Ícone do site Tribuna de Minas

Ratatouille estreia o projeto da Tribuna ‘Em casa na cozinha’

PUBLICIDADE

Cozinhar é muito mais que uma necessidade, envolve afeto, é cultural, remete ao hábito de unir as pessoas, a boas memórias. Receitas são passadas de geração em geração. E, com novos sabores, descobrimos também novas experiências. É o que a Tribuna propõe com a estreia, nesta sexta-feira, 17, do projeto Em casa na cozinha. Todo dia, uma receita fácil de fazer, com ingredientes que se tem em casa, seja de chef, cozinheiro, nutricionista, leitor. Todo prato é um convite para que você possa reunir as pessoas de casa em torno da mesa, para uma boa conversa, com pratos saborosos e risadas gostosas, reforçando os laços familiares.

Convidamos gastrônomos, nutricionistas e leitores a revirarem seus livrinhos de receitas e os truques de culinária que guardam na memória e compartilhar conosco. Assim, as delícias que nos dão tanto prazer poderão também chegar a fogões, fornos e airfryers de outras pessoas. Para colaborar, envie sua receita com uma foto do prato para o e-mail internet@tribunademinas.com.br. Não se esqueça de escrever seu nome completo e profissão para creditarmos.

PUBLICIDADE
Ana Luiza destaca a decoração do prato, colorido e que agrada todo mundo (Foto: Acervo Pessoal)

Para estrear o projeto Em casa na cozinha, a microempresária Ana Luiza Castro compartilhou sua versão da tradicional receita francesa de ratatouille. “É uma receita fácil, que atinge público vegano, vegetariano, celíaco, intolerante a lactose e outros. A decoração do prato é colorida e agrada todo mundo”, explica.

PUBLICIDADE

Apesar de ter vivido momentos na cozinha durante a infância com a mãe e a avó paterna, foi só quando descobriu que era celíaca que Ana Luiza realmente se engajou na arte de fazer comida. “Quando íamos visitar minha avó paterna no Rio de Janeiro, durante as férias, ela sempre cozinhava, e, nos fins de semana, minha mãe chamava para ajudar. Esse foi o primeiro contato que tive com a culinária, como uma tarefa de casa. Mas o que me despertou para a cozinha foi minha restrição alimentar, eu não gostava das comidas sem glúten que encontrava.”

Diagnosticada como celíaca há cerca de 12 anos, Ana Luiza passou a pesquisar receitas que atendessem a seu paladar e a sua restrição ao mesmo tempo. Há sete anos, ela começou a produzir para vender, na intenção de compartilhar alimentos frescos e caseiros com outras pessoas que passavam pela mesma situação. Foi então que ela criou a marca Raras Sem Glúten (@rarasemgluten).

PUBLICIDADE

Em sua adaptação de ratatouille, poucas alterações foram feitas. “Na receita original, pede pimentões verde, vermelho e amarelo, mas só usei o último para que não sobressaísse o sabor. Algumas pessoas adicionam outros legumes, como cenoura. Cada um tem sua forma de fazer.” O prato pode ser servido sozinho, com arroz branco ou com macarronada e até utilizado como recheio em massa de quiche.

Foto: Acervo Pessoal

Ratatouille

Por Ana Luiza Castro

PUBLICIDADE

Ingredientes
1 abobrinha grande
2 berinjelas médias ou pequenas
1 cebola roxa
1 pimentão amarelo
2 tomates
Sal e alho a gosto
1 lata de tomate pelado
Tomilho, manjericão e chimichurri a gosto

Modo de preparo
Para preparar o molho de tomate, refogue no azeite o alho e o sal em uma panela e adicione os tomates, mantendo no fogo até desmancharem. Acrescente ervas a gosto, se achar necessário. Em uma travessa ou forma, cubra o fundo com o refogado de tomates e reserve. Corte os legumes em rodelas finas e monte-as na travessa por cima do molho, intercalando as fatias na vertical, formando uma espiral até o centro. Salpique sal chimichurri, tomilho, manjericão e azeite. Cubra a travessa com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a temperatura média a alta, por aproximadamente 45 minutos.

Sair da versão mobile