Ícone do site Tribuna de Minas

Gastrô + 3-06-2017

De comer rezando

Que venha o frio!

PUBLICIDADE

Restaurantes e cervejarias de Juiz de Fora preparam cardápios especiais de inverno

Mr.Tugas lança três cervejas artesanais para o inverno: Dubbel Belgian, Double Bock e Imperial Black IPA
(foto: Aline Bastos)

O inverno ainda nem deu as caras oficialmente, mas é só fazer frio como já tem feito há um tempinho que nosso paladar começa a clamar por sabores típicos da estação. Os estabelecimentos de gastronomia, claro, estão ligados neste nosso desejo, e, não por acaso, vários têm o hábito de lançar menus especiais para a estação. Em Juiz de Fora, não é diferente. De cervejarias a restaurantes, sem nos esquecermos das sobremesas, as casas da cidade têm novidades criadas especialmente para nos satisfazer quando os termômetros despencam.

PUBLICIDADE
Família de inverno Mr. Tugas harmoniza com pizzas do cardápio da casa (Foto: Aline Bastos)

Como no ano passado, o Mr. Tugas, referência em cervejas artesanais, criou uma família de inverno. Na carta de 2017, entram a Dubbel Belgian, Double Bock e Imperial Black IPA. A Dubbel Belgian, muito aromática, espuma bem cremosa e sabor intenso, tem origem na Idade Média, na produção de monges belgas. Cai bem com pizzas e entradas agridoces, como a dobradinha da pizza “Diamante Gourmet” (com mistura equilibrada de sabores e texturas, com lâminas de maçã caramelizadas com mel, gorgonzola e noz macadâmia) e a “Foccacia Lourdes” (massa crocante feita com alecrim, gruyère derretido com alho-poró e redução de vinho branco). Já a Double Bock, como antecipa o nome, é inspirada na mais tradicional e invernal Bock. Densa e de cor escura, seu sabor é bem maltado, e a origem é alemã, também de um mosteiro, em Munique (um amém para estes padres!). A harmonização é por afinidade, com entradas como o mix de antepasto (que tem presunto de parma, berinjela e abobrinhas grelhadas, tomate seco azeitonas pretas, mozarela de búfala e torradinhas) e pizzas como a de gorgonzola (que também leva aspargos) ou a temática “Manchester Mineira” (com gorgonzola, presunto de parma, tomate seco e pesto de manjericão).

PUBLICIDADE
(Foto: Aline Bastos)

Por fim, a Imperial Black IPA – minha favorita – deriva da inglesa Indian Pale Ale (IPA). Nos Estados Unidos, a receita de origem ganhou mais lúpulo e sabor, fazendo nascer a versão imperial. O amargor é acentuado, e o teor alcoólico é mais elevado, cerveja para se beber pouco e devagar, degustando. A sugestão de harmonização são pratos picantes. No Tugas, tem a pizza de pepperoni (com cubos de provolone) e a “Premium”, que tem os sabores marcantes do brie e do parma sob pesto de manjericão. “Mais uma vez, queremos derrubar o mito de que cerveja é uma ‘bebida de verão’, com sabores fortes e várias combinações com nosso cardápio”, diz Hugo Siqueira, proprietário do Mr. Tugas, que tem ativa participação nos cardápios.

Manda mais cerveja que tá pouco!

A cervejaria Barbante também elaborou cervejas especiais para os dias mais frios. A Vienna tem raízes na cidade austríaca que lhe empresta o nome, é uma lager (cerveja de baixa fermentação)

PUBLICIDADE
Risoto de joelho de porco integra o festival de inverno do Barbante (Foto: Júlia Pessôa)

, de sabor levemente amargo, ressaltando os maltes, de cor vermelho-clara. A sugestão de harmonização do cervejeiro e dono do estabelecimento Pedro Peters é por “terroir”, isto é, com elementos que têm a mesma região de origem que a cerveja. Nesta linha entra o queijo gruyère, tipicamente austríaco, e o Wiener Schinitzel, tiras de mignon suíno empanadas servidas com molho tártaro, chutney de maracujá e mostarda escura. “A harmonização não é uma regra, apenas uma orientação, mas as combinações são muito pessoais”, destaca Pedro. Também nova na área, a Rauchbier tem como característica de maior destaque seu paladar defumado, que vem dos maltes que passam, de fato, por defumação. Seu teor alcoólico (5,2%) é maior que o da Vienna (4,9%), e ela também é mais encorpada. A harmonização sugerida por Pedro é por semelhança, e na casa há o risoto de eisben (joelho de porco), combinação que acentua o sabor de ambos. O prato é um dos que integram o cardápio especial de inverno do bar Barbante. Além dos risotos, a casa também tem uma carta de caldos para o frio, como o de abóbora com shitake, de baroa e canjiquinha.

