O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung é ainda hoje um dos pensadores mais influentes da história. O fruto de suas pesquisas, obras e ideias transcenderam as paredes das universidades e consultórios para alcançarem o resto do mundo em grandes narrativas contadas pelo cinema, pela literatura e pela arte. Jung foi alguém que se esforçou por tocar e transformar a vida de pessoas comuns – nada de estranho para alguém cuja preocupação era, de maneira central, o sofrimento humano e um mundo desencantado.
Ainda assim, como pode acontecer com o que se torna muito popular, sua obra e suas ideias foram, em alguns aspectos, mal interpretadas e incompreendidas, moldadas e adaptadas aqui e ali em discursos que pouco ou nada têm a ver com as propostas de sua psicologia. Conceitos e ideias como o inconsciente coletivo, sincronicidade, individuação, extroversão e introversão, entre outros, são mais do que podem dar a entender à primeira vista.
Um dos motivos do rompimento entre Freud e Jung diz respeito à importância que Jung atribuía à dimensão religiosa e espiritual do ser humano. Há um episódio curioso que ele conta em um de seus livros, O Homem e Seus Símbolos. Um rabino teria sido questionado sobre o motivo de ninguém mais ver Deus como antigamente, ao que o rabino teria respondido ser “porque não há gente capaz de curvar-se o bastante”. Você deve perceber que há algo além do sentido imediato da imagem que esta história evoca.
Jung foi alguém profundamente preocupado com o sofrimento do homem moderno e entendia que apenas com o contato com os elementos mais profundos de nossa constituição – algo que se convencionou chamar superficialmente de “autoconhecimento” – seríamos capazes de viver uma vida mais plena. Entrar no universo das ideias junguianas é ir na contramão de “sentidos imediatos” e superficialidade, e diz respeito a uma busca corajosa e genuína de compreensão de si e da própria relação com o mundo.
Você pode começar essa jornada com “Uma Introdução Guiada e Descomplicada ao Pensamento de Jung”, com a professora Lilian Wurzba, disponível na Casa do Saber +.
Acesse casadosaber.com.br e assine a Casa do Saber +, aplicativo com tudo o que você precisa para sair do automático e viver melhor a sua vida.
Utilize o nosso cupom e ganhe 10% de desconto na assinatura do site. Para receber, digite TRIBUNA quando for efetuar o pagamento.