A célebre expressão “times is money”, que em tradução livre quer dizer ”tempo é dinheiro”, atribuída ao inventor e empresário norte-americano Benjamin Franklin, popularizou a ideia de que o tempo é um recurso tão valioso quanto o dinheiro e precisa ser aproveitado de forma eficiente por todos, incluindo as empresas.
Segundo esse entendimento, gerir o tempo permite obter vantagens competitivas para os negócios, por orientar o desempenho e a rotina de trabalho de maneira mais eficaz.
O interessante é que o tempo é medido ou representado por grandezas constantes e universais, ou seja, por segundos, minutos, horas, dias, meses, anos e daí por diante. Administrá-lo, portanto, é uma força de expressão, uma vez que o tempo é sempre igual; o que muda basicamente é a forma como se aproveita o intervalo entre o início e o final de um ciclo, ou entre o nascimento e a morte, no caso da vida.
Nesse sentido, gerir o tempo é ter controle sobre o volume de atividades realizadas em um ciclo, que pode ser medido em segundos, minutos, horas, dias, anos etc. Trata-se de usar o tempo para realizar as atividades consideradas mais importantes, tanto na vida pessoal como profissional e, assim, conseguir se organizar melhor e aumentar a sua eficiência e a sua produtividade.
No conceito de produtividade se encaixa a ideia de gestão do tempo, pois sendo o tempo algo que delimita a existência de um ciclo, quanto mais se produz dentro dessa delimitação, mais produtivo será o processo. E a produtividade é o que torna as pessoas e empresas mais competitivas.
O aumento da produtividade no contexto da gestão do tempo nada mais é do que a habilidade de fazer escolhas, mais especificamente definir quais tarefas são importantes, urgentes e circunstanciais. Quando o tempo é usado com sabedoria, é possível diferenciar o que é urgente do que é importante e, dessa forma, direcionar as energias para ações mais assertivas, que trarão bons resultados.
A gestão do tempo – e o consequente aumento da produtividade – exige, antes de tudo, organização. Os principais especialistas no assunto afirmam que a simples atitude de organizar papéis, informações, arquivos e e-mails traz grandes benefícios, que levam a um melhor aproveitamento do tempo.
Enfim, há um consenso de que é cada vez mais necessário aproveitar melhor o tempo e ser produtivo. Existem inúmeras ferramentas de gestão do tempo, mas todas dependem de uma decisão sua. A mudança de postura frente às circunstâncias e situações exige de cada pessoa um posicionamento proativo diante das escolhas que a vida coloca.