A identidade visual de uma empresa deve expressar de maneira objetiva do que se trata o empreendimento e a imagem que se pretende transmitir ao mercado. As cores e formas escolhidas devem traduzir seus valores sociais e mercadológicos.
A padronização de cores e elementos presentes em logomarca, papel ofício, folder, catálogo, rótulo, embalagem, cartão de visita, banner, painéis, uniforme, fachada, placas de sinalização interna e site, dentre outros, reforça a imagem visual da empresa.
Essa identificação facilitará a lembrança futura da marca e, com isso, os produtos e serviços serão reconhecidos pelos seus consumidores, onde estiverem presentes. Dito de outra forma, a marca identifica a empresa, permite distinguir um determinado produto ou serviço de outros iguais ou semelhantes, agrega valor ao que é oferecido ao público e ajuda a fidelizar o cliente.
Devido à sua importância, vale a pena a empresa investir na contratação de um profissional especializado para o desenvolvimento de sua marca e identidade visual. Além disso, para manter os padrões em todos os materiais da empresa, é recomendada a elaboração de um manual de identidade visual.
O registro da marca e de patentes, por sua vez, é uma forma de proteger o patrimônio da empresa, que pode ser copiado. A marca registrada é um patrimônio que uma empresa possui. Uma marca pode gerar direitos ao titular e lucros, por meio de sua exploração direta ou indireta. Sua propriedade e seu uso exclusivo só são adquiridos pelo registro, que é feito pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
O registro da marca é importantíssimo, principalmente nas seguintes situações:
- Ao investir na divulgação pela internet, onde sua exposição se dará em nível mundial;
- Na pretensão de se tornar uma franqueadora ou abrir filiais;
- Se for uma indústria que trabalha com marca própria.