A internet e as novas tecnologias trouxeram para nossa realidade uma avalanche de informações e possibilidades. Essa overdose criou um ambiente de ansiedade entre as micro e pequenas empresas que despertaram, nos últimos anos, para a necessidade de dialogar com os clientes em diversos canais.
A escolha de qual canal utilizar tem sido uma das decisões estratégicas mais importantes que um empreendedor precisa estabelecer em sua jornada no ambiente digital. Apesar de ser uma escolha da empresa, o cliente tem papel central nesse processo. Geralmente, o perfil dos usuários de plataformas online são consumidores mais exigentes, bem informados e conectados e que irão definir em quais canais querem estabelecer um diálogo com a sua marca.
Você está preparado? Confira algumas dicas que podem facilitar ou até revolucionar os seus canais de relacionamento com os clientes.
Redes Sociais
- Ofereça conteúdo que esteja alinhado com a sua marca e seja de interesse dos seus clientes, criando afinidade e estimulando a proximidade nas redes sociais.
- Invista no relacionamento diferenciado. Há muitas marcas postando apenas os produtos e serviços que oferecem ao mercado. Diferenciar-se é promover um diálogo em que os consumidores participem e colaborem na construção da sua marca, no ambiente online.
- Encoraje seus clientes a compartilharem em suas redes a experiência que tiveram com a sua marca.
- Crie ambientes/datas/campanhas específicas para usuários conectados a sua rede.
- Ofereça possibilidades de interação e participação constante, por meio da geração de mídia espontânea, criação e compartilhamento de conteúdo. O uso de hashtags “#” pode ajudar!
- Esteja preparado e disponível para realizar atendimento por esses canais, educando os clientes e facilitando, sempre e cada vez mais, a vida deles.
Aplicativos
O celular é hoje a primeira tela onde as pessoas buscam informações e um poderoso canal de relacionamento. Esses atrativos favorecem o desenvolvimento de aplicativos, uma vez que seus produtos/serviços estarão disponíveis na palma das mãos dos usuários. Desenvolva aplicativos que facilitem a vida do consumidor, fornecendo a ele um espaço de informações e prestação de serviços, com orientações, dicas, dados e possibilidade de acompanhamento dos atendimentos.
- Atente-se para o assunto do e-mail que você encaminha aos seus clientes, pois ele é o cartão de visitas do seu conteúdo.
- Evite a compra de listas de e-mails aleatórios, mantendo um cadastro próprio de pessoas que fazem parte do seu público-alvo.
- Converse com esses contatos por este canal, fornecendo informações relevantes e direcionadas.
- Mantenha a frequência no envio e na avalição das taxas de abertura, retornos e demais interações com os clientes, por meio de ferramentas de análise.
Site
- O cliente busca no site informações oficiais da empresa. Divulgue nesse canal a trajetória do seu negócio e os propósitos da marca, que vão além do interesse econômico e precisam ser comunicados.
- Ele deve ser de fácil navegação, com imagens leves e design responsivo (que se adapta a dispositivos variados, como celular e tablet, sem que a configuração fique comprometida).
- Tenha uma interface amigável, na qual o consumidor encontre facilmente itens e informações que procura, além de formas de contato que podem ser um formulário, e-mails, telefone ou endereço.
Loja virtual
- A credibilidade é um ponto fundamental no e-commerce. Por isso, é necessário que informações e imagens representem fielmente os produtos fornecidos, para que o cliente tenha segurança ao efetuar a compra.
- Fotos escuras, páginas incompletas e sem os dados corretos de contato demonstram amadorismo e dificultam a venda.
- Transmita confiança, dando visibilidade às políticas de comercialização como formas de pagamento, frete, trocas e devoluções, além de descontos e promoções.
- O cliente comprou? Capriche nas mensagens de confirmação de compra.
- Atente-se para a embalagem do produto e incentive a avaliação dos produtos e do atendimento, tanto em canais próprios, quanto em plataformas externas, como redes sociais e sites de recomendações.
Loja física
- Invista em uma loja atrativa e atendimento diferenciado e dinâmico, capaz de se adaptar ao perfil do cliente, para que a experiência de compra valorize a presença tanto do vendedor, quanto do cliente, no ponto de venda.
- Explore demonstrações de produtos e estimule seu cliente a experimentar sensações positivas em seu ambiente. Atenção especial aos provadores e vitrines, que podem definir o consumo, tanto pelo uso, quanto pela atratividade do produto.
Divirta-se! Você e seu cliente só têm a ganhar.