Ícone do site Tribuna de Minas

Siriema Gastronomia e Maricota relizam brunch no dia 22

coalhada e1531500548512
Coalhada artesanal, especialmente criada para o brunch, tem granola adoçada com mel e frutas da estação (Foto: Marina Barbosa)
PUBLICIDADE

Domingo, dia mundial da preguiça, é culturalmente para os brasileiros aquele momento de um almoço tardio e/ou prolongado. Por isso mesmo, não abrimos mão do café da manhã, porque, na maioria das casas, o rango só sai mais tarde do que nos outros dias. Em outros países, o brunch (junção de breakfast, café da manhã + lunch, almoço) é muito tradicional, porque reúne elementos do desjejum, como cafés, chás e pãezinhos, e também do almoço, com refeições mais consistentes, e até uma bebidinha alcoólica, para dar um certo ar festivo.

Pão com ovo e acompanhamentos é uma das opções de principal (Foto: Marina Barbosa)

Neste clima, a Siriema Gastronomia – novidade na cidade – e a Maricota Confeitaria – uma das referências no ramo – decidiram realizar um brunch, tendência ainda pouco comum em Juiz de Fora, embora com mais adeptos em grandes centros. “Pensamos em lançar um brunch ligado a nossos conceitos e entendimento de gastronomia, com nossos produtos e nosso jeito de fazer: sem industrializados. Mas também teremos itens clássicos como ‘croque-monsieur’ e ovos mexidos cremosos com pão, por exemplo”, explica Marciano Saraiva, que elaborou o cardápio com Marina Barbosa, da Maricota.

PUBLICIDADE

Segundo Marina, a ideia é mostrar ao diferencial dos alimentos preparados artesanalmente. “Selecionamos produtos que a gente consegue fazer do princípio até o fim, como a granola adoçada com mel e a coalhada, feita especialmente para o evento, além dos pães. A intenção é que quem participar consiga sentir a diferença na qualidade, já que a produção artesanal e os ingredientes frescos são prioridade na nossa proposta”, completa Marina.

PUBLICIDADE
Croque monsieur, um clássico francês, também integrará o menu (Foto: Marina Barbosa)

Esta concepção de alimentação não é restrita ao brunch, ambas as empresas já seguem este princípio em suas produções. “Uso insumos do Sítio Siriema, que batiza o meu negócio e é da minha família, como café, polvilho e hortaliças. Os produtos que não consigo, busco com fornecedores perto de mim. Minha cozinha une ingredientes simples e técnicas que estudo, como a mandioca cozida por 18 horas, o que agrega valor gastronômico a ela, servida com costela, farofa e vinagrete de banana”, diz Marciano. “Os pães de fermentação natural e o sorvete de doce de leite, para o qual eu produzo o próprio doce, já são do cardápio da Maricota e estarão no brunch”, completa Marina.

No menu, as entradinhas serão a coalhada artesanal, a granola adoçada com mel e frutas da estação. Como opções principais, há o croque monsieur (espécie de misto quente de origem francesa, só que preparado com presunto cru, queijo gruyère e molho béchamel) e pão com ovo. A sobremesa será a quatro mãos: o brownie do Siriema servido com o sorvete de doce de leite da Maricota. O café será servido à vontade. Suco, chá gelado e clericot serão cobrados à parte. Como a intenção é de que o público seja de cerca de 22 pessoas, as reservas devem ser feitas pelas redes sociais do Siriema (facebook.com/siriemagastronomia e @siriema_gastronomia no Instagram) ou pelo telefone 99976-0662. O brunch será realizado das 11h às 15h, no Siriema, situado à Rua Professor Aquino 221, loja 35 – Dom Bosco.

PUBLICIDADE

 

 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile