Prezado Enoleitor,
Hoje eu vou te contar sobre o “Oscar” dos espumantes brasileiros, o Concurso do Espumante Brasileiro, que, este ano, alcançou a sua 13a edição. O concurso é uma iniciativa da Associação Brasileira de Enologia e tem como objetivo promover a borbulhante categoria dentro do nosso próprio país (principalmente) e no mundo, além de incentivar a integração e a colaboração entre os profissionais do setor.
Eu tive a honra de participar como um dos 54 jurados escalados para este ano, dentre enólogos, sommeliers, jornalistas e influenciadores. Nossa honrosa tarefa consistiu em avaliar 505 amostras de espumantes 100% nacionais, provenientes de 8 estados: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
As degustações aconteceram nos dias 27 e 28 de setembro, em Garibaldi, carinhosamente denominada a capital nacional do espumante, no RS, computando um total de mais de 10 horas de trabalho. Os jurados foram distribuídos em 7 mesas de 5 degustadores.
Cada um dos grupos contou com um presidente de mesa, um enólogo da ABE, que ficou responsável pela condução geral dos trabalhos, além de ser o encarregado de avaliar as condições de cada amostra, isto é, certificar-se de que ela não apresentava nenhum defeito que pudesse interferir ou mascarar as nossas impressões.
As avaliações ocorreram às cegas, ou seja, a não ser por algumas informações essenciais, como método de produção e estilo, nós não tínhamos acesso a nenhum detalhe sobre os rótulos, que foram identificados apenas por um número. Este cuidado nos permitiu julgar as amostras da maneira mais imparcial e honesta possível.
Cada mesa julgadora avaliou, por dia, uma média de 40 amostras. É importante salientar que os vinhos servidos em cada uma das 7 mesas eram diferentes entre si. Portanto, a nossa responsabilidade com relação a cada um dos espumantes que julgamos era ainda maior.
“E quais espumantes entraram no páreo?”, deve ser a tua pergunta.
Pois bem, os espumantes inscritos se posicionaram entre brancos, rosês e tintos, elaborados pelos métodos tradicional (segunda fermentação em garrafa), charmat (segunda fermentação em tanque) e moscatel (apenas uma fermentação). Foram avaliados somente espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas (espécie que é utilizada na elaboração de vinhos finos) e que estão sendo comercializados pelas vinícolas.
A sequência de degustação segue a seguinte ordem: exemplares provenientes de uvas não aromáticas para aromáticas, dos mais jovens para os mais velhos (mais evoluídos) e dos mais secos para os mais doces.
A temperatura de degustação deve permanecer entre 7 e 100C, impreterivelmente, e a nossa análise tem que ser individual e não comparativa. Traduzindo: “colar do coleguinha de mesa” não é permitido, assim como dar uma nota baseando-se na comparação entre amostras não é o ideal. É um momento pessoal, íntimo e único do jurado com aquele vinho, ainda que rápido.
Justamente por conta da necessidade de rapidez e acuidade de análise é que são convocadas, em sua maioria, pessoas experientes do ramo, capazes de realizar uma avaliação técnica e justa, no menor tempo possível. Os jurados não especialistas contribuem com um parecer mais subjetivo, mas não menos importante. E, um detalhe ténico pra você: nós não engolimos os vinhos.
Saiba que utilizamos cuspideiras durante todo o processo. A avaliação técnica do vinho é feita a partir da análise de aspectos visuais, olfativos e gustativos. Contudo, para termos uma noção geral da qualidade do produto, não é necessário engoli-lo. Ainda bem, ou teríamos um surto de alcoolismo dentre os profissionais da área.
Amostra em mãos, começa o processo de avaliação. Julgamos a cor, a limpidez e uma das qualidades mais lindas de um espumante: as suas borbulhas. É impressionante o tanto de informações que obtemos a partir da aparência e do comportamento das bolhas na taça.
Terminada a análise visual, partimos para a observação dos critérios referentes ao olfato e ao paladar. Concedemos notas específicas para cada quesito exigido, que são inseridas, uma a uma, no programa gestor (todo o processo é digital). Ao final das 3 etapas, é feito o somatório dessas notas parciais e obtemos a nota final, que varia de 0 a 100.
As seguintes faixas de pontuação são consideradas:
– De 81 a 84: medalha de bronze
– De 85 a 88: medalha de prata
– De 89 a 92: medalha de ouro
– De 93 a 100: grande medalha de ouro
Seguindo as normas estipuladas pela OIV (Organização Internacional da Uva e do Vinho), são premiados os espumantes mais bem pontuados de cada categoria (nature, extra brut, brut, brut rosê, demi-sec e moscatel) respeitado o limite de 30% do número de inscritos. Assim sendo, nesta edição, foram premiadas 172 amostras das 505 inscritas.
Neste ponto, gostaria de enfatizar, caro leitor, a qualidade das amostras degustadas. O nível é tão alto que apenas as amostras que conquistam a categoria ouro para cima são premiadas. E, ainda assim, nem todas as que alcançam a pontuação correspondente ao ouro garantem a medalha.
Para o cálculo da nota final, é considerada uma mediana entre as notas concedidas por cada um dos 5 jurados da mesa. Desta forma, garante-se que a nota final seja um reflexo mais preciso da impressão coletiva do grupo de avaliadores.
Nos momentos de maiores discrepâncias de opiniões, nós discutimos mais detalhadamente as nossas percepções individuais, o que permite um “ajuste” da nota final. Confesso que os melhores momentos são essas trocas de ideias, durante as quais aprendemos muito uns com os outros.
Os 172 melhores espumantes do Brasil de 2023 dividem-se em:
– 153 medalhas de ouro
– 6 medalhas de ouro/destaque (os preferidos dos jurados, dentre os representantes das seguintes categorias: nature, brut método tradicional, brut método charmat, rosê método tradicional, rosê método charmat e moscatel)
– 13 medalhas grande ouro (os pontuados acima de 92 pontos)
Antes de deixar aqui para você a lista completa dos vencedores, faço algumas considerações.
A qualidade do espumante nacional está mais do que sacramentada. Uma prova disto é o alto índice de medalhas de ouro. Fica evidente a nossa extrema dificuldade, enquanto jurados, de decidir pelos melhores dentre concorrentes tão fortes. Selecionamos as amostras a partir de uma análise dos mínimos detalhes, para sermos justos.
Dito isto, gostaria de te pedir, amigo leitor, que não escolha os espumantes que você irá consumir apenas pelas medalhas e premiações.
Claro, a premiação tem valor, principalmente a concedida por um concurso extremamente criterioso e idôneo como o promovido pela ABE. Contudo, lembre-se que a norma, neste caso, é premiar apenas os 30% mais bem pontuados. Isso não quer dizer que os espumantes que não alcançaram a nota de corte sejam de má qualidade. Pelo contrário, o sarrafo está altíssimo!
A maioria esmagadora dos medalhistas de ouro encontra-se nas categorias brut e moscatel. Na minha mesa julgadora, em específico, tivemos dois “grande” ouros: um moscatel rosê e um branco demi-sec. Apenas depois de divulgados os resultados, eu tive noção de quais eram os rótulos em questão e fiquei especialmente feliz pelos produtores e orgulhosa por ter contribuído para a coroação do seu trabalho.
Uma curiosidade para você: o momento em que é concedido um grande ouro é muito especial. Após a anuência de todos os jurados com relação à nota final, puxamos uma salva de palmas para celebrar a mais alta premiação do concurso. O momento é emocionante e, confesso, gratificante, pois atribuir uma grande medalha de ouro é como premiar a si mesmo pela habilidade em identificar uma agulha num palheiro.
A categoria dos bruts me impressionou bastante pela qualidade, realçando a consistência e a evolução da produção desse estilo no Brasil. Como estamos falando de espumantes que apresentam entre 8,1 e 15g/l de açúcar, alguns se posicionam no limiar do dulçor, uma faculdade que os deixa extremamente acessíveis ao paladar da maioria dos consumidores, além de serem muito gastronômicos.
E falando em campeões de preferência dos brasileiros, me agradaram bastante os moscatéis, no geral. Engana-se quem acha que os espumantes mais docinhos são de menor qualidade. O equilíbrio e a elegância apresentados pela maioria demonstram que os produtores estão atentos à qualidade e ao perfeito grau de maturação alcançado pelas uvas, logrando produtos de muita expressão de fruta, delicados em boca e com acidez e açúcar em harmonia perfeita. Bravíssimos!
Outro detalhe que gostaria de salientar é a representatividade da produção nacional. Dos 8 estados que enviaram amostras para a nossa apreciação, 6 ganharam medalhas de ouro: Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O reconhecimento da qualidade dos rótulos além da fronteira gaúcha está crescendo e este é um marco histórico para o nosso país.
Além da produção espalhada por todo o território, aumenta também o número de espumantes mais disruptivos e menos convencionais. Os exemplares “sur lie” (aqueles que chegam ao mercado sem filtração, apresentando turbidez em taça), por exemplo, estão em alta e tivemos alguns muito legais emplacando o ouro.
Do mesmo modo, o rol de produtores que apostam em uvas não tão convencionais vem ganhando espaço. Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico não estão mais sozinhas.
Espumantes elaborados a partir de castas como Sauvignon Blanc, Viognier e Vermentino, para citar algumas, estão invadindo o mercado e causando frisson por conta de seus perfis aromáticos diferentes e da forte personalidade em taça. Eu, particularmente, gosto bastante. Minha aposta é de que esses “rebeldes” vão agradar cada vez mais os paladares que estão sempre à procura de novidades e novas sensações.
Quanto à validade da existência de concursos, no geral, há vários aspectos a serem analisados, inclusive com relação ao formato e às regras de pontuação e premiação adotados (mas isso é assunto pra outro artigo). Apesar de falho em alguns pontos, o objetivo maior do concurso é atingido, que é fomentar a cultura do vinho no país, prestigiar os produtores, incentivar o intercâmbio entre profissionais do setor e ampliar a busca constante pela qualidade.
Nada melhor do que uma competição saudável para realçar nossos maiores atributos. Em se tratando do Concurso do Espumante Brasileiro, as medalhas, para o produtor, servem de combustível para a busca por novos desafios; para o consumidor, são uma garantia de qualidade e excelência, haja visto que a chancela provém de profissionais gabaritados e totalmente comprometidos com o desenvolvimento da indústria de espumantes e vinhos no Brasil.
Minha última e não menos importante consideração para você: dê preferência ao espumante brasileiro.
As festas de final de ano estão chegando e o aumento do consumo de espumantes é sentido nos quatro cantos do planeta. Na hora de garantir a vedete das celebrações e brindes, opte por um exemplar nacional. Ele não perde em qualidade para um produto importado, tem preços competitivos e você ainda contribui para o desenvolvimento do setor como um todo no Brasil.
Seja bairrista. Seja patriota. Seja um entusiasta das borbulhas verde-amarelas. Eu garanto que você não irá se arrepender!
Saúde e até a próxima!
