Venho de uma família de pais separados, eu e minha irmã mais velha fomos criados pela minha mãe com a ajuda da minha avó, ou seja, sempre convivi de perto com a rotina feminina. Desde a infância os cuidados pessoais e a busca pela manutenção da beleza sempre foram presentes no meu dia a dia. Me lembro bem do cheiro de creme Nívea invadindo meu quarto todas as noites antes de dormir, afinal, o boa noite da minha avó era sagrado. No armarinho do banheiro nunca faltava a colônia Leite de Rosas que, segundo minha irmã, era infalível na limpeza da pele do rosto. Mas gostoso mesmo era passar o sábado deitado no quarto da minha mãe assistindo tv, enquanto ela fazia suas unhas da mão com perfeição e eu, claro, brincando com o alicate e tirando todo o corte dele.
Acompanhar a rotina de cuidados com a beleza da minha família me permitiu, ao longo da vida, perceber a importância de dar atenção a nossa aparência e estética, livre de preconceitos ou amarras sociais. Mas eu não sou o único, de acordo com a pesquisa Cosmentology em parceria com a Netquest que ouviu mais de mil homens em todo o Brasil, 39% dos entrevistados passaram a se preocupar com beleza e cosméticos revelando o crescimento do interesse dos homens pelo assunto. A pesquisa ainda revela que 66% dos entrevistados afirmam que “podem me chamar do que for, mas cuidar de mim não me deixa menos homem”, 63% afirmam que cuidar da beleza não é só coisa de mulher e 53% dizem que “sou homem, mas me cuido e não tenho vergonha disso”. O homem atual entende a importância de dedicar atenção a sua aparência e reconhece os benefícios que esses cuidados podem oferecer.
Para a consultora Karla Gonçalves “apesar do machismo ainda presente na sociedade brasileira, a propagação rápida das informações; as compras pela internet e a prescrição de receitas com produtos individualizados, auxiliam, e muito, no crescimento deste segmento da indústria cosmética. Talvez, porque o homem ainda sente receio de sair de uma loja de produtos cosméticos com um produto estético. Os best-sellers são os itens voltados para os cabelos: cera, pomada, gel, modelador, xampu (de antiqueda a grisalhos)”, comenta a consultora. Mas se o intuito é atrair a atenção dos homens nada melhor do que investir em produtos que oferecem multipropostas com maior praticidade. “O que acha da própria espuma de barbear ter efeito calmante com ativos que inibem a inflamação e a pele irritada pós barba? E que tal ter um shampoo hidratante em barra 3 em 1 que pode ser usado para limpeza profunda e ação condicionante dos cabelos e da barba, produto prático, fácil de transportar e de baixo custo. Na farmácia de manipulação isso é possível. O homem de hoje procura não só o serviço em si, mas a praticidade aliada ao conforto e a certeza que o investimento foi válido”, explica a especialista em Cosmetologia.
Por isso, vamos desconstruir culturas ultrapassadas e entender, de uma vez por todas, que os cuidados com a beleza do corpo não ferem sua masculinidade. Afinal, sua masculinidade não pode ser tão frágil a ponto de ser afetada pelo simples ato de passar um creme no rosto.
Ficha Técnica:
R. Braz Bernardino, 110 – Centro, (32) 3215-0005
Locação:
Estr. Eng. Gentil Forn, 1750 – Morro do Cristo, (32) 3321-1459
Revisão:
Fotos:
Patrocínio:
Estr. Eng. Gentil Forn, 1805 – Morro do Cristo – (32) 3231-6004