A falta de estratégias de marketing, controles gerenciais, inovação e processos pode afetar os níveis de crescimento de uma empresa, principalmente em um mercado cada dia mais dinâmico e competitivo. Por outro lado, é um desafio implantar e adequar ferramentas de planejamento e gestão, tornando-as aplicáveis aos pequenos negócios. Se você é um dos que enfrentam esse dilema para manter os níveis de crescimento da sua empresa, fique atento às seguintes dicas:
1. Estratégias de marketing
Considerando que uma empresa é um sistema integrado, que interage com o mercado, com outras empresas e a sociedade, é necessário que ela defina estratégias de marketing para tornar essa relação mais eficiente.
Ao planejar o investimento de marketing de uma empresa, é necessário identificar quais são os alvos a serem atingidos (objetivos, metas e indicadores) e quais são as ações necessárias para concretizá-los. Posteriormente, é a vez de executar as ações definidas e fazer uma análise dos resultados obtidos.
2. Inovação
É a condição para que uma empresa mantenha sua competitividade. Deve ocorrer nos processos produtivos, na gestão da marca e nos produtos. Mais ainda, é crucial que também esteja refletida nos canais de comercialização, que exigem investimentos em mídias sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Google + e em lojas virtuais. Para saber mais sobre como utilizar o Facebook em favor da sua empresa, clique aqui.
3. Controles Gerenciais
Implementar e usar sistemas de controles gerenciais em grandes empresas é mais fácil, em função da maior disponibilidade de recursos financeiros e humanos. Já em pequenas empresas é fundamental que o próprio empresário conheça as ferramentas e informações administrativas para monitoramento, controle e tomada de decisões, maximizando seus resultados.
O propósito da manutenção de controles financeiros é a garantia de recursos e ações para potencializar os lucros. O treinamento e a implantação de controles financeiros e indicadores de desempenho, com monitoramento sistemático, deverá refletir em melhorias nos resultados. A adoção dos controles e sua atualização são pontos fundamentais para melhorar a gestão das micro e pequenas empresas.
Alguns controles importantes para os pequenos negócios são:
- Controle diário de caixa e controle diário de vendas
- Controle de contas a receber
- Controle de contas a pagar
- Controle mensal de despesas
- Controle de estoque
- Cadastro de clientes
Clique aqui para saber como fazer o fluxo de caixa de sua empresa.
O mercado disponibiliza vários sistemas, inclusive gratuitos, que podem ser adotados pela empresa na implantação de controles.
4. Cooperação
Em um cenário competitivo, individualmente, as empresas não conseguem acompanhar as demandas do mercado: exigência de qualidade, custos baixos, inovação e decisões rápidas. Por esse motivo, devem buscar modelos de negócio alternativos, como a organização em rede para compras e vendas em conjunto, por exemplo, por meio de marketplace.
A participação em uma rede de cooperação poderá reduzir os custos variáveis dos produtos, uma vez que, comprando desta forma, as empresas tendem a negociar mais vantagens com os fornecedores. Permitirá, ainda, reduzir custos por meio da divulgação em conjunto e fortalecer a imagem do negócio, com o uso de uma marca forte, que maximizará os resultados financeiros.
Bons negócios!