Ícone do site Tribuna de Minas

Cinco passos para uma tomada de decisão confiável

PUBLICIDADE

Já parou para pensar em quantas tarefas são executadas e decisões são tomadas no seu dia a dia? Emitir uma nota fiscal de venda, decidir se a compra de mercadorias será à vista ou a prazo, investir em marketing tradicional ou digital, abrir ou não uma nova unidade. São inúmeros os exemplos de tarefas e decisões diárias. As decisões são classificadas em: estratégicas (determinam os objetivos de longo prazo da organização), táticas ou administrativas (transformam os objetivos em planos de ação) e operacionais (determinam como as tarefas essenciais do dia a dia devem ser conduzidas).

É característica dos pequenos negócios as decisões, em todos os níveis, serem tomadas pela mesma pessoa – o empreendedor. Partindo desse pressuposto, o que fazer para que as tarefas cotidianas sejam executadas de forma eficaz e as decisões contribuam para o sucesso do negócio?

PUBLICIDADE

Veja cinco passos que vão ajudá-lo nesta tarefa:

PUBLICIDADE

A tomada de decisões perpassa todos os níveis, além da multiplicidade de papéis exercidos pelo gestor do pequeno negócio (empreendedor, líder, empresário, gerente e, muitas vezes, funcionário). É salutar que, enquanto gerente, você sistematize recursos materiais e humanos, criando métodos que melhorem os processos-chave da empresa e implemente uma cultura de melhoria contínua que contribua para minimizar os erros e aumentar a confiabilidade das informações geradas.

Por outro lado, enquanto empreendedor e empresário, é necessário que você tenha uma visão sistêmica da empresa e conhecimento dos ambientes em que ela está inserida.  Tenha em mente que faz parte da sua rotina a tomada de decisões que aproximam ou distanciam a empresa de seu objetivo final. Mãos à obra e sucesso!

PUBLICIDADE

Sair da versão mobile