Caro Enoleitor:
Animado para o Carnaval? Se você é um folião “raiz”, provavelmente está com a casa de praia alugada ou com o camarote na Sapucaí reservado. Ou melhor: está com o abadá preparado para brilhar no bloco mais “hype” do momento.
Por outro lado, se você detesta a folia e não vê a hora de fugir para as montanhas, já está com o churrasco do sítio engatilhado, o chalé de Ibitipoca faxinado ou um retiro zen reservado. Até rimou!
Seja qual for a tua “vibe”, você há de concordar que tudo pede um delicioso vinho. O calor, contudo, pode ser uma preocupação e um impedimento. Não se aflija. Trarei ótimas ideias para você cair (ou não) na folia e apreciar o teu vinhozinho sem neuras, nesta abafada estação.
Durante os dias mais quentes de verão, o consenso é geral: o consumo de vinhos leves e refrescantes é o mais indicado. Os vinhos brancos como Sauvignon Blanc, Chardonnay, Pinot Grigio e Vinho Verde são excelentes opções, pois abundam das características mais desejadas na estação: leveza, riqueza de fruta e muito frescor.
Não se esqueça dos espumantes! Os vinhos borbulhantes são sempre uma ótima opção para esta época, pois são frescos e divertidos. Bruts, rosês, moscatéis (os mais docinhos), todos harmonizam muito bem com dias quentes e festivos.
Os vinhos rosês são também fantásticos, pois apresentam, no geral, uma combinação de frutas vermelhas com uma acidez refrescante que agrada aos paladares mais exigentes. Além de serem verdadeiros coringas da harmonização, como já comentei aqui com você.
Lembre-se que a temperatura ideal de serviço para vinhos brancos e rosés é entre 8°C e 12°C. Os espumantes podem ser degustados ainda mais gelados.
E como fica o fiel apreciador de vinhos tintos? É o teu caso? Pois bem, aperte o cinto e siga comigo.
Embora os vinhos tintos sejam geralmente mais bem recebidos em dias de temperaturas mais baixas, alguns tintos leves e frutados podem ser ótimas opções para o verão.
Por exemplo, um Pinot Noir leve e fresco, um Beaujolais, um Chianti basicão ou qualquer vinho tinto de estilo mais jovem e frutado, proveniente de regiões mais frescas. Servi-los ligeiramente refrigerados, entre 12°C e 14°C, pode realçar seu frescor e torná-los ainda mais convidativos.
A sua preocupação, carnavalesco leitor, contudo, pode ser a “logística” para o consumo do vinho. Como manter o vinho gelado na praia? E taças? Preciso levar? E como vou beber meu vinho enquanto me acabo atrás do trio elétrico, entoando “arerêeeeee” com Ivete e o resto da galera do rolê?
Calma, eu pensei em tudo para você.
Vamos organizar esta parte em tópicos, para que você possa consultar ou até mesmo imprimir como um “guia de primeiros socorros do vinho no verão”:
- Para manter a garrafa de vinho gelada (considerando um local em que você consiga levar a garrafa), utilize baldes de gelo ou sacos de gelo reutilizáveis (como aquelas bags de plástico com alças). Se você tiver à disposição um cooler, comum para quem sempre leva uma cervejinha para a praia, não hesite em manter o teu vinho guardadinho lá.
- Isto é muito importante: não se preocupe com taças. Se você fizer questão de manter o charme do consumo, estando na praia ou na piscina, lance mão de taças de acrílico, que são seguras, leves e versáteis. Na falta destas “taças salva-vidas”, utilize os bons e velhos copos mesmo. Não complique.
- Conhece os copos térmicos dos “faria limers”? Você pode fazer uso deles também. Uma excelente opção é colocar o vinho já gelado dentro dele, para conservar a temperatura, e transferir para uma taça na hora de beber. Mas se você não está muito preocupado em analisar todas as nuances sensoriais do vinho naquele momento, beba direto do copo mesmo! Ninguém vai mandar te prender, não.
- Você sabe que colocar gelo diretamente no vinho não é a melhor opção. O gelo dilui os sabores da bebida, tornando-a quase intragável. Mas você sabia que é possível adicionar frutas congeladas à taça para manter o vinho frio sem o efeito colateral do gelo? Experimente congelar bagos de uvas e faça o teste. Inclusive, é uma ótima opção para refrescar os tintos também!
- Lembre-se que alguns espumantes, os chamados “ice”, são produzidos para serem consumidos com cubos de gelo. Eles são mais adocicados e ficam mais agradáveis e refrescantes quando o gelo é adicionado. Portanto, são ótimas opções para os dias ensolarados e você não ficará com aquela sensação de estar cometendo um pecado capital.
- Para os entusiastas de trio elétrico e blocos de rua, uma opção fantástica são os vinhos em lata. Eles vêm nas versões frisantes, espumantes, brancos, rosês e tintos. Você abre a lata e voilá: é só beber, como um refrigerante. Prático demais!
- Uma alternativa bem versátil para consumir o vinho no verão e durante o carnaval, certamente, é utilizá-lo em drinks. Experimente fazer um Spritz com vinho branco tranquilo, água com gás e um toque de licor, servido com bastante gelo. Fica sensacional.
Aposto que você gostou bastante desta ideia dos drinks, acertei?
Então serei mais bacana ainda com você, meu fiel leitor, e deixarei aqui 3 receitas práticas de drinks com vinho para você cair na folia com muita harmonia, sabor e estilo.
SANGRIA TROPICAL
1 garrafa de espumante Brut ou Moscatel branco ou rosé gelado;
10 morangos;
10 amoras;
2 maçãs;
2 laranjas;
1 xícara de açúcar;
2 xícaras de suco de laranja (ou limão);
Gelo a gosto.
1) Corte as frutas em pedaços pequenos e coloque-as em uma jarra. Adicione o suco de laranja e misture.
2) Acrescente o açúcar, misture e deixe descansar por 10 minutos.
3) Adicione o espumante e o gelo.
MOJITO BORBULHANTE
5 ramos de hortelã;
3 colheres de açúcar;
5 limões sicilianos;
300ml de rum;
Gelo a gosto;
1 garrafa de espumante Brut ou Moscatel branco ou rosé gelado.
1) Corte os limões sicilianos em rodelas. Coloque-os dentro de uma jarra grande, juntamente com os ramos de hortelã.
2) Amasse as rodelas e os ramos com um socador.
3) Adicione o rum, adicione gelo e complete com o espumante.
TENTAÇÃO ESCARLATE
5 morangos;
6 mirtilos;
5 framboesas;
5 cerejas;
2 colheres de sopa de açúcar;
3 ramos de tomilho (opcional);
Espumante Brut ou Moscatel rosé a gosto (atenção: para um drink mais “encorpado”, substitua o espumante por um vinho tranquilo rosê ou tinto);
Gelo a gosto.
1) Em um recipiente, adicione as frutas picadas e o açúcar e macere até formar um purê (ou bata no liquidificador). Se preferir, deixe com pedaços maiores.
2) Transfira para uma taça ou copo e acrescente o gelo, o tomilho (opcional) e complete com o espumante. Dica: se preferir um drink mais cremoso, substitua o açúcar por leite condensado.
Estas receitas são dignas de uma nota 10, concorda?
Espero que você faça bom proveito destas dicas e desfrute bastante dos vinhos neste nosso Carnaval ensolarado. Ah! Muito importante: MANTENHA-SE HIDRATADO e ALIMENTE-SE BEM.
E lembre-se: consuma sempre com moderação e responsabilidade para aproveitar sempre e somente o melhor da festa.
Saúde, bom Carnaval e até a próxima!
Todas as fotos: fonte Canva Pro.