Nos últimos anos, o mercado PET vem se destacando como um importante segmento econômico. O crescimento se deve a mudanças no perfil das famílias – que passaram a tratar seu animalzinho de estimação como um membro da casa – e no comportamento do consumidor. Somadas, essas duas situações têm proporcionado ótimas oportunidades de atuação neste segmento, também em razão do fato de o Brasil contar com a segunda maior população de cães e gatos do mundo.
São diversas as opções para quem deseja empreender. Antes de investir, contudo, a dica é pesquisar o mercado, saber quem são os clientes potenciais e conhecer os processos de funcionamento de um pet shop, além de elaborar um bom plano de negócios. Certamente, tais cuidados reduzirão muito o risco para quem planeja atuar no ramo.
Para ter sucesso, também é importante, além de uma loja bem montada e da oferta de um mix de produtos interessante e variado, manter uma equipe qualificada e treinada, de forma a oferecer segurança aos animais e qualidade no atendimento aos clientes. E, como a concorrência é grande, é preciso estar atento às inovações e às práticas que vão conferir longevidade ao negócio.
Além dos pet shops, vimos surgir nos últimos anos uma gama variada de produtos e serviços para atender animais e seus donos. Serviço de hospedagem é um exemplo, por possibilitar que os donos hospedem seus animais enquanto viajam a trabalho ou de férias.