Segue a lista dos premiados no 13o Concurso do Espumante Brasileiro. A lista está organizada por ordem alfabética dos nomes das empresas:
Empresa | Produto | Medalha |
Abreu Garcia Agronegócios e Empreendimentos | Abreu Garcia Espumante Brut Rosé 2022 | Ouro |
Abreu Garcia Agronegócios e Empreendimentos | Abreu Garcia Festividad Espumante Brut 2019 | Ouro |
Abreu Garcia Agronegócios e Empreendimentos | Abreu Garcia Blanc de Blanc Espumante Nature 2018 | Ouro |
Abreu Garcia Agronegócios e Empreendimentos | Abreu Garcia Sauvignon Blanc Espumante Brut 2020 | Ouro |
Adega Cavalleri | Cavalleri Espumante Brut Charmat | Ouro |
Adega Chesini | Cave Del Vêneto Espumante Moscatel Rosé 2023 | Ouro |
Adega Chesini | Cave Del Vêneto Espumante Moscatel 2023 | Ouro |
Antonio Basso & Filhos – Vinhos Canção | I Love Wine Espumante Moscatel Branco | Grande Ouro |
Antonio Basso & Filhos – Vinhos Canção | I Love Wine Espumante Moscatel Rosé | Ouro |
Antonio Basso & Filhos – Vinhos Canção | I Love Wine Espumante Rosé Brut | Ouro |
Aracuri Vinhos Finos | Aracuri Collector Espumante Rosé de Noir 2022 | Ouro |
Audace Wine Indústria e Comércio de Vinhos | Audace Wine Espumante Nature Vigésima Segunda 36 meses | Ouro |
Basso Vinhos e Espumantes | Monte Paschoal Dedicato Espumante Brut Champenoise | Grande Ouro |
Basso Vinhos e Espumantes | Monte Paschoal Espumante Brut Rosé | Ouro |
Basso Vinhos e Espumantes | Del Grandeo Espumante Brut Rosé | Ouro |
Basso Vinhos e Espumantes | Monte Paschoal Espumante Extra Brut Branco | Ouro |
Basso Vinhos e Espumantes | Del Grandeo Espumante Brut Branco | Ouro |
Basso Vinhos e Espumantes | Mayos Espumante Brut Branco | Ouro |
Berkano Premium Wines | Berkano Espumante Extra Brut 2021 | Ouro |
Bodega 3cabezas | Cave Liberté Espumante Moscatel | Ouro |
Brocardo Vinhedos e Vinho | Brocardo Espumante Brut Rosé Marina 2022 | Ouro |
Casa Geraldo | Casa Geraldo Espumante Moscatel 2023 | Ouro |
Casa Geraldo | Casa Geraldo Colheita de Inverno Espumante Sauvignon Blanc 2022 | Ouro |
Casa Geraldo | Casa Geraldo Espumante Brut Método Tradicional 2017 | Ouro |
Casa Valduga Vinhos Finos | Casa Valduga Premium Espumante Moscatel | Grande Ouro |
Casa Valduga Vinhos Finos | Casa Valduga 130 Espumante Brut Rosé | Ouro |
Casa Valduga Vinhos Finos | Casa Valduga Sur Lie Espumante Nature Rosé | Ouro |
Casa Valduga Vinhos Finos | Casa Valduga Naturelle Espumante Moscatel Rosé | Ouro |
Casa Valduga Vinhos Finos | Casa Valduga Premivm Espumante Brut | Ouro |
Casa Valduga Vinhos Finos | Casa Valduga Arte Espumante Brut Tradicional | Ouro |
Casa Valduga Vinhos Finos | Casa Valduga Premivm Espumante Extra Brut | Ouro |
Casa Valduga Vinhos Finos | Casa Valduga Premivm Espumante Nature | Ouro |
Casa Valduga Vinhos Finos | Casa Valduga 130 Espumante Brut | Ouro |
