redobramos”, afirma Daniella, que investiu em segurança e conforto a fim de receber os turistas de forma adequada.
O restaurante vai entrar no festival com prato preparado pela chef Simone Braz, que será um bife à parmegiana – de carne ou de frango – empanado, com molho de tomate caseiro, parmegiano e maçaricado em chama aberta, acompanhado de batata rostie. A entrada será um bolinho de costela – feito 100% de carne bovina -, empanado na farinha panko, acompanhado de maionese caseira e alho frito. A sobremesa é mesclado de mousse de chocolate belga com sorvete de creme.
Expectativa
Em quase duas décadas, o Petrópolis Gourmet já recebeu mais de 300 mil pessoas e está entre os maiores eventos gastronômicos do país. A cidade, que tem um calendário de festivais consolidado e oito mil postos de trabalho diretos no turismo e 32 mil em atividades como comércio e prestadores de serviços, sentiu fortemente o impacto da pandemia que interrompeu um crescimento de 7% do setor em 2019 e agora começa a recuperar a frequência de visitantes.
A expectativa é de que em 15 dias de evento, sobretudo nos finais de semana, a capacidade permitida hoje na rede hoteleira, de 50% de ocupação, seja mantida. “Para todos que vêm a Petrópolis, a cidade tem este sabor de férias, de pausa na correria do dia a dia, de restaurantes que trazem aconchego e proximidade, que é o que precisamos voltar a sentir depois de tanto tempo de distanciamento”, afirma Samir El Ghaoui.
Para mais informações sobre o festival, basta acessar: www.petropolisgourmet.com.br