Ícone do site Tribuna de Minas

Gastrô+ 18-12-2016

Mão na massa

Doce tradição

PUBLICIDADE

*por Bárbara Riolino

Se não tem rabanada, não tem Natal. Este é o lema de muitas famílias que não abrem mão desta receita simples, que permite os mais variados tipos de preparação. A base leva ingredientes fáceis de serem encontrados, como pão, leite, ovos, açúcar e canela. A Tribuna convidou três chefs da cidade para criarem a sua versão de rabanada e dividirem o modo de preparo com os leitores.

PUBLICIDADE

Trazendo a essência das receitas tradicionais, o chef Ney Martins apresenta a rabanada com leite condensado e frita em óleo quente. “Busco trabalhar em minhas preparações a rusticidade e a simplicidade, pois a cozinha precisa ser democrática e acessível a todos, com ingredientes baratos e de fácil acesso”, ressalta.
O chef Gabriel Bastos, em sua preparação, faz uso de manteiga e leite queimado. Para quem não quer abrir mão da dieta, ou tem restrições alimentares, a nutrichef Joana Kamil apresenta uma versão de rabanada sem glúten, lactose e açúcar. “Para adoçar, utilizei o adoçante natural xylitol. O truque para partir o pão sem glúten sem quebrá-lo é deixá-lo na geladeira”, orienta. Joana ainda traz uma calda de açaí, fruta rica em fibras e gorduras do bem, além de ser 100% brasileira.

PUBLICIDADE

Rabanada de Natal

por Ney Martins

 

PUBLICIDADE
(Foto: Olavo Prazeres)

Ingredientes

1 baguete de pão francês ou 4 pães franceses adormecidos
2 xícaras de chá de leite
1 lata de leite condensado
4 ovos batidos
1 pitada de canela
Óleo de girassol para fritar
Canela em pó e açúcar a gosto

PUBLICIDADE

Modo de preparo
Corte a baguete em fatias médias, de até dois dedos de espessura. Em um refratário, misture o leite com o leite condensado e mergulhe as fatias de pão até que fiquem úmidas. Em seguida, mergulhe nos os ovos batidos com uma pitada de canela. Frite-as em óleo quente, escorra em papel toalha e passe no açúcar com canela. Disponha as rabanadas em pé em uma cesta e polvilhe mais açúcar e canela. Decore com canela em pau.

 

Rabanada com leite queimado e tangerina

por Gabriel Bastos

PUBLICIDADE
(Foto: Olavo Prazeres)

Ingredientes

1 pão para rabanada
3 colheres de sopa de açúcar
250ml de leite
3 ovos
1 colher de chá de fermento em pó
300g de manteiga sem sal
300g de nozes ou outra castanha
Canela em pau a gosto

Calda de tangerina
– Suco de cinco tangerinas
– 2 colheres (sopa) de açúcar
– Canela em pau a gosto

PUBLICIDADE

Modo de preparo
Pela diagonal, fatie o pão com dois dedos de espessura e reserve. Para fazer o leite queimado, leve ao fogo o açúcar para derreter, acrescentando o leite. Se quiser, adicione canela para dar mais uma camada de sabor. Passe os dois lados do pão no leite queimado e depois nos ovos batidos com fermento. Em um dos lados do pão, acrescente as nozes picadas grosseiramente com a faca. Em uma frigideira, coloque a manteiga para derreter e sempre retire a espuma que forma na superfície para não queimar. Frite dos dois lados e coloque para escorrer em um papel toalha. Para a calda, junte o suco e o açúcar e cozinhe em fogo alto por 15 minutos para redução. Acrescente a canela. Leve a calda para geladeira para ficar mais encorpada. A tangerina pode ser substituída pela mexerica, na mesma quantidade. Sirva as rabanadas com a calda por baixo. Polvilhe o açúcar e a canela em pó por cima. Decore com cerejas e finalize com bolas de sorvete de tapioca ou creme.

Rendimento: 12 unidades
Tempo de preparo: 40 minutos

 

Rabanada Fit

por Joana Kamil

(Foto: Leonardo Costa)

 

Ingredientes

– 1 unidade (200g) de pão sem glúten e sem lactose
– 100ml de leite de coco
– 1 colher (sopa) de xylitol
– 1 ovo inteiro
– Coco ralado e canela em pó a gosto

Calda de açaí
– 100g de polpa de açaí sem açúcar
– 2 colheres de sopa de xylitol

Modo de preparo
Corte o pão em fatias de 2cm. Em um prato, coloque o leite de coco, que pode ser substituído por qualquer outro leite vegetal (amêndoas ou castanha), e o xylitol. Em outro prato, bata o ovo com um garfo. Passe o pão na mistura do leite de coco e, na sequência, nos ovos. Leve as rabanadas para grelhar em uma panela antiaderente. Caso queira, acrescente um fio de azeite ou uma colher de café de manteiga ghee. Deixe dourar dos dois lados e retire com uma espátula. Ainda quentes, polvilhe a canela em pó e o coco ralado. Para a calda, misture a polpa de açaí com o xylitol em uma panela. Em fogo baixo, deixe reduzir por dez minutos, até ficar com consistência mais grossa. Em um prato, coloque a calda por baixo e as rabanadas por cima. Polvilhe mais canela e coco ralado. Caso queira, use xylitol também. A calda de açaí pode ser substituída por qualquer geléia de fruta sem açúcar.

 

Tira-gosto

Pra que esperar?
‘Ho ho ho’ antecipado

Atendendo aos desejos daqueles que não aguentam esperar o Natal para se deleitar com os quitutes da estação, a Santa Seya vai antecipar o festa. Amanhã,  domingão do dia 18 de dezembro, o evento vai ter música, comida e bebida de qualidade no esquenta para a chegada de Noel. No caneco, chope do São Bartolomeu. No cardápio, sanduíche de pernil, batatas rústicas e ela, estrela do Natal, rabanada, tudo feito pela Denylu Costa, do Denydecook, que acabou de inaugurar seu site (www.denydecook.com). Vai ter show também de Nara Pinheiro e Márcio Guelber. A partir das 14h, na Rua Doutor Romualdo 543,  no badalado São Mateus.

Sair da versão mobile