Casa Valduga Vinhos Finos | Casa Valduga Premivm Espumante Brut Rosé | Ouro |
Casa Valduga Vinhos Finos | Casa Valduga Arte Espumante Brut Rosé | Ouro |
Casa Valduga Vinhos Finos | Casa Valduga Sur Lie Espumante Nature | Ouro |
Casa Valduga Vinhos Finos | Casa Valduga Arte Espumante Elegance | Ouro |
Casa Venturini Vinhos e Espumantes | Vivere Espumante Moscatel | Ouro |
Cave Antiga Vitivinícola | Cave Antiga Espumante Moscatel | Ouro |
Cave Antiga Vitivinícola | Cave Antiga Espumante Moscatel 2018 | Grande Ouro |
Cave Antiga Vitivinícola | Cave Antiga Espumante Blanc de Blanc Brut | Ouro |
Cave de Pozza | Nativita Espumante Nature Rosé 2020 | Ouro |
Cooperativa AgroIndústrial Pradense | Primo Fior Chardonnay Espumante Brut | Ouro |
Cooperativa AgroIndústrial Pradense | Primo Fior Espumante Moscatel Rosé | Ouro |
Cooperativa Nova Aliança | Vinícola Aliança Espumante Champenoise Brut Rosé | Ouro |
Cooperativa Vinícola Aurora | Aurora Espumante Branco Brut | Ouro |
Cooperativa Vinícola Garibaldi | Garibaldi Vero Espumante Brut Rosé 2023 | Grande Ouro |
Cooperativa Vinícola Garibaldi | Garibaldi Espumante Prosecco Rosé 2023 | Ouro/Destaque |
Cooperativa Vinícola Garibaldi | Garibaldi VG Espumante Nature Blanc de Blanc 2023 | Ouro |
Cooperativa Vinícola Garibaldi | Garibaldi Espumante Moscatel 2023 | Ouro |
Cooperativa Vinícola Garibaldi | Garibaldi Espumante Prosecco | Ouro |
Cooperativa Vinícola Garibaldi | Garibaldi VG Espumante Brut Rosé 2022 | Ouro |
Cooperativa Vinícola Garibaldi | Garibaldi Espumante Prosecco Rosé Demi-Sec 2023 | Ouro |
Cooperativa Vinícola Garibaldi | Garibaldi Espumante Pinot Noir Rosé 2023 | Ouro |
Cooperativa Vinícola Garibaldi | Garibaldi Espumante Chardonnay 2023 | Ouro |
Cooperativa Vinícola Garibaldi | Garibaldi Vero Espumante Demi-Sec | Ouro |
Cooperativa Vinícola São João | Castellamare Espumante Moscatel | Ouro |
Cooperativa Vinícola São João | Castellamare Espumante Brut Tradicional | Ouro |
Cooperativa Vinícola São João | Castellamare Espumante Moscatel Rosé | Ouro |
Cooperativa Vinícola São João | San Diego Espumante Brut Rosé | Ouro |
Courmayeur do Brasil | Courmayeur Moscatel Espumante Rosé | Ouro |
Courmayeur do Brasil | Courmayeur Espumante Natural Brut Branco | Ouro |
Cristofoli Indústria Vinícola do Brasil | Cristofoli Espumante Blanc de Blanc 2021 | Ouro |
Cristofoli Indústria Vinícola do Brasil | Cristofoli Espumante Brut Rosé | Ouro |
Crs Brands Indústria e Comércio S/A | Georges Aubert Espumante Tradicional Brut | Ouro |
Crs Brands Indústria e Comércio S/A | Georges Aubert Espumante Tradicional Nature | Ouro |
Crs Brands Indústria e Comércio S/A | Georges Aubert Espumante Natural Brut | Ouro |
Dal Pizzol Vinhos Únicos | Dal Pizzol Espumante Brut Charmat | Ouro |
Don Giovanni | Don Giovanni Espumante Brut | Ouro |
Estabelecimento Vinícola Valmarino | Valmarino Espumante Brut Tradicional 2018 | Grande Ouro |
