Ícone do site Tribuna de Minas

Existe sorte no mundo dos negócios?

PUBLICIDADE

Sim, sorte e azar são elementos naturais da nossa vida. Fazem parte do cotidiano. No mundo dos negócios, também estão presentes e, no geral, isso não é um problema. A grande dificuldade é quando confiamos o sucesso ou fracasso do nosso negócio exclusivamente ao “fator sorte”.

Sorte pode ser entendida como um evento improvável e imprevisto, que independe da nossa intenção e afeta os nossos resultados, sem levar em conta as nossas ações. Ou seja, é algo que foge ao nosso controle e impede uma ação preventiva ou reação imediata.

PUBLICIDADE

No mundo dos negócios, porém, eventos desse tipo são raríssimos. Por exemplo, um empresário que compra produtos importados pode culpar a má sorte quando o dólar aumenta, contudo, a variação da moeda não só pode ser acompanhada dia a dia, como ser entendida e até, em alguns casos, prevista. Isso dá chance ao empresário de se movimentar, criar ações diferentes e mudar sua estratégia. Entender essa diferença é o que leva muitos negócios a obterem sucesso, independentemente do momento que vivemos.

PUBLICIDADE

Ter sorte e azar não são a mesma coisa que aproveitar oportunidades e combater ameaças. Todo negócio está sujeito às oscilações do mercado e justamente por não conseguir controlar tudo, o empresário deve monitorar os acontecimentos, evitando que o seu resultado dependa exclusivamente deles. Afinal, se a empresa é sua, o resultado tem que ser consequência das decisões que você toma. Se você passa a depender da sorte, o negócio se transforma em uma loteria.

A mudança de mentalidade é fundamental para ter sucesso e se adaptar ao momento. Separamos cinco dicas valiosas para diminuir essa dependência:

PUBLICIDADE

Estes são os primeiros passos para que o seu desempenho dependa mais de você. E pergunte-se sempre: até que ponto o meu negócio depende da sorte? O que eu posso fazer hoje para que o meu resultado dependa mais das minhas ações?

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile