Ícone do site Tribuna de Minas

Gastrô+ 28-01-2017

De comer rezando

Mexendo em time vitorioso

PUBLICIDADE

Red Pepper lança novo cardápio com sugestões de clientes e mantém estrelas da casa

Costela ao barbecue é marca registrada da casa e permanece no menu (Foto: divulgação)

Embora eu seja uma defensora implacável da sabedoria popular (que se fosse burra, assim não se chamaria), tenho que admitir que, vira e mexe, ela está errada. Em uma de suas célebres afirmações, fica a máxima de que em time que está ganhando não se mexe. Balela. Quando a vitória é anunciada, novidades podem fazer dela ainda mais gloriosa. Foi o que aconteceu com o cardápio do Red Pepper, charmoso Gastropub bem no Centro, longe de concentrações botequísticas como o São Mateus e o Alto dos Passos.

PUBLICIDADE

Desde que abriu, há dois anos, a casa tem conquistado os clientes não só pela atmosfera supercharmosa de pub tradicional, com sofazinho no estilo “diner” e tudo, mas pelo cardápio simples, porém impecável, e a preços superjustos. Esta é a primeira reformulação do menu, que traz 14 novos pratos e foi elaborado com base na avaliação dos clientes. “Optamos por ter muito tempo para ver a satisfação das pessoas para introduzir novidades e manter o que elas mais gostavam. Algumas mudanças foram pequenas. Introduzimos, por exemplo, a costela ao barbecue também como petisco, fatiadinha, porque nem todo mundo vem ao bar para jantar”, explica o proprietário Edgard Nascimento. Quem comanda a cozinha e assina as mudanças são os chefs Mirângelo Timponi e Matheus Guimarães.

PUBLICIDADE

Entradinhas etc.

Para começar, duas saladinhas brilham no cardápio. Bem parecidas e leves, elas abrem o menu. A base de folhas é com alface americana e rúcula, com tomate seco e a opção de mignon ou tilápia. Clássico das entradas, o carpaccio de salmão é servido com as tradicionais alcaparras, mas ganham um toque refrescante com a adição de rúcula e gengibre, grande sacada dos chefs.

No menu de petiscos, um dos destaques é o combo Red Pepper, que foi reformulado com a adição da costelinha ao barbecue, como explicou Edgard. Além dela, a porção tem anéis de cebola empanados (com uma crostinha bem temperadinha e crocante) e um bolinho, criação da casa, feito com iscas de mignon levemente picante. Boa pedida para grupos de amigos que gostam de experimentar várias comidinhas diferentes e bebericar ao mesmo tempo.

PUBLICIDADE
Chopp Weiss da Vienna é superleve e saboroso (Foto: Divulgação/Zina Cultural)

Bons drinks e búrguer

Falando em bebida, a casa tem várias opções de cervejas e chopps artesanais da Venna, cervejaria local. O Red Ale é extremamente saboroso, e o Weiss conquistou até a mim, que não sou muito fã da variedade. O Venna é suave e equilibrado, sem o teor ácido e o sabor adocicado que os chopps deste tipo costumam ter. Na carta de drinks, três novidades: o Buck’s Fizz, feito com espumante e suco de laranja; o Absolut Pepper, cria da casa com vodka, morango e um leve toque de pimenta dedo-de-moça e, por fim, o Aperol Spritz, hit do verão europeu de 2014 e que vem conquistando os bartenders e os clientes brasileiros. A bebida é feita com espumante, aperol, água com gás e decorado com rodelas de laranja, um drink bem cítrico e refrescante.

California Dreaming tem bife artesanal de fraldinha, rúcula, muçarela, cebola roxa e shitake (Foto: divulgação)

No cardápio de hambúrgueres, três novidades. O Hollywood Ribs é de costela, abacaxi grelhado, cebolha-palha e barbecue, servido com molho de mel e mostarda à parte. O segundo, meu preferido, é o Texas Cowboy, cujo bife é feito com um blend artesanal de carne suína, bovina e de frango (que pode parecer demais, mas garanto: tem um sabor defumadinho delicioso), com rúcula, picles e muçarela. Ele vem com batata chips e o molho jack hot, picante na medida certa (para quem curte). Por fim, o Califórnia Dreaming é feito com fraldinha e leva cebola roxa, rúcula, muçarela e shitake, combinação incrível. O acompanhamento é batatinha canoa e a sugestão de molho, novamente jack hot.

PUBLICIDADE

Massas, carnes e peixes

Nos principais, a casa aposta no tradicional executado com excelência. O baby beef e o chorizo são preparados com primazia, derretem na boca – o chorizo, para meu paladar, estava ainda melhor. A costela ao barbecue, especialidade mantida no menu, continua deliciosa: macia, suculenta e saborosa. O salmão é servido com redução de laranja, dando um toque adocicado que harmoniza com a carne do pescado, macia ao ponto de o peixe desmanchar. O purê de wasabi, que remete à raiz forte lá no fundo, completa o mix de sabores e a experiência sensorial do paladar. Nas massas, os vegetarianos também foram contemplados: o penne ao pesto, simples e clássico, é uma boa pedida para o jantar. O Red Pepper, de fato, é uma casa para todo mundo.

 

Sair da versão mobile