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Marketing social: fortalecendo a imagem da empresa

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Vivemos um tempo em que a atenção dada às chamadas “causas sociais” pode fortalecer a imagem institucional das empresas. Para atender a essa premissa, as empresas devem ir além do objetivo de satisfazer clientes e gerar riquezas e dedicar-se ao que chamamos de “marketing social”.

O termo “marketing social” foi usado pela primeira vez na década de 1970, quando Philip Kotler e Gerald Zaltman perceberam que os princípios do marketing tradicional, voltado apenas para a venda de produtos, não atendiam mais às necessidades do público consumidor. Já naquela época, eles observaram que o marketing poderia ser usado não só para a oferta, promoção e venda de produtos e serviços, mas também para impulsionar ideias, comportamentos e mudanças de atitude que resultassem no bem-estar da população.

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Quase cinquenta anos depois, percebemos cada vez mais o quanto essa prática faz sentido, principalmente em razão do impacto que as redes sociais têm causado às relações comerciais, sociais e institucionais. Nesse novo cenário, por que não atuar de forma estratégica e se engajar em projetos ou campanhas sociais para se tornar admirável perante seus clientes? Como ensina Philip Kotler, “as pessoas se importam mais com as empresas que se importam com elas”.

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De forma prática, podemos citar alguns caminhos que as empresas podem seguir para utilizar o marketing social:

  1. Marketing de filantropia: se caracteriza por uma doação que a empresa faz para uma entidade beneficiária, que usará o recurso para implantar ações de melhorias e mudanças sociais.
  2. Marketing de campanhas sociais: nesse caso, o objetivo é veicular mensagens de interesse público que busquem conscientizar o consumidor, seja por meio de campanha em mídia televisiva, promoção incluída na programação de um dia de vendas, destinação de um percentual das vendas a entidades de assistência social ou mesmo através de embalagens ou produtos.
  3. Marketing de patrocínio de projetos sociais: a sua empresa também pode atuar como patrocinadora de algum projeto social. Pode ser em parceria com governos ou empresas terceiras. Além disso, também pode recorrer a patrocínio próprio – caso de empresas que mantenham alguma fundação ou instituto que viabilizem a produção de projetos com recursos próprios.
  4. Marketing de relacionamento em ações sociais: esse é voltado para a equipe de vendas e tem o objetivo de estimular os consumidores a utilizarem serviços sociais.
  5. Marketing de promoção social: quando a empresa usa o nome de uma entidade ou o logotipo de uma campanha, que resultam em aumento das vendas ou acréscimo de valor ao produto ou à marca. O marketing social, nesse caso, pode ser realizado exclusivamente pela empresa ou mediante parceria com entidade do terceiro setor que necessite de seu apoio.

Um bom exemplo nesse sentido é a campanha publicitária “Quanto custa a sua gentileza? Atitudes que transformam”, lançada pelo Conselho de Jovens Empreendedores do Sindcomércio São João del-Rei (SindJovem) em novembro de 2018, com a instalação de outdoors na cidade e ações nas redes sociais, além da divulgação de pequenos vídeos promocionais.

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Em 2017, São João del-Rei foi eleita a cidade mais hospitaleira do país pelo Airbnb e esse reconhecimento se transformou no ingrediente principal para a concepção da campanha, que tem como objetivos sensibilizar e incentivar a prática da gentileza e do respeito entre as pessoas, unir o comércio local em prol de uma causa e fortalecer as empresas. A iniciativa, certamente, tem potencial para fortalecer os estabelecimentos e suas respectivas marcas. Segundo os organizadores, a campanha quer mostrar ao visitante que a cidade tem um povo não somente hospitaleiro, mas gentil. Várias empresas já estão se engajando no projeto.

A campanha é fomentada de forma colaborativa, ou seja, sem a participação do poder público. A expectativa dos organizadores é que a iniciativa passe a integrar o calendário de eventos do município, podendo, a cada ano, abordar temas diferentes.

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Fato é que o marketing social pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social e uma forma de conquistar clientes, aproximar-se do público, melhorar imagem e reputação e constituir-se num diferencial positivo diante da concorrência. Inclui objetivos muito mais ambiciosos, pois considera impactar a realidade em que a empresa vive e causar mudanças sociais importantes.

Inspire-se! Faça negócios, mas torne-se, ao mesmo tempo, admirável para seus clientes!

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