Stout Cacau é releitura do São Bartolomeu para variedade tradicional russa (Foto: Divulgação)

A Cervejaria São Bartolomeu, que vira e mexe traz novidades, não deixaria de apresentar uma boa cria de inverno. Uma não, duas. A Stout Cacau, releitura da tradicional Stout russa, é feita com cacau 100%, importado da Bélgica. O sabor de torrado é a primeira coisa que chama atenção na degustação, e a cerveja também leva aveia em sua composição, ficando muito encorpada e aromática. Já a Wezeinbock é uma receita clássica alemã, de cor escura, “amarronzada”, com aroma que remete a ameixa e notas caramelizadas e frutadas. “São cervejas de teor alcoólico alto: a Stout, em torno de 8,6, e a Weisenbock, perto de 9%, então são densas e ‘esquentam’. Não dá, por exemplo, para tomar dez copos dela”, diz o mestre-cervejeiro Lucas Wenzel. Ambas podem ser degustadas no Bar São Bartolomeu, point indiscutível do São Mateus.

PUBLICIDADE

Caldos, risotos e carnes

Pluri Bistrô aposta nos caldos para driblar o frio

O Pluri Bistrô também aposta na dobradinha risoto-caldo, servidos necessariamente em quentinhas. Às terças, a casa faz uma promoção especial para mulheres, com risotos e espumantes liberados a preço fixo, R$ 69,90. No menu, tem risoto parmesão, gorgonzola, de filé, de tomate seco e de alho-poró. No esquema à la carte, o menu traz outras opções, como o risoto de camarão, queridinho de muitos. No cardápio de caldos da casa, tem opções como a clássica canjiquinha; baroa com gorgonzola; baroa com maçã de peito; o diferentão de batata com rabada; de mandioca com ares chiques, que tem ragu de patinho; e o democrático de batata com Catupiry e bacon. O charmoso bistrô também preparou uma carta de vinhos especiais, e há outras delícias com cara de frio como os escondidinhos. Vale a pena conferir, e é bem no Centrão.

Picanha de cordeiro com pesto de manjericão, musseline de baroa e legumes tostadinhos, é a sugestão do Néctar Bistrô (Foto: divulgação)

Já nos Alpes da Cidade Alta, o Néctar Bistrô tem não apenas um, mas alguns cardápios de inverno, seguindo seu original conceito de gastronomia “Voltaire”, de liberdade criativa na cozinha e nos menus. Um dos destaques é a carne, em pratos assinados pelo chef Marcão de Paula. Dentre as opções, uma das estrelas é o bife ancho de primeiríssima qualidade e no ponto perfeito, servido com molho Duxelles, batata rústica e risoto de gorgonzola. Outra pedida é a picanha de cordeiro, pesto de manjericão, musseline de baroa e legumes tostadinhos. “Ambos são pratos com carnes de sabor e ricas em gordura, porque no inverno pede né? (risos). E vêm com várias guarnições: batatas, molhos. No cordeiro, o musseline leva creme de leite, que também deixa o prato mais com a cara da estação, e, no ancho, o molho Duxelles tem cogumelos, manteiga, uma textura mais de pasta, um classicão do frio”, comenta Marcão.

Sorvete quente?!

Para não deixar o sorvete de lado, Bom Clima lança uma versão empanada com coberturas
(Foto: divulgação)

Até tem quem aprecie mais sorvetes e sobremesas geladas no inverno, mas a gente há de convir que elas não costumam ser a primeira opção da maioria das pessoas. Mas contrariando o senso comum, a Bom Clima, famosa por seus sorvetes artesanais, preparou um cardápio de sobremesas quentes e, sim, feitas com sorvete (não estamos doidos, é verdade!). O grande destaque é o “Empanado Bom Clima”, em que o sorvete é envolto em de pão-de-ló com flocos de milho e ganha um “choque” de fritura, regado com cobertura de brigadeiro e doce de leite. “Fica crocante por fora, e o sorvete continua com suas características”, diz o proprietário da sorveteria, Guilherme Martins Couto. Outra novidade é a sobremesa feita com um grande cookie de baunilha com chocolate meio-amargo, servido com uma bola de sorvete e cobertura aquecida, também de chocolate meio-amargo. Duas taças também entram no menu de inverno: a Mineira (com sorvete de queijo coberto por goiabada aquecida e polvilhada com queijo do tipo canastra ralado) e a Taça Supreme, toda lambuzada com creme de avelã e sorvete de leite em pó , chantilly e mais creme de avelã na cobertura, decorada com Kit Kat e um bombom Ferrero Rocher. Além dos doces, a casa também tem uma carta de caldos.

PUBLICIDADE

 

Mr. Tugas R. Otília de Souza Leal 310 , Nova Califórnia 3233-0036 Barbante Av. Sr. dos Passos 1585, São Pedro Juiz de Fora 3231-2879 São Bartolomeu R. São Mateus 41, São Mateus 3025-5867 Pluri Bistrô R. Mal. Deodoro 810, Centro 3212-5774 Néctar Bistrô Estrada Eng. Gentil Forn 1700 3241-2030 Sorveteria Bom Clima Rua Padre Café 36, São Mateus 3213-7762

Sair da versão mobile