O termo “fala” é feminino e tem como um dos significados a capacidade do ser humano de se exprimir, interagir e se comunicar. Algumas pessoas nascem com o “dom” ou a facilidade de se comunicar de forma mais leve, tranquila, fácil, pouco importando se os ouvintes são os familiares, durante um almoço, os colegas de trabalho, em um bate papo informal, ou uma plateia de 10 mil pessoas. Em contrapartida, há aqueles que conseguem falar muito bem para amigos e familiares, mas quando são colocados em um palco e precisam se expressar para uma plateia desconhecida, “congelam” e mal conseguem dizer o próprio nome.
No entanto, em pleno século XXI, não é mais possível apenas contar com o “dom” de falar em público. Muitos estudos e artigos publicados mostram que todas as pessoas são capazes disso, bastando, àquelas que se sentem mais desconfortáveis, estudar, treinar e se preparar.
Várias vezes, a dificuldade de falar em público decorre da falta de domínio do conteúdo, do vocabulário precário, da pouca ou nenhuma leitura feita no decorrer da vida ou até mesmo de um trauma de infância. Para cada motivo existe uma solução, uma forma de superar a dificuldade.
A preparação vai desde a escolha do tema e seu estudo aprofundado até a elaboração de um documento com as ideias ou texto na íntegra. Além disso, deve-se levar em conta o desenvolvimento de postura, o treinamento vocal, entre outros pontos.
Veja algumas dicas que podem ajudar bastante no processo de construção da fala:
- Treino: tenha conhecimento do conteúdo a ser apresentado e faça algumas simulações.
- Comunicação: corpo, voz e fala devem seguir a mesma vertente do público.
- Linguagem: o tema e a exposição do conteúdo devem estar de acordo com o nível do público presente.
- Recursos: utilize todos os recursos audiovisuais disponíveis.
- Feedback: seja capaz de interagir o tempo todo com a plateia.
Coloque isso em prática e treine bastante. Apenas assim será possível evoluir e falar bem em público.