Estabelecimento Vinícola Valmarino | Valmarino Espumante Brut Blanc de Blanc Tradicional – DO 2021 | Ouro |
Estabelecimento Vinícola Valmarino | Valmarino Espumante Brut Blanc de Noir Tradicional – DO 2021 | Ouro |
Estrelas do Brasil | Estrelas do Brasil Espumante Nature | Ouro |
Fante Indústria de Bebidas | Oremus Espumante Natural Rosé Brut | Ouro |
Fante Indústria de Bebidas | Oremus Espumante Moscatel Rosé | Ouro |
Fante Indústria de Bebidas | Cordelier Espumante Natural Rosé Brut | Ouro |
Fante Indústria de Bebidas | Quinta do Morgado Espumante Moscatel Rosé | Ouro |
Guatambu Indústria e Comércio de Alimentos | Guatambu Espumante Noir de Merlot | Ouro |
Indústria Vinícola São Luiz | Dom Naneto Espumante Moscatel Rosé | Grande Ouro |
Indústria Vinícola São Luiz | Stefanello Espumante Moscatel Rosé | Ouro |
Indústria Vinícola São Luiz | Dom Naneto Espumante Extra Brut Branco Tradicional | Ouro |
Indústria Vinícola São Luiz | Cavalo Crioulo Espumante Nature Rosé Tradicional | Ouro |
Indústria Vinícola São Luiz | Dom Naneto Espumante Brut Rosé Tradicional | Ouro |
Maison Forestier Vinhos e Espumantes | Forestier Espumante Branco Brut Champenoise | Ouro |
Maison Forestier Vinhos e Espumantes | Grande Legado Espumante Moscatel | Ouro |
Maison Forestier Vinhos e Espumantes | Grande Legado Espumante Charmat Branco Brut | Ouro |
Miolo Wine Group Vitivinicultura | Miolo Iride Espumante Nature – 10 anos Surlie 2012 | Grande Ouro |
Miolo Wine Group Vitivinicultura | Miolo Cuvée Espumante Brut Rosé 2020 | Ouro |
Moet Hennessy do Brasil – Vinhos e Destilados | Chandon Passion | Grande Ouro |
Moet Hennessy do Brasil – Vinhos e Destilados | Chandon Blanc de Noir | Ouro |
Moet Hennessy do Brasil – Vinhos e Destilados | Chandon Excellence Brut 2013 | Ouro |
Moet Hennessy do Brasil – Vinhos e Destilados | Chandon Brut Rosé | Ouro |
Moet Hennessy do Brasil – Vinhos e Destilados | Chandon Réserve Brut | Ouro |
Moet Hennessy do Brasil – Vinhos e Destilados | Chandon Riche Demi-Sec | Ouro |
Pizzato Vinhas e Vinhos | Fausto Espumante Brut Rosé Tradicional | Ouro |
Pizzato Vinhas e Vinhos | Pizzato Espumante Nature Tradicional DOVV 2020 | Ouro |
Pizzato Vinhas e Vinhos | Pizzato Espumante Brut Rosé Tradicional DOVV 2022 | Ouro |
Pizzato Vinhas e Vinhos | Pizzato Espumante VERTIGO Nature Tradicional 2021 | Ouro |
Pizzato Vinhas e Vinhos | Fausto Espumante Brut Branco Tradicional | Ouro |
Ponto Nero Indústria de Bebidas | Ponto Nero Live Espumante Celebration Brut Rosé | Ouro |
Ponto Nero Indústria de Bebidas | Ponto Nero Cult Espumante Brut Rosé | Ouro |
Ponto Nero Indústria de Bebidas | Ponto Nero Live Celebration Espumante Glera | Ouro |
Ponto Nero Indústria de Bebidas | Ponto Nero Live Espumante Celebration Brut | Ouro |
Salvattore | Salvattore Espumante Moscatel 2023 | Ouro |
Sociedade de Bebidas Panizzon | Panizzon Espumante Branco Extra-Brut 2022 | Ouro |
Sociedade de Bebidas Panizzon | Panizzon Espumante Natural Rosé Brut 2023 | Ouro |
Sociedade de Bebidas Panizzon | Panizzon Espumante Prosecco Brut 2023 | Ouro |
Vaccaro – Vinhos e Espumantes | Vaccaro Espumante Moscatel Rosé 2023 | Ouro |
Vaccaro – Vinhos e Espumantes | Vaccaro Espumante Brut Tradicional 2022 | Ouro |
Varaschin Agroflorestal – Vinhos Sopra | Sopra Santé Espumante Brut Branco 2022 | Ouro |
Varaschin Agroflorestal – Vinhos Sopra | Sopra Santé Espumante Brut Rosé 2022 | Ouro |
Vinhedos do Monte Agudo | Alida Espumante Nature Blanc de Blancs 2020 | Ouro |
Vinhos Casacorba | Casacorba Espumante Moscatel Rosé | Ouro |
Vinhos Monte Reale | Valdemiz Espumante Moscatel | Ouro |
Vinhos Monte Reale | Valdemiz Espumante Brut Rosé | Ouro |
Vinícola Almaden | Almadén Espumante Brut | Ouro |
Vinícola Almaden | Almadén Espumante Moscatel Rosé | Ouro |
Vinícola Almaden | Almadén Espumant Brut Rosé | Ouro |
Vinícola Araucária | Poty Lazzarotto Espumante Brut | Ouro |
Vinícola Bebber | Família Bebber Espumante Nature | Ouro/Destaque |
Vinícola Campestre | Villa Campestre Espumante Moscatel Branco 2023 | Ouro |
Vinícola Casa Motter | Casa Motter Nobre Espumante Brut Rosé | Ouro |
Vinícola Casa Motter | Casa Motter Nobre Espumante Moscatel Rosé | Ouro |
Vinícola Conceição | Athina Espumante Moscatel | Ouro |
Vinícola Conceição | Athina Espumante Brut Rosé | Ouro |
Vinícola Davos Vinhos e Espumantes | Davo Espumante Branco Brut | Ouro |
Vinícola Don Guerino | Don Guerino Espumante Lumen Rosé | Ouro |
Vinícola Galiotto | Galiotto Espumante Natural Branco Brut | Ouro |
Vinícola Galiotto | Galiotto Espumante Natural Rosé Brut | Ouro |
Vinícola Gazzaro Ltda | Gazzaro Espumante Moscatel Rosé | Ouro |
Vinícola Gazzaro Ltda | Gazzaro Branco Espumante Brut | Ouro/Destaque |
Vinícola Geisse | Cave Amadeu Espumante Brut Rosé 2022 | Ouro |
Vinícola Geisse | Cave Geisse Espumante Blanc de Noir 2020 | Ouro |
Vinícola Geisse | Victoria Geisse Vintage Espumante Extra Brut Rosé 2022 | Ouro |
Vinícola Giacomin | Giacomin Espumante Brut Blanc de Blanc 2023 | Ouro |
Vinícola Madre Terra | Madre Terra Ventrez Espumante Rosé Brut | Ouro |
Vinícola Madre Terra | Madre Terra Cicloz Espumante Brut | Ouro |
Vinícola Madre Terra | Madre Terra Cicloz Espumante Nature | Ouro |
Vinícola Maximo Boschi | Biografia Espumante Brut Rosé 2017 | Grande Ouro |
Vinícola Maximo Boschi | Biografia Espumante Brut 2017 | Ouro |
Vinícola Maximo Boschi | Biografia Espumante Extra Brut 2017 | Ouro |
Vinícola Maximo Boschi | Vezzi Ganimedes Espumante Moscatel | Ouro |
Vinícola Mioranza | Rio Bravo Espumante Brut 2023 | Ouro |
Vinícola Panceri | Panceri Espumante Brut Prosecco 2023 | Ouro |
Vinícola Pedrucci | Pedrucci Espumante Brut Tradicional 2022 | Ouro/Destaque |
Vinícola Pedrucci | Occasione Espumante Brut Rosé 2022 | Ouro |
Vinícola Pedrucci | Pedrucci Espumante Nature Tradicional 2022 | Ouro |
Vinícola Pedrucci | Casa Pedrucci Espumante Reserva Nature 2020 | Ouro |
Vinícola Pedrucci | Occasione Espumante Brut 2022 | Ouro |
Vinícola Perini | Casa Perini Espumante Branco Cristal Demi-Sec | Grande Ouro |
Vinícola Perini | Casa Perini Espumante Branco Extra Brut Black Edition | Ouro |
Vinícola Perini | Vintage Espumante Brut Barricado | Ouro |
Vinícola Perini | Vintage Espumante Rosé de Noir | Ouro |
Vinícola Peruzzo | Peruzzo Espumante Brut Método Tradicional | Ouro |
Vinícola Peruzzo | Peruzzo Espumante Extra Brut Método Tradicional | Ouro |
Vinícola Pétria | Pétria Espumante Brut | Ouro |
Vinícola Salton | Salton Espumante Moscatel | Ouro/Destaque |
Vinícola Salton | Salton Évidence Cuvée Espumante Brut Rosé | Ouro/Destaque |
Vinícola Salton | Séries by Salton Espumante Moscatel | Ouro |
Vinícola Salton | Salton Espumante Ouro Brut | Ouro |
Vinícola Santa Augusta | Fenice Espumante Nature Branco 2018 | Grande Ouro |
Vinícola Santa Augusta | VSA Espumante Brut Branco 2021 | Ouro |
Vinícola Santa Augusta | VSA Espumante Moscatel Branco 2023 | Ouro |
Vinícola Thera – Fazenda Bom Retiro | Thera Auguri Espumante Auguri Brut | Ouro |
Vinícola Thera – Fazenda Bom Retiro | Thera Auguri Espumante Blanc de Blancs Extra Brut | Ouro |
Vinícola Thera – Fazenda Bom Retiro | Thera Espumante Nature | Ouro |
Vinícola Zanella | Zanella Espumante Blanc de Blanc Brut | Grande Ouro |
Vinícola Zanella | Zanella Espumante Brut | Ouro |
Vitivinícola Jolimont | Jolimont Espumante Moscatel Millésime 2023 | Ouro |
Vitivinícola Jolimont | Jolimont Espumante Trebbiano Sur Lie 2022 | Ouro |
Vitivinícola Jolimont | Jolimont Espumante Moscatel 2022 | Ouro |
Vitivinícola Santa Maria | Rio Sol Espumante Branco Brut | Ouro |
Degustadores:
Adalberto Bortolini
Ana Cristina Mokdeci
André Mendes
Carlos Zanus
Cedenir Fortunatti
Daniel Dalla Valle
Diego Grison
Éder Caldart
Elise Bourguignon
E. Vinicius de Abreu
Fábio Greghy
Fernanda Rodrigues Spinelli
Fernando Lima
Flavio Novello
Flavio Pizzato
Flavio Zilio
Felipe Machado
Gleybson Andrade
Gustavo Postingher
Heleno Facchin
Irineo Dall’Agnol
Ismar Pasini
João Valduga
Jorge Cattani
Júlio César Kunz
Laércio Spadari
Leandro Santini
Leticia Fensterseifer
Luciano Scomazzon
Magnos Basso
Maicol Zanella
Márcio Mortari
Marco A. Salton
Michel Motter
Michael Waller
Nelson R. Randon
Paula Guerra Schenato
Pri Matta
Rodi Goulart
Samuel Cervi
Sérgio Chesini
Suzana Barelli
Talita Verzeletti
Vanderlei Gazzi
Vanessa Stefani
Wallace Gonçalves Neves
William Vaccaro
Presidentes de Júri:
André Gasperin
Cláudia A. Stefenon
Mario Lucas Ieggli
Gilberto Pedrucci
Gilberto Simonaggio
Marcos Vian
Michel Zignani